sexta-feira, julho 23, 2010

GOVERNAÇÃO - III

Os exemplos da adesão a Linux e Software Livre e Aberto por parte dos governos tem vindo aumentar a um ritmo bastante elevado principalmente nos últimos tempos. Entre outros que farão parte deste grupo destinado a exemplos de boa governação conta-se a Rússia.
Já há algum tempo, depois da história do professor acusado de piratear os programas da M$, algumas atitudes mais sérias vinham a ser tomadas pelos dirigentes do povo russo principalmente junto das escolas. Apesar de um boom inicial, após várias visitas de Bill Gates e Steven Ballmer aquele belo e grande país. assistiu-se a uma cada vez maior desaceleração sem contudo terem desistido da ideia.
De facto, durante os últimos tempos andaram a cozinhar um Sistema Operativo "nacional" que deverá ver a sua estreia nos primeiros meses de 2011. Como é óbvio, será baseado em Linux, dizem eles 90% mas não sei onde foram buscar esta percentagem, calculo que se trate não apenas do SO mas também de diversas aplicações que orbitam no "universo" que o nome Linux abriga, e não é de uso obrigatório por parte das agências governamentais e empresas tuteladas pelo Estado.

Eis, mais um exemplo de uma verdadeira Sociedade de Informação a comparar com o vazio que se passa por cá.

 

Ligação para a notícia.

Sem comentários: