sexta-feira, novembro 30, 2007

UM ANO DA TRETA

Faz hoje um ano, precisamente hoje um ano, que o mundo assistiu ao lançamento de uma das maiores tretas de todos os tempos.

Ah!
Fará novamente anos em Janeiro mas essa já é outra história.

Esta data quase coincidia com mais uma derrota da M$. Aquela publicidade acerca do "Vista Capable" em computadores que mal corriam a (mini)versão Basic vai obrigar esta empresa a desembolsar umas largas centenas de milhões. Isto apenas nos EUA porque nos restantes países, em que Portugal é um melhores exemplos, andam todos contentes com a absurda verba que lhes espoliaram.
Enfim, são gostos...

12 meses depois, apesar da M$ dizer que anda toda contente com o sucesso da espécie de SO, aquilo continua a ser a mesma coisa que há um ano atrás - um monte de retalhos de código colados a cuspo!

Entretanto o maior inimigo do Me2 é um produto da mesma ampresa que dá pelo nome de XP. Também não foi lá grande coisa mas hoje é um SO maduro e estável e está a anos-luz de distância da outra coisa. Segundo as últimas informações o SP3 para o XP ainda cavará mais o fosso entre o XP e o Me2.

5 anos para ver a luz e mais um ano após o nascimento!

Alta tecnologia!

2 comentários:

Bruno Miguel disse...

Não considero o XP um sistema operativo maduro, muito pelo contrário. Com o SP2 e as actualizações que vieram depois, passou de grande bosta para bosta. Aquilo não é propriamente seguro ou estável...

Anónimo disse...

NMMO O que se passa com o XP apos 5 anos e que o utilizador ja se habituou aos pequenos problemas e ja arranjou forma de se esquivar dos grandes.
Se bem me lembro, o XP e a sua activação online foram apontadas na altura como grandes obstaculos a pirataria generalizada e como garante que os utilizadores iam repensar a sua escolha de SO "gratuitos".

Hoje, o utilizador habilidoso com XP consegue ripar DVDs, fazer ISOs e usa-los para iludir o SO, consegue encontrar o antivirus gratis que lhe da seguranca extra... em suma, consegue afinar o XP para fazer as coisas a sua maneira e gratuitamente. Com o Vista, vem mais uma serie de complicações que terão que ser "desbastadas" pela comunidade, provavelmente ao longo de mais 5 anos.
Quem perder a paciencia com isto e usar Linux talvez acabe por beneficiar por ter PCs com 2GB de RAM pelo preço da uva mijona quando tem um OS e aplicações que confortavelmente funcionam com 1GB...

Nuno Lima