sexta-feira, junho 20, 2008

OBRIGADO M$

A M$ andou a correr para obter uma droga de um formato que "amarrasse" os (depend)utilizadores à sua causa mas por enquanto tudo parece correr mal. Alguns companheiros, Webtuga e Programas Livres, do Planet Geek e Rui Seabra/Software Livre no Sapo já se pronunciaram sobre a notícia em que alguém da M$ teria dito "que o ODF tinha ganho".

Não tenho fé nenhuma nesta notícia nem tampouco da forma como foi proferida e tenho a impressão que se tal for verdade este trabalhador não levará muito tempo a engrossar as listas do Centro de Desemprego.
E porquê!?
Porque até agora a M$ ainda não me convenceu que está mesmo disposta a colaborar embora sejam cada vez mais as "ajudas" que anda por aí a distribuir. Se estivesse mesmo disposta a mostrar um pouco de boa-vontade já teria desistido dos seus "formatos" e "licenças" proprietários e enveredado por qualquer uma das verdadeiramente livres que existem actualmente. Quanto às licenças já poderia ter colocado alguns programas na licença GPL mas logo aí se vê o verdadeiro logro que nos quer impigir.
A M$ anda a jogar da maneira habitual e se alguém tem dúvidas veja o que se passa até dentro do próprio nicho de FOSS que é o Port25. Reparem bem que a M$ tentou impor uma licença que diz ser aberta e que nunca foi tal coisa e não um "erro" como Sam Ramji diz. Pode ser que eu esteja errado mas a M$ nunca erra excepto na maioria do software que produz e se tal aconteceu tenho quase a certeza que foi premeditado.
Como já disse, espero estar enganado mas tenho quase a certeza que se está a entranhar no mundo livre unicamente para o destruír ou então para dar uma de simpatia à UE.

Porém, a M$ acabou mesmo por fazer um grande favor ao ODF, embora indirectamente. O ODF andava muito parado, ainda poucos tinham adoptado, quase não se falava dele e era muito difícil ver notícias sobre o mesmo. Em suma - quase morto.
A M$ no meio de toda a trapalhada que foi, e está a ser, o processo da certificação do OOXML conseguiu a notável proeza de ressuscitar o ODF que se encontra agora numa fase super-dinâmica e adoptado por quase metade da população mundial o que pensando bem nem é preciso muito para se atingir este número bastando para isso poder contar com China, Índia, Brasil, África do Sul e mais uns trocos.
Mais, a M$ não só ressuscitou o ODF como, ao usar das técnicas mais sujas e baixas para obter a certificação ISO, ganhou uma legião de pessoas de bem que se indignaram com as vis atitudes de Redmond e que vai ser muito difícil mudar a opinião já formada acerca do M$-OOXML.


No meio disto, mesmo que consigam comprar a certificação ISO, a victória tornou-se numa verdadeira derrota e nas barricadas uniu-se e levantou-se o verdadeiro inimigo do Império Monopolista - a COMUNIDADE.

Só por ter acordado a Comunidade para fazer renascer a Fénix o formato ODF vale o meu:

OBRIGADO M$!
Ninguém teria conseguido fazer mais e melhor pelo ODF!

Sem comentários: