terça-feira, novembro 04, 2008

SolarNetOne

O site começa bem:
"Governor Thomas was so pleased with the construction of this stove... that he offered to give me a patent for the sole vending of them for a term of years; but I declined it from a principle that was weighed with me on such occasions, viz., That, as we enjoy great advantages from the inventions of others, we should be glad of an opportunity to serve others by any invention of ours; and this we should do freely and generously."


Benjamin Franklin, Autobiography.

GNUveau Networks

Depois continua:
Gnuveau proudly announces SolarNetOne, a solar powered multi-user Linux Terminal Server network, with integrated long range wireless access point, analog telephone adapter, proximity based security system, and many other features.Please click the image below for more information on the green computing solution SolarNetOne.

E o que é que afinal este pessoal pretende?
Muito simples. Levar computadores e Internet a lugares onde não existe ligações à Internet, nem telefones nem tampouco electricidade!

Não, não é utópico!
Já existem estações deste tipo em África.

Em conclusão, é isto que a liberdade proporciona e neste caso mais específico GNU/Linux sob a forma de uma distribuição bem conhecida - Ubuntu!

Em Linux.com poderão encontrar a notícia que me fez ir até este site assim como um pequeno filme.
(a princípio até me assustei...)

3 comentários:

Anónimo disse...

"assusta-me" o facto de se usar ubuntu.

um sistema operativo que só dá problemas(pelo menos a mim e a quem conheço que o tentou usar para algo sério) feito por uma empresa que contribui zero para a comunidade tem mais visibilidade do que merece.

Por comparação, temos a novell de quem toda a gente diz mal mas que é das empresas que mais contribui, se bem que acho um crime que dê emprego ao miguel de icaza para fazer o aborto que é hoje o gnome. mas enfim, não há empresas perfeitas.

jocaferro disse...

A mim não me assusta.
Deve ter sido alvo de testes, logo deve funcionar.
Ok, pouco contribui para a comunidade mas esta discussão já é velha. Porém o fenómeno que tem sido tem levado bem longe o nome "Linux", claro GNU/Linux, o que para mim é uma grande contribuição.
Também não sofro de amores por Ubuntu mas há mais de 2 anos que ando com o 6.06 num portátil de 2002, anteriormente teve Suse (mesmo Suse...), e até agora tem sido um maquinão.
Ai, o Miguel!
Se o Gnome é mau ainda ficará pior quando incorporar .net!
Mono, out!

@braço.

jocaferro disse...

Ah!, faltou a Novell!
Pessoalmente tenho uma posição neutra quanto a esta empresa. Por um lado tem uma fantástica equipa a "fabricar" SL/A para além do kernel mas por outro depende inteiramente da M$ para sobreviver...