Depois da bronca com a antena do iPhone 4 a Apple decidiu à pressa inventar uma conferência de imprensa.
Para ser claro, nunca peguei num bicho destes e nem sei se o problema é assim tão grande. Penso que efectivamente estará mesmo longe de ser um problema mas a Apple achou que era melhor ter uma conversa com o seu público, ia dizer rebanho mas alguém ainda poderia levar a mal, e vai daí de pensar a agir foi um "tirinho" e a coisa está feita. Se alguém estava à espera de grandes novidades, pode tirar o cavalinho da chuva que não as vai ter. Tratou-se afinal de mais do mesmo - isso não é nada, o ridículo número de queixosos chorões mimados não representa coisa nenhuma, etc., etc., etc.. Em suma nada de novidades e o já habitual refrão da Apple...
Ah!, mas afinal até houve uma novidade - a Apple vai fornecer gratuitamente um preservativo que anteriormente (e provavelmente depois de passar estas primeiras chuvadas...) custava cerca de $ 30 e devolver a guita a quem já tinha comprado uma coisa destas.
Ora, vou tentar por os pontos nos iii e ver o que esta embrulhada provocou:
1. o iPhone tem problemas com a "nova" antena. Sim, tem e realmente não se parece mesmo nada com uma calamidade, bem antes pelo contrário - é realmente reduzido o número de pessoas que se queixam desse problema e mesmo nesse reduzido número tem que estar reunidas uma série de condições para que aconteça;
2. se o problema até é uma minúscula pedra na engrenagem da bem oleada e Hollywoodiana máquina de propaganda já a maneira de o tratar excedeu o razoável embora este razoável não seja palavra que vem na bíblia segundo St. Jobs. De facto, não existe coisa pior para uma empresa do que tentar calar seja de que forma for as opiniões dos utilizadores. Penso que a Apple se apercebeu a tempo da tempestade que estava a causar e com a conferência de imprensa de hoje tentou remediar o mal já feito mas apenas através da oferta de um rebuçado que até era uma clara exploração.
3. se a oferta do rebuçado conseguirá calar muita gente (acredito que sim!) mas quem pensar um pouco poderá aperceber-se que tornar a criticar o "reduzido" número de queixosos e de tentar atirar as culpas para cima deles poderá não funcionar como até aqui vinha sendo hábito nos fieis seguidores da doutrina à la Apple;
4. convenhamos que a Apple se deu a um enorme trabalho quer para calar as vozes dissonantes quanto a organizar uma conferência de imprensa a todo o gás.
De um dia para o outro!
Se o problema até nem é assim tão mau e se apenas uma gota no oceano se queixou porque carga de água se dão a tanto trabalho!?
Portanto, na improvável hipótese de um dos dois leitores que ainda tem a coragem de vir até esta tasca, tiver comprado um destes aparelhos já sabe o que tem a fazer e das duas uma:
- pede o caríssimo preservativo numa loja/revendedor da Apple;
- se já comprou uma destas coisas super-inflacionadas está na hora de ver a justiça ser feita e ir já a correr exigir o dinheirinho que pagou.
Bem, há sempre uma terceira hipótese - não fazer absolutamente nada e agradecer a St. Jobs o especial favor de lhe cobrar uma pipa de massa por uma coisa que deve valer para aí o quê - uns 80 cêntimos?
Ah!, talvez não. Com aqueles cortes deve ficar um pouco mais caro, aí uns 2 ou 3 euritos, não?
Como disse anteriormente e repito - nunca, jamais em tempo algum pus os olhos em cima de tal coisa nem tampouco mexi em algum. As cogitações foram elaboradas tendo em conta o que vou lendo por aí nalgumas fontes que me conferem confiança e isenção sobre este assunto, como por exemplo o meu planetário colega Carlos Martins.
4 comentários:
a montanha pariu um rato. basicamente vieram dizer o que toda a gente já sabia. todos os telemóveis têm problemas de atenuação. xiça, até o meu tem e todos os que tive, sempre notei alturas e situações em que perdiam, claramente, o sinal.
a diferença é que como é a apple, vieram logo uma manada de idiotas dizer mal só pq é a apple. enfim, move along, nothing no see here. estou para ver se alguma marca de telemoveis oferece capas por causa de algo que acontece em todos.
Hello amigo Jose,
Comprei o iPhone 4 no dia em que saiu (atraves de uma preorder) e posso-te dizer que estou muito satisfeito com ele!
Concordo plenamente que, por vezes, se da demasiado valor a certas cenas (como, por exemplo, considerarem uma GRANDE inovacao o Facetime quando, neste momento, so funciona via wifi) mas, verdade seja dita, estou extremamente satisfeito com os devices "portateis" da Apple (so o iPad e iPhone, nao me dou com os portateis deles)...
Foi excelente eles terem trazido coisas inovadoras para o mercado (como o screen multi touch, que mexeu com o nosso conceito de interfaces de comunicacao) e o sistema operativo desses devices esta, no global, bastante porreiro!
Quanto a portateis, a unica coisa que lhes tiro o chapeu e a gestao ESPECTACULAR da bateria que eles fazem. Fora isso nao me dou com o sistema operativo...(mas tambem admito que isso seja uma questao historica ja que tambem nao gosto de outros sistemas graficos [para uma workstation] que nao o Windows] - um gajo habitua-se a certas coisas e depois custa mudar :o)).
Mas ja estou a divagar para caracas..o que queria dizer era que, quando me falaram da conferencia de imprensa que o Steve Jobs convocou, da forma que me explicaram, achei que realmente tinha sido "baixo" da parte deles estarem a levar para o palco telemoveis de outros fabricantes.
No entanto, depois de ver o video, acho que a mensagem foi relativamente equilibrada.
Demonstraram que outros equipamentos tem o mesmo problema, disseram que mesmo eles nao perceberam qual era o stress (tal como tu dizes que nao compreendes) e, na minha opiniao, sairam por cima ja que MESMO ASSIM deram a possibilidade a toda a gente de devolver os telemoveis OU receberem um bumper para resolver o problema.
No meu caso, eu comprei um bumper imediatamente porque nao queria riscar o aparelho pelo que nem sequer notei o problema (alias, so notei porque vi tanta gente a falar sobre o assunto e testei). Pelo que receber um de borla vai ser bem fixe (independentemente se lhes custou 80 centimos ou 3 euros ;o).
Para o uso que faco do telemovel (nao apenas para fazer chamadas obviamente), o iPhone foi o melhor aparelho que alguma vez tive e ajuda-me imenso a ser produtivo pelo que nao choro o dinheiro que custou!
E o mesmo digo para o iPad, estou extremamente satisfeito com ele! Tem algumas limitacoes (que sao parvas) mas, no global, funciona mesmo muito bom e face aos pros e cons e versus as alternativas do mercado, acho que estou com o melhor que poderia ter HOJE.
Sabes o que me chateia realmente? Nao e a Apple e problemas na recepcao, e mesmo problemas com a MERDA da AT&T!
Ja ha cerca de 2 semanas que a rede 3G esta uma valente MERDA. So consigo fazer uploads a uma media de 10KB/s pelo que a velocidade de navegacao esta MISERAVEL...
Isso sim e o que me chateia e nao os possiveis problemas de pegar num telemovel sem bumper.
Em suma, acho que a Apple acabou por ser equilibrada. A unica cena parva foi mesmo o que ouvi sobre terem eliminado posts nos seus foruns que apontavam para o artigo da "consumer nao sei que" (heheh). Isso e que foi parvo e nao tem desculpa!
Hugz,
Luis
É isso Luís. Realmente, o que ficou mal foi a censura embora pessoalmente também ache que deram demasiada importância ao assunto.
Quanto ao preço do bumper, como já me conheces, certamente compreendeste que era a brincar. No entanto, cobrar cerca de $ 30 por uma coisa daquelas convenhamos que é uma exploração. Mas, lá está, ninguém é obrigado a comprar.
Quanto à AT&T, bem, sei que muita gente se queixa mas das outras também. Um pouco como em Portugal onde o investimento vai todo para alguns locais mais populosos e os outros que se forniquem.
@braço.
o meu tlm custou 25€ e agarro onde quero e não tenho problemas. Se tivesse um problema, ficava mais barato comprar um tlm novo, do que uma capa da apple :P
Enviar um comentário