sexta-feira, junho 08, 2007

NIKOLA TESLA

Há uns anos atrás foi-me dado a "conhecer", aquando de um estudo sobre electromagnetismo, aquele que foi um dos maiores génios da história recente. Caído no esquecimento um pouco devido à sua excentricidade, ao perigo que as suas descobertas e experiências sempre acarretavam, aliados à permanente falência que apresentavam as suas empreitadas, Nikola Tesla (1856-1943), caso fosse vivo, poderia hoje assistir ao boom de experiências baseadas nas suas teorias.
No post anterior, falei de uma experiência baseada nos conceitos de Tesla. Surpreendentemente, hoje leio uma notícia acerca de uma patente atribuída à firma Personal Flight Systems relativa a um "jetpack" com propulsão iónica, mais uma das teorias de Tesla.

Agora que parece que Tesla está na moda, este post tem por finalidade prestar a devida homenagem a um dos personagens mais geek's de sempre.

4 comentários:

Bruno Miguel disse...

Há coincidências do diabo. Ainda hoje de madrugada estive a ver um documentário sobre a "guerra eléctrica", onde o Tesla era uma dos protagonistas principais.

jocaferro disse...

É, há coisas fantásticas não há?

Interessei-me por Tesla e Maxwell (http://en.wikipedia.org/wiki/James_Clerk_Maxwell)
quando estudei, para um trabalho, os fenómenos do magnetismo mais especificamente electromagnetismo.
Estes dois enormes vultos merecem o respeito e admiração não apenas da comunidade científica como também de toda a humanidade.

@braço.

ArameFarpado disse...

E noticias recentes como esta:

http://web.mit.edu/newsoffice/2007/wireless-0607.html

são apenas uma continuação do trabalho dele... isto que estes senhores estão a explorar, já Tesla tinha conseguido mas de maneira mais ou menos descontrolada.
Foi também desenvolvendo mais os trabalhos dele que se conseguiu as 1ªs comunicações de rádio.

Este homem práticamente inventou a corrente alterna e as primeiras ondas de rádio. Hoje em dia usam-se os chamados geradores Tesla para emitir interferências quando se quer "abafar" um certo sinal de rádio.

Para mim, este foi o verdadeiro descobridor da corrente eléctrica.

Uma curiosidade: Quem viu o classico de Frankeinstein, aqueles efeitos de faíscas a passear por electrodos e dentro de ampolas de vidro foram todos conseguidos usando aparelhos criados por Tesla.

Cumprimentos...

Bruno Miguel disse...

O Tesla não descobriu a corrente alternada, mas deu-lhe um empurrão enorme