segunda-feira, setembro 03, 2007

O QUE ESTÁ NA MODA!

Passado o período letárgico em que me encontrava, deparo não com uma mas logo com três situações que ultimamente tem andado muito em voga:

1 - A M$ lá vai passar um cheque de 180 milhões de dólares, mais 75 milhões de despesas judiciais, aos cidadãos de IOWA, após ter levado com uma acção judicial em cima. Essa acção visava restituir o muito dinheiro que a M$ tinha cobrado por produtos da treta. Assim, todos os cidadãos de Iowa podem reclamar o seu dinheiro gasto em produtos da M$ desde o período compreendido entre 18 de Maio de 1984 e 30 de Junho de 2006, nos seguintes montantes:
- $ 16 por cada cópia do MS-DOS ou Windows;
- $ 29 por cada cópia do Office;
- $ 25 por cada cópia dop Excel;
- $ 10 por cada cópia do Word, Works e outros produtos para particulares.
Ó habitantes de Iowa - corram lá a receber este dinheirinho senão a M$ vai ter que dar às Escolas os montantes sobrantes, só que em forma de vouchers. Ora, isso ninguém quer não é verdade?

2 - Uma Firma dos EUA com o nome de Dual Cor, vai processar a Intel devido ao nome Dual Core. Mais uma acção em que se fala de milhões;

3 - A firma Mediostream diz que a Apple, Dell, Acer e Gateway (de sublinhar que a Gateway foi adquirida recentemente pela Acer - logo dois em um) estão a violar uma patente sobre "um método e sistema de gravar video directamente num disco de dados". Mais uns milhões à espreita...

Fonte: theInquirer

Já, por diversas vezes, tinha colocado aqui situações do tipo destas. Não há dúvida que o sistema de patentes dos EUA funciona mesmo muito bem...

Entretanto andam por aí uns amigos que dizem ter reconhecido "assinaturas" de Linux nalguns produtos comerciais. Quando tiver mais novidades sobre este tema não as deixarei de as colocar por aqui.

Até lá, passem bem e estudem alguns nomes para criar marcas registadas. Nunca se sabe o dia de amanhã...

PS: Um grande abraço para o homónimo José Carlos que decidiu continuar com o Planet Geek.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os americanos têm um sistema de patentes (e não só) que é uma autêntica bosta, mas não são só os americanos a sofrer com isso, somos todos nós que compramos produtos das empresas processadas e temos que pagar, além do valor do produto, uma taxa sobre o valor pago à empresa que os processou.

Unknown disse...

Porreiro então vamos todos apresentar um pedido de indemnização, ou não será o próprio Window$ um produto de treta ? ;)