segunda-feira, fevereiro 26, 2007

BANHADA DA M$?

Em virtude do post anterior e do, sempre, pertinente comentário do "vizinho" francisco costa, dei comigo a cogitar sobre o porquê desta estranha forma de fazer negócio.
Alguns comentadores atribuem ao facto dos computadores da DELL trazerem versões de anti-vírus, anti-spyware, anti-etc., e que seria através destas licenças que fariam mais uns trocos. Talvez tenham razão.

Mas, como sou mauzinho, principalmente com a M$, acho que não ponderaram sobre:
-E se a M$ paga à DELL para esta incluir aquela "espécie de SO" nos seus computadores?

Bem vistas as coisas sempre seriam uns milhares de cópias a contar para as estatísticas...

PS: Embora seja uma brincadeira, não é de inverosímil de todo, pois não?

16 comentários:

Anónimo disse...

Não vale a pena pensar tanto, SUPORTE é a principal razão.

E já agora não se esqueça que com os milhões d PCs que a DELL vende o preço de um Windows não será concerteza o de retalho (bem como do restante sw que decidirem incluir), a principal diferença está no suporte.

Francisco Costa disse...

Muito em acordo com o anónimo, aí tens toda a razão. Eu por acaso já tinha tentado imaginar o que seria o pesadelo de uma empresa dar suporte a Linux, ou especializa-se numa distro ou então é um pesadelo.
Por isso a DELL, a meu ver, está a ser bastante inteligente.
No entanto a defraudar algumas expectativas dos utilizadores que no site www.dellideastorm.com
pediam que os PC já viessem com Linux instalado, nomeadamente Ubuntu, Fedora ou OpenSuse e foram qualquer coisa como 87889 pedidos a este respeito que valeu o 1º lugar da lista para este pedido. A DELL ao entregar computadores sem S.O., apenas com um CD do FreeDos (uma espécie de DOS Livre) fica assim aquém das expectativas, no entanto compreendo o lado deles.

Francisco Costa disse...

A situação real é que qualquer utilizador que já tenha algum conhecimento de instalação e configuração de Windows também o consegue com Linux sem dificuldades, logo a DELL sabe que os utilizadores de Linux não vão mesmo precisar de suporte e além disso na internet suporte é coisa que não falta, o problema é mesmo acertar com as soluções para a distro que o utilizador instalou.
A DELL pensou, querem ser livres, paguem! E daí não será que vale a pena, agora que vai ser um fiasco, vai, porque eu por mim comprava um PC com o Windows (sai mais barato) e resolvia o problema formatava-o e bota Linux para dentro.

jocaferro disse...

Essa questão do suporte, embora pertinente, não se aplica no caso dos computadores da DELL, uma vez que não trazem qualquer SO instalado, sem ser o Freedos.
O que foi pedido à DELL foi apenas isso, ou seja, vender computadores sem qualquer sistema operativo, logo, sem qualquer responsabilidade quanto a suporte a software.
Por outro lado, as distribuições oficiais, e não só, possuem esse tipo de suporte pelo que seria extremamente fácil à DELL fazer um acordo senão gratuito pelo menos a um preço bastante competitivo.
Para quem tiver dúvidas basta "ver" o que se está a passar com o acordo M$/Novell. A M$ já distribuiu gratuitamente cerca de 35.000 cópias do SUSE Linux Enterprise Server aos seus clientes. Quem fornece o suporte e a que preço?
@braço.

Francisco Costa disse...

Se bem compreendi o que o Joca está a dizer é que a DELL podia vender os PC com um Linux qualquer e a assistência seria dada directamente pelo fornecedor do S.O., até aqui estou de acordo, no entanto apoiando-me numa visão economicista vejo que a DELL e quem fosse eleito para fornecer o Linux com os PC tivesse que abrir centro de suporte nos países em que se comercializam os DELL, ou então usar os S.O. que melhor suporte apresenta em cada região. Por exemplo em Portugal os DELL seriam distribuídos com Alinex ou Caixa Mágica.
O que se calhar existe por parte da DELL é falta de conhecimento da realidade do software livre e por isso não se arriscam a tal. Em Portugal a City Desk vende um PC com o Alinex, mas será que tem mesmo vendido, ou estão todos nas prateleiras?! Tenho que reconhecer que por muito que eu goste de Linux a indústria e comércio que vive da informática ainda não aprendeu como fazer dinheiro a partir de uma coisa que é livre, e isso faz-lhes confusão.

jocaferro disse...

