segunda-feira, fevereiro 09, 2009

MAS QUE GRANDES TANSOS!

Depois de muitos exemplos que aquelas coisas que a M$ faz são um potencial perigo para quem os utiliza fica cada vez mais estupefacto quando leio notícias acerca de Forças Armadas confiarem nos produtos do monopólio!
Depois dos exemplos dos EUA, da Marinha inglesa, do Ministério de Defesa inglês (algumas semanas para resolver o problema de um ataque virulento), dos hospitais ingleses (mais algumas semanas para resolver os problemas), etc., ou seja forças vitais de uma Nação e algumas bem perigosas caso algo dê para o torto, eis que agora aparecem os aviões franceses!
Imagino uma merda destas acontecer num cenário de guerra!

Só em Portugal é que não acontece nada!

Ou será que acontece e anda tudo cego, surdo e mudo? (*)

Claro que se trata de um caso de negligência e que deveriam ter tomado precauções para evitar este tipo de ataques mas como eles andam muitas dezenas (centenas?) de milhões de máquinas infectadas.
Nunca é demais recordar aos utilizadores da zurrapa de Redmónio que tenham cuidado com os vossos sistemas que isto não está para brincadeiras. Se tem dados importantes siga as regras e poderá ter pelo menos uma hipótese de escapar à tragédia. Só para aqueles que tem mesmo dados importantes para resguardar:
1. Nunca use uma cópia-pirata. Compre um versão legal por cada computador que costuma usar;
2. Lembre-se que apenas com uma cópia legal poderá ter acesso às verdadeiras actualizações do seu software. Pode ter a certeza que a M$ sabe perfeitamente que usa uma cópia-pirata e deste modo nunca terá a certeza que está a receber actualizações de segurança ou de insegurança. Assim, na posse dessa versão legal mantenha religiosamente todas as actualizações em dia;
3. Apenas ter as actualizações em dia não chega. precisará ainda de um bom anti-vírus, uma firewall decente, um ou mais do tipo adware e um ou mais do tipo spybot. Mesmo assim, nunca adquirirá a certeza de ter o seu sistema seguro mas é melhor do que nada;
4. Passe pelos menos uma hora por dia a consultar as notícias que saem acerca do seu querido-software quer sejam boas ou más;
5. Passe ainda uma outra hora a ler as páginas dos principais sites sobre segurança;
6. logo no início do seu dia de trabalho, perca ainda mais uma boa meia-hora a actualizar o exército de protecções que usa e se estes tiverem a possibilidade de emitir algum tipo de informação guarde-o e ao mesmo tempo imprima-o. Aproveite para ler toda esta informação quando se deitar mas antes tome umas boas chávenas de café bem forte.

Bem, hoje acho que vou ficar por aqui.
Quem estiver interessado em saber mais, como por exemplo qual o melhor anti-vírus, firewall ou qualquer outra coisa qualquer assim como sugestões onde guardar os seus dados com segurança, estarei sempre ao dispôr. Basta mandar um comentário que eu entro em contacto e acredite que até nem sou muito careiro mas também não ando à procura de esmolas.
Se queria conselhos de borla também os posso dar porém se é um M$-fan ou M$-dependente acredite  sinceramente que não vai gostar.

Amanhã há mais.

(*) - Por falar em cegos, surdos e mudos, o pessoal de uma revista portuguesa deve ter feito uma global operação a um destes sentidos. Subitamente, decide oferecer 6 distribuições Linux no DVD que usualmente acompanha esta revista. Sim, SEIS de uma vez!
Não há fome que não dê em fartura!
Ainda há pouco tempo nem uma linha sobre "Linux" se podia ler e agora vem uma enxurrada. Também não admira nada já que provavelmente algumas notícias sobre Software Livre poderão vir a ocupar o espaço deixado vago pelos anúncios da M$ que como todos devem saber anda a fazer cortes a torto e a direito e não pode dominar todos os meios de comunicação social. É a crise...
Continuem nesse caminho e pode ser que compre uma revista de vez em quando, ok?
Ou talvez não, quando vejo umas notícias tão esfarrapadas como estas 1 e 2. A M$ dá um peidinho e aparece logo uma Guia a indicar o caminho até ao WC.

Já agora, se forem até lá aproveitem e apreciem esta notícia numa das outras publicações deste Grupo.
Porreiro, pá!

2 comentários:

Nuno Miguel disse...

Estou completamente de acordo!
Esta malta parece que não aprende nada com os erros dos outros.
Enfim, é o paízito que temos.
Em relação à PC Guia, nem entendo como é que essa gente ainda vende revistas, pois quase todos os números são dedicados, ou a acelerar o window$$, ou a tornar o Window$$ mais rápido, ou a limpar o Window$$, enfim, uma pasmaceira.
ah, e já agora, parabéns pelo blog, que acompanho já há bastante tempo.Excelente!

Lips of Ashes disse...

Infelizmente na nossa suposta "Avançada" sociedade , o nivel de conhecimento informatico é muito baixo. Como os velhos ja diziam em terra de cegos quem tem 1 olho é Rei.
se a M$ mudasse o skin do windows 98 e re lança-se o no mercado toda gente faria o "Up"(down)Grade do seu sistema. eu ate nos meus colegas de turma veijo todos viciados em windows, há linux é dificil , nao consigo instalar esse programa , isso é muito dificil de fazer isso ou aquilo , eu digo ja procuraste no google "como fazer "biscoitos" em linux ? " -ou isso da muito trabalho.
eu sempre foi utilizador de linux desde que abri os olhos mas tenho a infelicidade de ainda precissa de usar windows either dual boot ou em virtual machine , para usar software para o meu curso. A nivel de revistas abandonei tudo que era revistas e fiquei me so pela exame informatica que esta e sempre esteve com um excelente nivel .