segunda-feira, fevereiro 19, 2007

O FUTURO DO LINUX

Nunca pensei, até hoje, em obter o nº de utilizador quer de Linux quanto de Ubuntu, mas instado pelo "chamamento" do Marco e de Red Tuxer lá fui eu "matricular-me" nestas duas entidades.
Quanto ao Ubuntu calhou-me o nº 11.833 enquanto no Linux fiquei com o nº 442.135.

Esta iniciativa que bem poderia chamar-se "Vá lá registe-se. Vai ver que não dói nada." está à espera de mais registos por parte da comunidade. "Bora" lá a registar!

Mas o futuro do Linux poderá passar por uma ou duas distros de que quase ninguém fala - Red Flag e Asianux.
Essas duas distribuições contam com uma base de, pelo menos, 200 milhões de utilizadores (deverão ser muitos mais mas estas são as estatísticas a que tive acesso, datadas de 2001). Com o empurrão que os governos desses países estão a dar facilmente se compreende que estes números poderão, eventualmente, modificar as estatísticas mundiais. Se a este conjunto de países asiáticos juntarmos o Brasil, Índia, Rússia, demais países da ex-URSS, África do Sul, alguns estados dos EUA, os restantes países da América Latina e a União Europeia (com a notável excepção de Portugal) poderemos assistir nos próximos anos a um incremento do SL a todos os níveis notável.
Pessoalmente, sou contra a imposição de qualquer SO, e não só, e receio que o caso da China se revele um grande problema para a liberdade do povo chinês. No entanto, uma vez que o código é aberto, facilmente se depreende que irão ter muito trabalho adicional se tentarem de alguma forma "censurar" este sistema.
Sabendo hoje das reais dificuldades que passa o gigante monopolista em obrigar os utilizadores a migrar para aquela espécie de SO eis chegada a hora para investir no SL. Obviamente que este investimento neste país à beira mar plantado terá que vir das empresas privadas, uma vez que o pacto existente entre os nossos governantes e a empresa de Redmond parece estar para durar.

Para divertimento do meu amigo anónimo, fica aqui uma chamada de atenção. Este post é da minha autoria, para isso é que mantenho esta espécie de blog, baseado nas informações que circulam na Net. Não fiz qualquer entrevista aos governos da China, Japão, Coreia e demais países citados. As ilações são apenas um exercício de futurologia. Aviso desde já que se derem certo não aceito consultas.




1 comentário:

Gothic disse...

Bem-Vindo às estatísticas =)