quarta-feira, agosto 29, 2007

2ª GERAÇÃO DE BIOFUEL?

Um grupo de cientistas passará os próximos 12 meses a explorar uma nova abordagem aos bio-combustíveis, masi precisamente quanto ao etanol. Dizem que será a nova geração deste tipo de produto.
Segundo eles, a geração actual está condenada ao fracasso pelo facto de ser necessário cada vez mais terrenos para plantar. Desta forma florestas poderão ser destruídas em favor de terrenos de cultura o que tornará ineficaz a balança do custo/benefício para o ambiente.
Este polémico assunto anda a ser discutido há já algum tempo entre aqueles que defendem a adopção do etanol quanto aqueles que o criticam negativamente, mas sem se chagar a qualquer solução viável.

Então este grupo reuniu-se para quê?
Para tentar um meio económico de obter um bio-combustível de baixo custo e cuja produção tenha pouco ou nenhum impacto ambiental.
O estudo incidirá sobre o aproveitamento das sobras de produção de cerveja e whisky para produzir etanol.

ESPEREM AÍ!
Li bem?!
Cerveja e Whisky?

Boa!

Eh!, pessoal bora lá a inventar isso.

Um dia:
-"Vamos todos tomar um "refresco" ali na bomba?"

Leia mais aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os bio combustíveis, embora sejam solução em termos de substituição do petróleo, apenas o são parcialmente e constituem uma solução de curto/médio prazo.

Imaginem o nosso país. A agricultura, de rastos, não produz sequer o suficiente para as actuais necessidades do país. Imaginem agora que em vez de trigo para pão, produz-se uma planta para bio-diesel. Pois ... aumento directo do preço do pão, das alfaces, ...
Além disso, o bio-diesel é uma soluçõ de curto prazo por 2 motivos:
- o bio-diesel corresponderá sempre a uma percentagem do combustível, 5, 10%, devido a muitos factores.
- não existe área suficiente na europa para uma produção acima dessas percentagens.

Exactamente.. a área de produção necessária não está disponível. Daí que empresas como a martinfer compram aos milhares de hectares na roménia e outros países do leste da europa para produzirem bio-combustíveis.

Além disso, como referí, apenas uma pequena percentagem do combustível é bio combustível... a restante maioria continu a ser um derivado de petróleo ... portanto ... onde se encontra a inovação?

Não é melhor apostar noutras alternativas?
Infelizmente a produçao de petroleo é de tal forma barata ( resume-se a fazer um buraco no chão que aquilo sai sozinho) que não existe outra forma de produção de energia mais barata de produzir.

Luis Matos

jocaferro disse...

Não sendo de menosprezar esta intervenção, apenas gostaria de chamar a atenção para um pequeno pormenor que poderá, eventualmente, alterar um pouco a percepção do bio-diesel versus bio-etanol.

Se interpretei bem as suas palavras, é possível misturar óleo vegetal com gasóleo não só 5 a 10% mas até 20% nalguns carros. Muita gente, erradamente, chama a isto bio-diesel.

Em abono da verdade o verdadeiro bio-diesel substitui integralmente o gasóleo, bastando para isso uma busca no Google, nomeadamente Wikipedia.

Porém o post dedica-se a um bio-combustível ou melhor ao bio-etanol. Este não tem nada, mas mesmo nada a ver com o pseudo bio-diesel e é usado há décadas no Brasil para substituição total da gasolina. São uns autênticos alcoolólicos!
Os EUA decidiram, ainda há pouco tempo, importar esta tecnologia.

Separadas as águas e lendo com atenção poderá ver que o bio-etanol não tem nada a ver com o seu excelente comentário.

@braço.