segunda-feira, janeiro 07, 2008

FUTUROLOGIA?

Este ano começa bem e já começam a aparecer os primeiros derrotados do ano. Enquanto no primeiro estou muito satisfeito no outro abstenho-me porque, por agora, este assunto não me diz nada.

1. DRM - Finalmente a SONY "ROOTKIT" resolveu abandonar esta porcaria. Com esta fuga o DRM fica com poucas possibilidades de sobreviver. Anteriormente eu já tinha apontado este fim para o ano de 2009 porém, parece-me que será mais cedo.

2. HD-DVD - Ainda não está morto mas para lá caminha. Com as recentes decisões da indústria cinematográfica em apoiar o Blu-Ray, este formato está ameaçado de extinção.

Este segundo assunto não me diz grande coisa porque não tenho, ainda!, os meios para poder tirar partido destas tecnologias mas de uma coisa estou certo - a partir de agora nunca pensaria em comprar uma Xbox salvo no caso de apenas pretender jogar uns jogos. Neste momento a PS3 está sobejamente posicionada para tirar partido de todas as capacidades que compõe este hardware não só a nível de jogos, aqui apenas opiniões pessoais a marcar a diferença para a Xbox, mas também como:
- Filmes. Não faltarão títulos para acompanhar o leitor de Blu-Ray que equipa esta máquina;
- Computador pessoal. Composta por um dos mais fantásticos processadores(*) dos últimos tempos e com o esforço da Comunidade Livre que já criou várias distribuições Linux é extremamente fácil tirar partido desta grande máquina;
- "Cluster" - Se como computador pessoal é uma grande máquina a associação de algumas destas máquinas rodando num ambiente de "grid computing"/cluster tem levado a resultados que poucos poderiam relacionar com uma máquina "pré-disposta" a jogos.

Só me resta despedir do DRM com toda a satisfação e de um dos formatos que tornava a vida negra aos utilizadores.

(*) - ou melhor, vários.



Sem comentários: