quarta-feira, junho 25, 2008

AINDA A NOKIA/SYMBIAN

Pelas voltas que vou dando por aí tenho reparado que anda muita gente a deitar foguetes a esta "Fundação". Sinceramente , não sei se será o caso e se atentarem no post anterior poderão lá encontrar algumas razões que não me parecem ser consentâneas com o fogo-de-artifício.
Porém, parece-me que é necessário recorrer à história para poder relembrar aqui um dos conceitos que esteve por detrás da génese do Symbian. Já foi há dez anos mas certamente muitos se recordarão mas se não se lembrarem aproveitem agora enquanto é tempo:
A principal razão para o nascimento do Symbian ficou a dever-se ao facto dos fabricantes pretenderem ter uma certa autonomia e não ficarem subjugados à excelsa vontade da M$. Ou seja, tentaram precaver-se da eventualidade de acontecer o mesmo que acontecia no mercado dos desktops - monopólio da M$(*)!

Esse foi o principal objectivo, combater a M$, e tal foi conseguido pois rapidamente se guindou ao 1º lugar e manteve o Windows Mobilé (**) a uma confortável distância. Nos dias de hoje a ameaça cada vez mais constante dos "Linux",
o estrondoso êxito do iPhone e a provável ameaça do Android, já que o Mobilé anda a ficar cada vez mais lá para trás, parece-me ser a mola impulsionadora para a jogada da Nokia.
Soluções!?
Que tal a gente unir-se toda e construir uma Fundação (que pompa e circunstância) para dar cabo dos infiéis!?
Dito e feito.
Seria uma ironia do Diabo dar-se a "coincidência" de um produto destinado a combater um monopólio poder vir a tornar-se naquilo que combatia.


(*) - Chamo aqui a atenção para o facto de na altura a M$ ainda ter como rival a Apple enquanto agora, desde que começou a fase Intel nos Mac e a consequente possibilidade da instalações dos produtos de Redmond, tem o ciclo completamente fechado!
(**) - Não é engano não...

Sem comentários: