quarta-feira, junho 04, 2008

MAIS UM SABOR CANONICAL

Indo de encontro à recente onda de "pequenos" computadores a Canonical acaba de apresentar o Ubuntu Netbook REMIX.
Uma evolução do 8.04 dedicada aos pequenos processadores que agora andam tão na moda e segundo parece vieram para ficar.

O mercado está a evoluir para uma situação diametralmente oposta à que vinha sendo habitual, "monstros" que mamam cerca de 10 vezes mais que um frigorífico vs processadores económicos, e se alguns julgavam que estas "baratas" e económicas máquinas se resumiam ao uso escolar o sucesso de vendas parece contrariar as mais pessimistas projecções.
Mas esta já é outra história e o meu companheiro do Planet Geek - Carlos Martins/Aberto até de madrugada tem lá, entre muita coisa, um bom reportório do que se vai passando. Pode ser que ainda não tenha por lá os mais recentes, ACER e Gigabyte, mas tenho a certeza que não tardará muito...

Uma outra história começa a revelar-se noutro segmento - processadores extremamente económicos a começarem a apresentar especificações deveras impressionantes. A seguir com muita atenção.

Com toda esta proliferação de pequenas máquinas será que iremos assistir à revolta dos "terminais burros"!?
Nunca se sabe. Já se nota um grande movimento mas ainda não chegou ao ponto de ser notícia de 1ª página.
Também poderá ser um assunto interessante de seguir.

PS: A pedido de vários leitores e com algum esforço da minha parte lá consegui elaborar um post sem falar do meu bichinho de estimação. Mas foi com muito esforço mesmo!


1 comentário:

Anónimo disse...

Eu estou a ver M$ escrito, ali mesmo atrás daquela palavra. Foste apanhado! :P

O interface deste "remix" do Ubuntu é interessante. Tenho que ver se consigo dar uma vista de olhos nas aplicações utilizadas.