sábado, julho 10, 2010

GOVERNAÇÃO - I

Enquanto o (des)governo português martiriza e explora os seus cidadãos outros governos no mundo vão fazendo o possível para justamente reduzir a despesa. Como é lógico para reduzir a despesa não basta apenas cagar postas de pescada tipo o PSD e tem que se fazer alguma, logo trabalhar, para isso. E é justamente aqui que os políticos e funcionários públicos portugueses se distanciam de outros como por exemplo os britânicos. 
Como certamente toda a gente saberá, a Inglaterra está atolada até ao pescoço e numa posição bem pior que a de Portugal, segundo o meu ponto de vista. O governo é agora constituído por uma coligação em que se nota que todos remam para o mesmo lado para o barco não encalhar e admiravelmente tem algumas ideias que podem mesmo dar resultado a curto e breve prazo. Desta vez resolveram pedir a cerca de 600.000 funcionários públicos ideias para poupar na despesa. Sim , estão a ler bem - o governo inglês pediu ideias ao povo!
E vai daí, os funcionários aderiram em massa ao questionário e no fim do prazo tinham juntado cerca de 56.000 (os números variam mas vou ficar por este) ideias.
56.000 ideias do povo para os iluminados membros do governo. É obra, não é?
Desse numeroso universo foram recolhidas 31, aparentemente sem qualquer significado especial segundo o que dizem, e nessas 31 aparece por duas vezes o Software Livre e Aberto vs uma certa "coisa".
Se por cá, a tal magia do PSD conseguiria de imediato poupar cerca de 36 milhões de €, note-se cerca de 1/5 do valor das portagens que o Estado irá arrecadar em 2011 com as SCUT ou seja daria para uma em cada 5 pessoas não pagar, apenas na negociação de contratos por lá a coisa pia mais grosso e só a NHS chupa ao erário público muitos milhares de milhão de £ por ano. isto, apenas em TI!
Para além de NHS existe ainda a BECTA que é outro sorvedouro de milhares de milhões anuais. 
Como certamente já todos adivinharam, este custo em TI é sinónimo de "intervenção" de um certo monopólio que dá pelo nome de M$ e como se pode ver nas duas ideias, entre 31 note-se embora eles digam que não tem significado especial, os funcionários britânicos não andam a dormir na forma. 

8. In terms of spending less - what about migrating the whole of government (the NHS, Education etc) from Microsoft products to Linux and open source software like Openoffice.

28. Annul the government’s agreement with Microsoft to provide software and operating systems (OS) to government departments and switch to open source software and Linux based operating systems. This would reduce costs by: Reducing the need to update hardware in line with new Microsoft OS releases. Linux OS and open source software has a lower whole life cost and is less susceptible to viruses. Support a more diverse spectrum of the IT industry, instead of one corporation; generating additional UK tax revenue.

E porquê?
Porque sabem que esse dinheiro lhes sai do bolso e que é displicentemente esbanjado sem qualquer benefício para eles e para o país!

Para além destas duas ideias, ainda existem mais algumas sobre as TI sem particular ênfase no software mas mesmo assim considero que se devem ter em atenção. Aliás, quase todas estas 31 ideias são todas válidas e de fácil ou relativamente fácil implementação. Claro que no caso de Portugal todas são de uma dificuldade extrema, principalmente a relação amorosa com a M$, como se pode notar pelas tais ideias do PSD a esbarrarem num muro de betão armado e desaparecerem de um momento para o outro para passarem a mais um apertar o cinto do povo português.
Esta é realmente uma das grandes diferenças entre Portugal e muitos outros países - enquanto em Portugal tudo não passa de blá-blá-blá e um rol de promessas quebradas no "reino" da Inglaterra tenho a absoluta certeza que vão andar com o processo para a frente doa a quem doer e o mais interessante - com o apoio daqueles que sentem na carne os desvarios da governação!
Como diz uma pessoa de quem gosto e considero bastante, "vais ver que apesar de estarem bem pior do que nós se vão safar mais cedo. Porque lutam por aquilo que é deles!"

É mesmo. Por cá quando alguém denuncia contratos de 9 milhões de € pela porta do cavalo, ou do fantástico negócio de mais de um milhar de milhão para Magalhães/portáteis  com uma firma que presumivelmente lesou anteriormente o Estado em dezenas de milhões, leva de imediato em cima com uma cambada de trolls que dão a nítida sensação que gostam deste estado das coisas. Gostam não, amam e pessoalmente fico com a nítida sensação que eles lucram com isso senão não andariam por aí tão à vontade armados em evangelistas. 

Em resumo, por cá não se buscam ideias que possam ajudar. Parte-se de imediato para o único caminho que esta raça de pseudo-políticos sabe - vamos foder mais um um pouco o povo já que os gajos não se chateiam e até gostam.
Lá por fora em países como a Alemanha, França e agora a Inglaterra, entre outros, sabem que podem poupar imenso com um simples gesto - bater com a porta na cara de quem os explorou/explora e partir para outras soluções que a curto prazo lhes forneçam uma real liberdade em vez de andarem subjugados à vontade de um monopólio de além-mar. 

Sem comentários: