domingo, fevereiro 05, 2012

ANDROID FUD

Uma das coisas que mais se encontra por aí nos "opiniões" de certos escribas e outros que apenas papagueiam aquilo que lhes metem pelos olhos dentro é que a fragmentação no SO Android é causadora de inúmeros e fantásticos problemas. Enfim, fantasias que engole quem quisere mas que demonstra bem a capacidade de certas corporações em dominar os meios de comunicação e desta forma impingir o peixe podre como acabado de pescar.

Porém, de vez em quando aparece alguém que não acreditando em gambuzinos se digna em verificar a realidade através de factos e não de teorias engendradas na secção religiosa dessas mega-corporações. E, assim sendo, o que a realidade mostra é que NÃO, de modo algum!

 

Ou seja, um dos visados que apenas fabrica 4 tipos de terminais ainda por cima de seu fabrico exclusivo, com o seu próprio Sistema Operativo completamente proprietário e fechado e com operadores seleccionados não deixa de estar muito próximo de Android um sistema completamente aberto que hoje em dia se adapta a quase tudo, com imensas versões, espalhado por centenas (milhares?) de terminais, de fabricantes diferentes em que alguns reinventam a roda a seu gosto e imensos operadores que também o moldam a seu gosto.

Em resumo, caros colegas que de vez em quando mandam bocas acerca deste assunto pensem bem antes de o fazer e lembrem-se sempre deste estudo de forma a equilibrar as coisas e acabar com a enorme "guerra termonuclear" de FUD que assola o universo Android. Caso escolham a espalhar a metira, bem é essa a vossa opção. Provavelmente rende mais do que espalhar a realidade, não?

Nota 1 - Android é claramente líder do mercado arrasando completamente, em apenas dois anos, tudo e todos e para além das versões originais, oficiais e de operadores conta ainda com imensas versões da comunidade;

Nota 2 - é pena não existirem números para um outro que confunde tijolos com janelas. Aí sim, seria imensamente interessante analisar mas se partisse para o mundo das "bocas" sem qualquer fundamentação - ui, ui...

Sem comentários: