terça-feira, dezembro 11, 2007

LARANJA MECÂNICA?

Quando falamos da Holanda logo nos vem à ideia coisas como pinturas, flores, erva, mais erva, ainda mais erva, futebol, moinhos, bicicletas, tamancos e mais algumas coisas que neste momento me vem à memória.

A todas estas talvez se deva acrescentar o facto de ser um país onde há tomates. Neste momento pondera-se a hipótese de adoptar o ODF como padrão naquele país!

A M$, que grande novidade, já começou a pressionar os lobbies para que esta medida não passe. Segundo eles, a passagem para ODF poderá pôr em perigo cerca de 170.000 postos de trabalho porque estas pessoas, tão agarradas estão ao formato proprietário, perderão a licença para "operar".
Mas que grande nojeira, meus senhores!
Mais um passo de gigante para o total descrédito deste monopólio que depois de matar milhões de cães vai agora despedir 170.000 pessoas na Holanda!

Porém a resposta foi rápida. Se a SUN já tem um plug-in ODF para o M$ Office 12 e se a própria M$ e a Novell também estão a trabalhar num, onde é que está o problema!?
Como todos certamente sabem a M$ prometeu, por mais de que uma vez, que teria um plug-in pronto em pouco tempo para que o proprietário e fechado OOXML se tornasse num standard ISO!

Lida em the Inquirer.

Isto é que foi dar a volta ao texto. Se realmente vierem a ter o plug-in a justificação da M$ não tem qualquer fundamento.
Se não tem ou nem pensam vir a ter está a faltar às promessas e correrá o risco de ver o OOXML a ir pelo cano.

Pois é. A M$ habituou-se a matar pulgas com canhões mas parece que começa a faltar-lhe munições. Excepto em Portugal...

PS: Por cá a delegação da M$, com chefia M$, e provavelmente um membro da comunidade livre da M$, vai estar presente na reunião do comité ISO onde será votado um formato da M$. São todos bons rapazes...

Sem comentários: