quinta-feira, junho 26, 2008

E SE A MODA PEGA?

Um tribunal francês obrigou um vendedor a indicar separadamente o preço do computador e do software que o acompanha.
Bravo!
A França sempre foi um dos países da linha da frente no que respeita à defesa do consumidor e esta medida é mais uma vitória do não só neste campo como também para a liberdade de escolha.
Porque carga de água é que eu sou obrigado a comprar um computador com o Windows instalado!?
Ok, posso construir o meu PC e não ser obrigado a coisa nenhuma mas já não falamos do mesmo quando se trata de um portátil. Este segmento está a mudar e a oferta de portáteis com Linux tem vindo a aumentar, com alguns modelos de várias marcas a disponibilizar um SO livre e aberto, mas o "meu" modelo ainda não está disponível e vejo-me extremamente limitado na minha escolha o que se traduz numa ofensa aos meus direitos principalmente no que respeita à minha liberdade.
Nunca serei completamente livre enquanto me obrigarem a usar aquilo que eu não quero!
Já é tempo do legislador se debruçar um pouco nesta temática e publicar Leis que defendam o cidadão pois como todos sabemos não é com paninhos quentes que curamos esta aviltante "doença".

Enquanto eu considero que esta sentença é uma grande vitória para o povo francês e gostaria de a ver implementada em terras lusas, um grupo francês de defesa do consumidor, UFC-Que choisir, acha que é pouco e que o juiz deveria ter ido mais longe quando concordou que o computador deveria ser sempre acompanhado pelo SO embora, como já disse mais acima, obrigando preços em separado.
À concordância do juiz com o argumento do vendedor - "é no interesse do consumidor o computador ir acompanhado com o sistema operativo - teve a seguinte resposta por parte deste grupo UFC-Que choisir:
- "O real interesse do consumidor é poder escolher entre um computador com software instalado e outro sem qualquer software dado que as suas preferências podem mudar com o tempo, de acordo com as suas necessidades e/ou do equipamento disponível."
Quem parece estar em sintonia comigo, ou vice-versa, é o grupo April. Este grupo que defende o uso de Software Livre e Aberto também considera muito importante este primeiro passo.

Vive La France!

Lida aqui.

PS: Por enquanto o site do vendedor ainda não começou a respeitar a sentença. Quando o fizer vou adorar ver quanto é que vale o espécie de SO. Claro que o preço não deverá ser o real já que se assim fosse poderia "mostrar" a diferença de preços conforme os fabricantes e se traduziria numa bronca de todo o tamanho.

Sem comentários: