quinta-feira, maio 13, 2010

FREEEEDOM (2)



Quatro jovens resolveram lutar contra a política do espião Facebook e propuseram-se fazer em 39 dias e com $ 10.000 algo que levasse a privacidade das pessoas a sério. A motivação foi provocada por uma palestra de Eben Moglen sobre a privacidade na Internet. Para que tal tarefa fosse possível recorreram a kickstarter, um site que pretende ajudar jovens com ideias.

Não só conseguiram os tão almejados $ 10.000 como ultrapassaram de longe a meta que pretendiam sendo que neste momento iam em $ 113.466!
Depois do código pronto será disponibilizado em código aberto e sob licença GPL

Esta tecnologia que será livre e não espiará as vidas privadas dos cidadãos para as entregar de mão beijada a quem usa e abusa do poder, com monopólios no meio a meter o seu habitual nojo, e contrariamente ao que acontece com o ignóbil Facebook não precisa de toda a informação centralizada apenas num ponto mas sim distribuída por quantos pontos entenderem.

Por enquanto, quem estiver interessado em obter mais informações acerca deste assunto basta seguir este link ou o que se encontra no início no respectivo nome.

2 comentários:

Anónimo disse...

fantástico. anda tudo ofendido porque o facebook vende/disponibiliza os dados aos anunciantes/clientes deles. que grande novidade. e até aposto que é a primeira rede social que faz isso. enfim.

mas pronto, boa sorte para o pessoal que se aproveita disso. de daí sair uma boa plataforma e, claro, com o código disponível, tanto melhor.

jocaferro disse...

Sim, fico ofendido se alguém pegar nos meus dados pessoais e os vender sem me ter consultado se o desejava ou não!

Se os outros o fazem ou não - não sei. Como não sei nada posso apontar. Quando souber também aqui os acusarei.