sábado, fevereiro 07, 2009

OS NEFASTOS EFEITOS DOS MONOPÓLIOS

Há cerca de 50 anos foi assinado um Tratado dando a Antártica como um território livre para a os cientistas de todo o mundo poderem trabalhar em conjunto e partilhar dessas mesmas experiências.
Ao longo destes 50 anos, diversas descobertas tem sido feitas com resultados práticos para o vulgar cidadão, para além de outras que nos tocam no nosso bem-estar e mesmo na descoberta das nossas origens.
Se tudo parecia bem encaminhado e se vivia em paz lá por aqueles lados devia-se essencialmente a um motivo - a ausência de patentes.
Pois, parece que as coisas mudaram e a ganância dos poderosos está mais uma vez a contribuír para o atraso da civilização. Como é óbvio estes poderosos, principalmente os monopólios, gastam muitos milhares de milhões de dólares ou Euros em pagamentos a potentes lobbys para que a interpretação não seja esta mas sim que as patentes "aceleram" a descoberta.
Como é visível neste artigo, a verdade é que as patentes são um atraso para a civilização ao atribuír o poder a apenas uma companhia.
No fundo, um monopólio em posse de determinada patente pode fazer tudo o que quer e lhe interesse mas apenas motivada por dinheiro. Muito dinheiro. Se puder sacar milhões de vezes aquilo que investiu ninguém tenha qualquer dúvida que não há alguém que os faça parar. Para além desta ignóbil exploração ainda existe o pormenor de que podem fazer o quer querem e obrigar os outros a fazerem exactamente o que eles querem e quando, onde e como o fazer. Em resumo, o "Graal" desta gentelha é fazer de todos umas marionetas que fazem tudo como, quando e onde eles desejem.
Por esse motivo, é preciso lutar contra esta forma de manietação do espírito humano e toca-nos a nós lutar com todas as forças contra o esclavagismo que estas super-poderosas nos querem tentar impingir. Infelizmente, são poucos os que o fazem, havendo mesmo muitos que conheço que gostam deste estado de coisas e não conseguem sobreviver se não tiverem alguém a obrigá-los a seguir determinado caminho.

Pobres dos nossos antepassados se vissem que todo o seu esforço por uma sociedade digna, justa e livre, sujeitando mesmo a sua própria vida em favor deste ideal, se está a esfumar desta maneira em detrimento de uma sociedade onde o capital está acima de tudo e em que vale tudo para encher os bolsos do vil metal, essencialmente devido à bovina passividade dos cidadãos.

Sem comentários: