domingo, fevereiro 18, 2007

TESTBED-2

ATENÇÃO: Todo o software a testar nesta fase estará conforme o original, i.e., "out of the box". A única modificação possível advirá do próprio software "procurar" na Net aquilo que achar necessário para funcionar correctamente. A minha intervenção cinge-se a seguir as instruções de instalação.
A única excepção a esta regra é a "Paix" o qual teve uma intervenção mais elaborada porque nenhum SO, mesmo nenhum, conseguiu advinhar tudo o que esta máquina tinha dentro do caixote.

Hoje, vou falar do "Servix":
Com este computador não houve problema nenhum. Todos os SO's funcionaram quase na perfeição. Segue a lista dos SO's utilizados:
Linux's: Caixa Mágica 11, Debian 3.1r4, Fedora 6, openSuse 10.2, Slackware 11 e Ubuntu 6.10. Ficaram de fora o Gentoo e uma versão de um Linux açoriano, Priôlo por enquanto porque o nome final que lhe irei dar deverá ser Priolux e que presentemente está em fase final de desenvolvimento, faltando apenas os pacotes de software a incluír. O primeiro por manifesta falta de tempo e o segundo porque era batota. A batota deixo para os amigalhaços de Redmond.

Solaris: openSolaris e Belenix 0.5.1;

BSD's: openBSD 4.0 e freeBSD 6.2;

e por último, que é o lugar que deve ocupar em qualquer rede de jeito, os Windows 2000 e 2003 na versão Server. Usei o pacote "distribuição", que generosamente a M$ põe ao dispôr dos clientes por um preço que dá para muitos downloads e muitas caixas de CD/DVD, especificamente o Windows Small Business Server . Aquela coisa que tem a ver com os nossos olhos ficou de fora como será fácil de prevêr. Pensarei nesta hipótese lá para o ano de 2013 isto se nessa altura tiver um computador com 8 processadores quad e 4 GB de memória por core, mas mesmo assim será uma locomotiva a carvão.

Quanto aos Linux's apenas o Caixa Mágica e o Slack não detectaram a segunda placa de rede. No restante foi tudo à primeira.
O grupo dos Solaris também não detectou a segunda placa de rede
Os BSD's idem ibidem.
O Windows 2000 não detectou qualquer placa de rede e a placa gráfica (embora este pormenor não tenha importância) enquanto o 2003 ficou apenas pela 2ª placa de rede.

Como a minha intenção nesta fase é escolher os OS's que funcionem à primeira foram para a prateleira:
Caixa Mágica, Slackware, openSolaris, Belenix, freeBSD, openBSD e o Windows 2000. O Windows 2003 pelos motivos apontados no post anterior teve que ficar embora não merecesse.

Conclusão: está neste momento em dual-boot com openSUSE e Windows 2003.

2 comentários:

RedTuxer disse...

Aguardo pelo nome definitivo para essa distro e links respectivos para meter aqui no Tux!!!

jocaferro disse...

ok, agradecido.
Ainda tem muitas arestas para limar.
Por exemplo:
-Não sou muito "puro" e o tipo de instalação é para ser o mais abrangente possível, Live-CD e tudo. Será de colocar drivers proprietários?
Se calhar faço um post disto e espero pela confusão, daquela onde nasce a luz!
O timing de desenvolvimento é até ao fim do mês de Março. Espero ter uma distro a funcionar no fim da semana que vem.
Veremos.
@braço.