quarta-feira, janeiro 16, 2008

SUN MYSQL?

Conhecem ums Base de Dados que dá pelo nome de MySQL?
É a tal que não entra em qualquer estatística das maiores BD do Mundo mas que está (quase) sempre omnipresente. Aliás, segundo a SUN, esta BD está presente em 80% das aplicações Web!
E 10% para a M$...

E é exactamente a SUN quem pretende oferecer mil milhões de USD para a ter no seu portfolio.

Caso este negócio se concretize, acho que ainda me vou rir um bom bocado quando começar a ver os génios das estatísticas a tentar passar uma BD inexistente para o topo das mais utilizadas no Mundo inteiro!
É um fenómeno parecido com o Linux e SLA no geral. Só contam quando vendidos ou fornecidos pelas firmas que lhes interessam. O Linux mesmo que tenha cerca de 60 milhões de instalações num ano nunca há-de ultrapassar "aqueles" 2%, enquanto o "espécie de SO" com 100 milhões de cópias vendidas, o que é completamente diferente de instaladas, já vai com mais de 8% do mercado. É o milagre da multiplicação!

Esta das estatísticas tem a ver com uma questão, colocada na mailing list do Planet Geek, sobre qual seria a BD mais utilizada no Mundo. Os sites de referência citavam alguns nomes conhecidos, Oracle/DB2/M$SQL, mas nada de MySQL ou PostgreSQL.

Para ler mais basta ir até ao sítio seattlepi.

Sem comentários: