quarta-feira, janeiro 09, 2008

AFINAL A XBOX NÃO PODIA FICAR ATRÁS...

Claro que o amor não é tudo na vida, principalmente para os dirigentes de uma empresa que apenas conseguem olhar para os $(...)$.

A M$, outrora tão mãos largas(*) no tocante ao HD-DVD além de acérrima defensora deste formato, veio agora anunciar que irá fornecer o leitor de Blu-Ray aos clientes que assim desejem.
Claro que será uma unidade externa e a pagar, porventura tanto quanto a consola, enquanto a rival SONY "rootkit" vem com este apetrecho de origem. Ora, era uma vez qualquer termo de comparação...
Como não estou a ver alguém a comprar um leitor de HD-DVD, atendendo a uma possível falta de títulos, "penso eu de que" quase todos optarão pelo Blu-Ray.

Lida no Guardian

Entretanto, para aliviar as coisas a M$ prepara-se para inaugurar o serviço XBOX 360/IPTV mas por enquanto para inglês ver todavia, não seria uma grande admiração se este serviço alastrasse para outras paragens. Grande ideia, centenas de milhar de títulos disponíveis e sem ser através de um "discozinho"...

Lida em BBC NEWS

Neste momento a Viacom(*) é a única a apoiar o HD-DVD.
Como as coisas são. Ainda há dias era tudo rosas para o HD-DVD. Depois dizem que é só em Portugal que algo passa de bestial a besta em segundos...

Apesar de nem um nem o outro não me interessar para nada, pelo menos por enquanto, a acreditar no que muitos já disseram sobre o HD-DVD ser um produto tecnologicamente melhor, fico com muita pena que este formato não tenha conseguido impor-se face à concorrência.

(*) - segundo algumas bocas, como por exemplo the Inquirer, a M$ teria "investido" USD 150 milhões junto da Viacom, Paramount e Dreamworks Animation (não confundir com a outra), para esta "acreditar" no HD-DVD. A notícia foi prontamente desmentida pelos dois intervenientes pelo que não vale a pena falar do assunto.

1 comentário:

Carlos Martins disse...

É uma palhaçada mesmo. E não tenho dúvida que a Sony também tem investido com toda a força (e a jogar todos os trunfos) para que isto suceda (como aliás, ambos os campos) - de que outro modo se explicam tantas "trocas e baldrocas"?

Para mim, a vantagem do HD DVD, prende-se apenas com o facto de ser um standard bem concebido de raiz, e que garante que *qualquer* leitor consiga ler *qualquer* disco HD DVD, com todos os extras que possa ter. No caso do Blu ray, vao lançando funcionalidades nos seus "profiles", fazendo com que leitores "antigos" não sejam capazes de usar as funcionalidade novas.
Veja-se por exemplo, que todos os leitores HD DVD suportam o "Picture In Picture", para mostrar comentarios e making of's sobrepostos no filme, assim com requerem ligação ethernet para actualizações e conteúdos interactivos via web - enquando no blu ray, isso só recentemente foi introduzido, fazendo com que milhares de pessoas ficassem com leitores "obsoletos" (e vamos lá ver quantos desses vão ter actualizações de firmware.)

De resto, já muito falei eu sobre a morte dos formatos "físicos".
Até aqui no nosso recanto já nos anunciam 100Mbits até ao fim do ano.
A essas velocidades (e nem é preciso tanto) pode fazer-se streaming directo de filmes HD, pelo que será esse o futuro.
Os discos Blu ray... poderão ter futuro, como forma de "backup" para quem gostar de arquivar as coisas... mas como forma de distribuição... veremos.