Não seria forçosamente necessário que a opção recaísse sobre um Linux territorial.
O que quis dizer é que a DELL, além de fornecer computadores sem qualquer SO, poderia ter acordos com as principais distribuições com o intuito de "suportar" esses SO's. Isto, se entendesse ser necessário, pois não estou a ver ninguém a comprar um DELL sem SO, para lhe "meter" um Linux por exemplo, sem estar perfeitamente convicto do que vai fazer.
A questão não é colocar Linux em todos os computadores. A questão é fornecer computadores, como muitos já fazem, sem qualquer SO permitindo, desta forma, a liberdade de escolha do utilizador, mesmo no caso desse utilizador optar por Window$.
Neste último caso, a DELL também não forneceria o dito suporte, considerando os termos de utilização desta marca.
O que a DELL tem que fazer é apenas dar suporte a hardware a quem fizer esta opção.
Logo, não se compreende o porquê do sobre-custo!
Eu também compreendo que o comércio e a indústria ainda não se tenham apercebido de como fazer dinheiro, usando as tuas palavras, mas o que não consigo perceber é qual a real vantagem que obtêm com a inclusão de Window$. Ou será que também ganham dinheiro desta forma?
Pelos vistos, assim parece.
Vou deixar aqui um caso típico:
-Uma empresa necessitava de substituir um velhinho portátil.
O novo portátil teria que respeitar duas condições, entre outras menos importantes, que eram ter porta série e o sistema operativo ser Window$ 98 ou 2000. Este portátil destinava-se (e destina-se) à manutenção de equipamento já com alguns anos mas cujo período de vida útil é 500.000 horas, ou cerca de 50 anos para ser mais exacto.

jocaferro disse...

Todas as tentativas da empresa que fornecia este software de programação/gestão destes equipamentos em migrar para qualquer outro SO falharam.
Os adaptadores USB/Série também tinham éne de problemas.

Após consulta:
-Toshiba, DELL e ASUS - tinham portáteis com porta série;

Windows 98 - impossível de fornecer por parte destes fabricantes;

Windows 2000 - todos poderiam fornecer mas comprado à parte, i.e., não directamente do fabricante.

E agora?

Bem, ou mantínhamos o velhinho em actividade, apesar de alguns problemas com o monitor com algumas áreas onde já não via quase nada, ou enveredar por uma solução meio pirata!

Windows 98 do antigo computador...

Nenhum, mas mesmo nenhum fornecedor deu a opção de um portátil sem qualquer SO!

Porquê?

Razões que a própria razão desconhece!

jocaferro disse...

Esqueci-me de mencionar o porquê de meio-pirata:
-Após uma leitura atenta do contrato penso que nem sequer existe qualquer ilegalidade no que fizemos, apesar desse mesmo contrato mencionar que apenas poderia ser utilizado num Toshiba. Foi o que fizemos, embora em máquinas diferentes.

Entretanto o XP Pro - RIP!

jocaferro disse...

Isto de escrever à pressa dá maus resultados.
Onde se lê:
"Windows 98 do antigo computador..."

Leia-se:
Solução - Instalar o Window$ 98 do antigo computador...

Anónimo disse...

Francisco:

"A situação real é que qualquer utilizador que já tenha algum conhecimento de instalação e configuração de Windows também o consegue com Linux sem dificuldades, logo a DELL sabe que os utilizadores de Linux não vão mesmo precisar de suporte e além disso na internet suporte é coisa que não falta, o problema é mesmo acertar com as soluções para a distro que o utilizador instalou."

O problema é sempre a expectativa, tu dizes que não vais necessitar de suporte, mas à primeira frustração com o suporte do software aquele hardware especifico, adivinha, quem ias tu chatear a correr... Na prática nem a garantia estavas capaz de utilizar, se alguma coisa náo funcionasse assumias que era um problema de hardware? Nesse caso para eles, não suportar nenhum SO, obrigava-os a ter quase de garantir todas as opções instaláveis naquele produto, imaginas os custos de uma solução dessas? E as dores de cabeça com o potencial de iteracção com os compradores dessa solução? Utilizadores exigentes, contactos de conflito com as primeiras linhas, suporte em diferentes regiões e geografias... enfim, arriscar todos podemos arriscar a esta escala é bom que tenhas a noção das tuas capacidades e que não falhes, porque senão a tua criatividade, rapidamente te colocaria em sarilhos.

"sem qualquer responsabilidade quanto a suporte a software."

Se não queres responsabilidade porque queres DELL constroi tu...

"O que se calhar existe por parte da DELL é falta de conhecimento da realidade do software livre e por isso não se arriscam a tal. Em Portugal a City Desk vende um PC com o Alinex, mas será que tem mesmo vendido, ou estão todos nas prateleiras?! "

Pelo contrário eles sabem-no e bem, só farão o investimento se o retorno existir... Se fosses tu a decidir estou certo que farias o mesmo. Não existe segredo nenhum, o suporte para o Windows eles já o possuem e está garantido, nesta fase adicionar suporte a um novo modelo, representa sempre investimento mas não é comparável ao que seria necessário para qualquer outra solução, daí não teres redução de custos, os custos já eles o têm... certo?

Anónimo disse...

"Nenhum, mas mesmo nenhum fornecedor deu a opção de um portátil sem qualquer SO!

Porquê?

Razões que a própria razão desconhece!"

Simples, construiram aquele produto a pensar suportar apenas um conjunto especifico de opções, estar pedir para remover as opções que foram desenhadas para fazer parte da oferta, na realidade não reduzem nada do ponto de vista de quem contabiliza os custos...

Parece óbvio, mais, se assumirem vendas de determinado volume concerteza o preço da opção Windows por PC sairá a um preço diferente para eles, no fundo obtêm o efeito de economia de escala, são conceitos, simples, também... percebem-se com facilidade.

Anónimo disse...

"Windows 98 - impossível de fornecer por parte destes fabricantes;"

O problema não era resolvido pela virtualização?

jocaferro disse...

Talvez. Mas não deixaria de ser uma forma de pirataria. E porque "virtualizar" se podíamos ter o produto original a rodar de base?
O grande problema aqui é que o software é tão picuínhas que cada pequeno grão que entrasse na engrenagem era um calhau do tamanho de um camião para resolver. Mesmo os engenheiros que construíram este programa / respectivos equipamentos se viam à nora para resolver qualquer novo problema. Saliento que isto ocorreu há cerca de um ano. Os engenheiros andavam há cerca de 3/4 anos a preparar uma versão para XP. Até hoje a situação mantém-se.
Para que não se diga mal dos portugueses, esta engenharia provêm de um consórcio suiço/alemão/EUA.
Pelos vistos, não somos só nós a não pensar em termos de futuro. Estes também se esqueceram que o equipamento e respectiva configuração podia durar o tempo para que estava previsto.
A solução?
-Trocar por novo equipamento a um preço de saldo, por pressão dos suiços que não querem ficar mal na fotografia.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

"Mas não deixaria de ser uma forma de pirataria."

Não sei se será assim, repara o novo hardware só é comercializado com novas versões, e estas são até as únicas a tirar partido do novo hardware, assim estarias a utilizar uma máquina virtual com a licença de win98 da máquina descontinuada.

Em relação ao resto, não conheço por isso nada posso dizer, a não ser acrescentar que devemos ser cuidadosos na escolhas das soluções e dos fornecedores (mas todos sabemos que às vezes as alternativas não são muitas, o que torna as decisões "fáceis" mas simultaneamente arriscadas).

jocaferro disse...

ok.
De certeza que o XP Pro é uma solução muito melhor que o Win 98. Disso não tenho qualquer dúvida.
Mas chamo a atenção que este computador é dedicado apenas a esta tarefa e anda sempre a "correr" de ilha para ilha com diversos "operadores". É muito mais fácil manter tudo como era antigamente do que rodar um Win98 virtualmente.
A escolha por vezes é difícil. Vou dar um exemplo:
-Em todas as redes eléctricas existem protecções que ou "fundem" ou tem um mecanismo qualquer que corta imediatamente esse circuito caso aconteça uma anomalia.
Nas linhas de distribuição em média/alta tensão existe equipamento do mais diverso nível para esta função. Também existem alguns que servem para desligar qualquer ponto de rede que seja necessário, como por exemplo para manutenção ou entrada de um novo ramal.
Este tipo de aparelhagem funciona de um modo autónomo controlado por protocolos que deveriam ser standard. Só que estes protocolos e respectiva linguagem variam de fabricante para fabricante o que leva a uma panóplia de protocolos, muitas vezes incompatíveis entre si.
Por vezes este tipo de aparelhagem dura décadas e o que ontem era moda hoje já ninguém usa. É aqui que reside o problema.
A rápida evolução de sistemas, linguagens e homogeneidade de protocolos tem levado os antigos a serem cada vez mais obsoletos.
Mas desengane-se quem pensa que é apenas aqui, neste sector, que isto se passa. Equipamentos com linguagens no mínimo estranhas existem por todo o lado sem nos apercebermos. Aquelas que são de "consumo imediato" tem sempre alguém que não se "esqueceu", porém aquelas que duram muitos anos há sempre alguém que sabe mas já não se lembra.

Anónimo disse...

Acabei de receber a seguinte notícia através do TEK-Diário (Sapo):

"A Dell informou que vai voltar a disponibilizar computadores equipados com a versão anterior do sistema operativo da Microsoft, o Windows XP, em detrimento do Vista.

Esta decisão é o resultado das respostas enviadas por vários utilizadores através do programa IdeaStorm, lançado pela empresa. Através desta iniciativa os clientes da Dell podem expressar as suas opiniões e dar ideias acerca dos melhoramentos que querem ver nos produtos fabricados pela companhia. O resultado foi "um pedido claro para o regresso do Windows XP", diz a Dell, citada pela imprensa norte-americana.

A fabricante admite que serão disponibilizadas as versões Home e Professional em quatro modelos de portáteis Inspiron e em duas versões da gama de desktops Dimension.

De acordo com a opinião de Richard Shim, analista da IDC, este recuo poderá pôr em causa a credibilidade do Windows Vista junto dos consumidores.

Desde a altura do lançamento do Windows Vista, em Janeiro, que a maior parte dos fabricantes incluem o novo sistema operativo nos computadores que produzem.

Paralelamente, a Dell anunciou há poucas semanas que se estava a preparar para começar a vender computadores com sistema operativo Linux, uma consequência dos mais de 100 mil pedidos recebidos através do programa acima referido."

http://tek.sapo.pt/4I0/737302.html