domingo, fevereiro 26, 2012

B2G

O meu vizinho planetário que redige um blog deveras interessante chamado O.Cantinho.da.Programação descreveu recentemente como a Fundação Mozilla se preparava para abrir a sua tasca.

A pretensão de levar aplicações a qualquer pessoa independentemente do Sistema Operativo e da plataforma de hardware é imensamente meritória e um exemplo a seguir por todos.

Ora, se considerar esta ideia como sendo digna de mérito existe também um outro aspecto a merecer destaque e que é a provável saída no segundo semestre deste ano de um novo sistema operativo para combater o mercado agora dominado por Android e iOS de seu nome - Boot2Gecko ou sumariamente B2G.

Já acompanho este projecto há algum tempo e como era do conhecimento de quem anda por lá esta ideia de abrir uma tasca já era previsível desde o momento em que B2G já estivesse com data mais ou menos programada, o que parece finalmente vir a acontecer, de forma a ter aplicações disponíveis aquando do lançamento a um nível global.

E quando digo a nível global refiro-me ao facto de não se tratar de um pré-lançamento como no caso da LG a apresentar um terminal no muito próximo Mobile World Congress/MWC. A este enorme evento não faltarão uns outros vizinhos planetários já costumeiros nestas andanças e que provavelmente poderão dar-nos mais notícias acerca deste assunto - Revolução Digital.

Sobre o SO propriamente, escuso-me de momento a tecer qualquer análise desejo apenas que tenha pernas para andar e que consigam singrar num ambiente onde quem manda é o dinheiro como, por exemplo, no caso das lojas TMN travestidas de lojas de um infelizmente conhecido monopolista de duas vacas sagradas.

Sem comentários: