sexta-feira, julho 23, 2010

GOVERNAÇÃO - II

Como é certamente do conhecimento geral a Índia é uma das maiores potencias mundiais em TI. Pessoalmente, tenho a impressão que será mesmo a maior mas nestas coisas é muito difícil ter certezas absolutas.

Apesar de se ter guindado a este patamar, os governantes querem fazer mais e melhor e tem, nos últimos anos, desenvolvido uma série de acções com a intenção de promover a literacia do seu povo. Neste campo específico já tem pelo menos duas opções - OLPC e Classmate - mas não se sentiam totalmente à vontade com a oferta quer de um quanto o outro e resolveram meter mãos à obra que é o que qualquer governante digno desse nome deveria fazer. E este "desconforto" tem a ver com o preço que cada um dos "projectos" custa, principalmente depois da intervenção da mãozinha enluvada da M$ e em parte da Intel com o intuito de destruir o OLPC, e como tal seria necessária uma terceira opção que pudesse aliviar o peso dos cifrões e com isto tentar atingir a grande maioria da população escolar. Mas, esta terceira opção não tem apenas a ver com o preço como também em tentarem fazer algo totalmente criado pelos indianos e para os indianos. Em suma, aquilo que se poderia chamar um verdadeiro choque tecnológico!

Se "bem" pensaram melhor foi o resultado. Hoje anunciaram aquela que deverá ser a plataforma de eleição para os próximos anos - um computador (super?) portátil sensível ao toque que segundo o ministro Kapil Sibal será o mais barato do mundo!
Sim, o mais barato do mundo. Tão barato que o preço rondará os $ 35!
Sim, estão a ler correctamente:
$ 35!
Ah!, mas não se ficam por aqui já que pretendem atingir a meta de $ 20 ou mesmo $ 10

Como certamente já tiveram a sensatez de imaginar, é descaradamente óbvio que este computador correrá Linux!
É tão óbvio que bastaria introduzir qualquer minúscula coisa destes dois para um computador destes custar 20 vezes mais, tal como se pode ver pelas contas da Fundação que pagou os Magalhães que é a mesma coisa que dizer Intel Classmate.  
Como a recente intromissão da M$ e da Intel veio mostrar, todo e qualquer projecto deste tipo irá encontrar sérios entraves pela frente mas vou esperar para ver se desta vez esse "muro" é finalmente derrubado e que finalmente os bobbys regressem a casa com o rabo metido entre as pernas. 

Comparado com esta ambição dos governantes indianos o aborto do dito "choque tecnológico" português não passou de uma mera faísca de um isqueiro electrónico avariado(*).
Ah! e mais uma promessa totalmente falhada no enormíssimo rol do actual PM(**). 

Ligação para a notícia.

(*) - quem lida com isqueiros desse tipo certamente conhece o fatal término dos mesmos - faz faísca mas nunca acerta no alvo...
(**) - se é que ele cumpriu ou irá cumprir alguma. É que até agora saíram todas ao contrário!

2 comentários:

Anónimo disse...

já abrias os olhos e vias o mundo à tua volta. deves ser daqueles velhos do restelo que vão lá meter a cruzinha no pcp ou outro partido da treta qq.

o sócrates não é perfeito. ninguém é. obviamente que ele fez coisas más mas também fez coisas boas. há que saber pesar as coisas e ver o atraso que o nosso país tinha à 5 anos atrás. hoje em dia somos referencia mundial em energias renováveis. é apenas um exemplo.

claro que estas coisas têm custos. é a famosa "noite negra do reformador" mas é a vida. a Suécia também teve muito desemprego quando as fabricas de roupa mudaram para cá, por termos mão-de-obra barata, à uns anos atrás. agora estão a ir para outro lado. temos que aproveitar outras oportunidades em vez de andar a chorar pelos cantos.

jocaferro disse...

Pelo que vejo, continua sem saber ler nem escrever.

Quando perceber o que eu escrevi, talvez consiga perceber que se tratam de bons exemplos "tecnológicos"!
Uma fábrica de roupa!?
O que é que isso tem a ver com o post!?

Quanto a velho do Restelo, quem vem para aqui falar em fábricas de roupa num post sobre tecnologia, pode bem chamar nomes a outros!

Quanto à cruzinha, teria todo o gosto em colocar no PCP. Tem algum problema com isso!?
Parece-me bem que sim. É a sua ideia de democracia a vir ao de cima?
Uma caça às bruxas vinha a calhar, não?

Quanto ao que Sócrates fez não vi nada. A única coisa que vi até ao momento é ele prometer uma coisa e no momento seguinte estar a fazer justamente o inverso!

Quanto à referência em energias alternativas deve estar a gozar!
Portugal foi e é um dos países que mais depende de energias fósseis para além de importar uma grande parte da energia que consome!
E a coisa não tem melhorado muito, não apesar de muitos milhões gastos.

Para a próxima estude mais um bocado, aprenda a ler e a escrever, sim?
É que fica muito mal entrar na casa de alguém e partir de imediato para o insulto foleiro suposições baratas.