segunda-feira, maio 31, 2010

ANTI-PIRATARIA À LA MODE DA REPÚBLICA CHECA

Numa daquelas ideias habituais das "elevadas" mentes dos políticos eis o método que a República Checa se lembrou de implementar para acabar com a pirataria:
- computadores sem software (leia-se proprietário e pago a peso de ouro) não são dedutíveis nos impostos.

Ora, ora. Para estas mentes iluminadas de alguns políticos, dos quais não se exime a "equipa" portuguesa, promover os produtos de determinados monopólios é o que está a dar. Especialmente em momentos de retenção fruto dos desvarios desta mesma classe de "profissionais". Então, um computador com Software Livre e Aberto não é dedutível nos impostos e um outro em que o software (que apenas engorda os monopólios multinacionais praticamente não deixando nada no país) custa tanto ou mais que o hardware é que é dedutível!?
Bem, eles lá sabem as jogadas que se engendram englobadas no já mítico "vamos lá acabar com a pirataria" mas não é que o software Livre e Aberto é mesmo a solução para acabar de vez com o problema dessa mesma pirataria!?

1 comentário:

João Sousa disse...

Não é muito diferente daquilo que penso esteve em estudo cá (nunca cheguei a saber se foi posto em prática): as Finanças tinham acesso às facturas de equipamentos informáticos; se não estivesse nenhum software declarado com o computador, faziam soar-se as campainhas de alarme.

Para ser justo, nunca cheguei a saber o que fariam se, por exemplo, na factura estivesse um Ubuntu - mesmo que com custo 0.