quinta-feira, janeiro 24, 2008

MIGRAR

A M$ espeta com um artigo destes.
O que é que qualquer pessoa pensaria em 1º lugar?
Talvez, que a M$ iria empurrar o IE7...
Não?
Pois parece embora as opiniões estejam divididas. Uns dizem que a M$ está-se a cagar para o pessoal que ainda usa, e provavelmente querem continuar a usar, o IE6 e vai daí tomem lá disto enquanto outros dizem que não é bem isso que se encontra no texto.
Não há nada como cada um verificar por si próprio.
Dou um conselho a toda a gente. Não deixem que a M$ mandem naquilo que é vosso. Antecipem-se e migrem já!

Também correm muitos rumores (*) que a M$ anda a acelerar o Windows 7 e talvez 2009 seja o ano de nascença e não 2010 como estava anunciado.
Desta vez a M$ apanhou-me de surpresa. Quando eu pensava que 2010 fosse o ano de começar a dizer "é para o ano" durante pelo menos 5 anos, eis que não e provavelmente irá sair mais cedo. Ora, para mim e para muitos milhões de pessoas ao redor do Mundo isto não é novidade nenhuma face ao formidável sucesso que "aquela coisa que dizem ser um SO" está a ter.
Outro conselho gratuito, migrem já!

PS: Quando falo em migrar façam-no para coisas de jeito. No primeiro caso pode ser o Firefox ou o Opera e no segundo qualquer Linux ou BSD entre os quais a minha preferência recai, respectivamente, no Fedora / Ubuntu e FreeBSD / PC-BSD. Podem ainda optar pelo Solaris ou alikes que também ganharão com a mudança.

(*) - São tantos que amanhã ainda estaria aqui...



10 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente nao vejo grande problema nisto...
Da mesma forma k o firefox 1.x ja nao e mantido, da mesma forma que o opera 8.x nao e mantido, o ie6 tb vai deixar de ser, kal e o problema?

ou preferiam continuar a ter 1 browser com falhas de seguranca?

e dps de kem era a culpa? da ms ou do utilizador? tendo em conta o perfil dum utilizador ie6, axo bem k a ms os obrigue a migrar para um browser mais seguro.

jocaferro disse...

Eu também não vejo problema nenhum quando alguma empresa "abandona" a evolução de qualquer produto.

Porém, uma coisa é abandonar um produto ultrapassado e outra é obrigar alguém a mudar para a versão mais recente. Neste caso, esta situação é inadmissível.

Para ilustrar nada como um exemplo:
- O Windows 2000 Server já não tem suporte desde 2005. A última actualização (1) para o SP4 ocorreu nesse mesmo ano. Quantas empresas ainda andam a utilizar o 2000 como servidor!?
Muitas mas mesmo muitas. Nunca a M$, apesar de aconselhar, empurrou o Server 2003 como obrigatório!
Muitas das empresas que optaram pelo 2000 tiveram alguns problemas iniciais mas depois de estar a funcionar é uma beleza e neste momento devem estar a ponderar migrar para o 2008 em vez de intercalarem o 2003. É uma grande poupança quer em licenças quanto em hardware.

Quanto à segurança nem vale a pena fazer qualquer comentário adicional.
O IE7 continua cheio de buracos além de não respeitar os standards. Neste momento a própria M$ está com dilemas quanto ao IE8 e já dividiu o desenvolvimento em duas áreas:
- Uma que desenvolve um IE de acordo com o standard;
- Outra que desenvolve o IE de acordo com a "linguagem" M$.
O dilema é se a M$ irá ou não enveredar por juntar os dois ou parte apenas para a "standard" mesmo que isso implique o desagrado dos "desenvolvedores" à moda M$.

@braço.

ArmPauloFerreira disse...

Também podem migrar, além de tudo o que foi dito aqui neste teu post, para Mac OS X que é acima das soluções todas citadas um sistema operativo muito melhor, browser melhor, computadores melhores e periféricos muito mais interessantes (iPods/iPhone/AppleTv, etc). E se na volta tiverem saudades do Windows, também o podem instalar e ainda meter para lá um Linux. Ahh e o Mac OS X é também um full-UNIX. Querem melhor?

jocaferro disse...

Certamente que sim!
Com uns milhares de € além de mandarem a velharia para o lixo.
Que se lixe o ambiente, não é?

Ainda por cima num esbanjamento do tipo Mac + Windows!
Economicamente, nada bate o Software Livre e Aberto sem ser obrigado a nada nem a ninguém como acontece no caso do Windows e Mac. Então com Offices e Photoshop à mistura...
Pensem em milhares só para aplicações. Legais, entenda-se.

Como estamos a falar de software "ultrapassado" também se deve entender hardware "ultrapassado". Peguem nesse hardware "ultrapassado" e tentem meter um Linux LiveCD. Não estragam nada e poderão ter uma agradável surpresa quando virem que afinal o hardware não está assim tão ultrapasso como poderiam pensar.
Além de que o ambiente agradece imenso, como é óbvio.

@braço.

jocaferro disse...

@armpauloferreira:
Deixei para trás um pequeno pormenor:
- Em que é que os actuais computadores são melhores se são construídos com as mesmas peças que se encontram abundantemente no mercado!?

Antigamente, não punha em dúvida que os Mac estavam muito à frente de qualquer PC feito-em-casa ou de marca. Na actualidade não.
Hoje em dia qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos constrói um computador sem estar limitado ao que os fabricantes entendem e recorrendo ao que de melhor existe no mercado.
Liberdade de escolha, é sinónimo de liberdade.
(mesmo que se sujeite à subjugação aos "altos" interesses ($$$) de uma empresa, principalmente uma multinacional)

Também quanto aos periféricos não, obrigado com a notável excepção do iPod quando livre das grilhetas do DRM.
Também poderia falar desta escravização ao DRM a que as duas plataformas obrigam mas não vale sequer a pena enveredar por esse campo.

@braço.

jocaferro disse...

Mais um... (a idade não perdoa)

Desculpa, deveria ter começado por aqui mas presumo que ainda vai a tempo:
-Nice blog!
Limpinho, "bem escrito", além de alguns posts que fizeram com que ainda não parasse de rir.

Aconselhava uma renovação do post da Optimus. Existe mais uma empresa a enveredar pela laranja - Efacec.

Será que vai pegar de moda?

@braço.

ArmPauloFerreira disse...

@Jocaferro:

Tens razão nesse argumento que acabste de invocar. Realamente dessa forma aquilo que vamos considerando obsoleto ganha nova vida. Nunca vi isso mas os relatos que "leio" confirmam isso.
O problema do software e sistemas open-source livre e gratuito é não se poderem deixar nas mãos do comum utilizador (aquele que não é geek como nós).
Esses utilizadores, que são a enorme maioria de users informáticos nem sequer sabem actualizar as aplicações "pagas" (tu entendes as aspas) que têm nos computadores, fará lidar com algo que lhes exige um pouco mais que o comum. Caramba, se nem o Adobe Reader actualizam para a versão mais recente (8.1) e continuam alegremente em versão 5...
É nisso que o pensar numa abordagem de alternativa mas ainda amigável, um Mac é indicado pois não muda drásticamente conceitos e não fica sem as aplicações chave permitindo o uso também do software livre. E quem se arrepender pode ter todos os mundo operativos à escolha...
Mas claro, mesmo não sendo apreciador, Linux... é Linux!

ArmPauloFerreira disse...

Ahh... obrigado pela visita e pelo feedback. E vai aparecendo. No entanto, aviso que os meus "imprevistos" não circulam no Linux (mas gosto sempre de ter uma open mind.

Este blog é a segunda vez que visito (e sempre via Planet Geek quando me sobresai um artigo). Podes contar que vou agora seguir sempre que puder os teus posts. O blog é simples e agradável, com temas muito hi-tech e virado para o mundo livre. Vale sempre a pena visitar-te até pela elevação séria dos conteúdos.
Stay cool!!!

ArmPauloFerreira disse...

Quanto ao teu blog, conheci-o pelo Planet Geek e visitei-o uma ou outra vez por algum artigo que me sobressaiu, tal como este.
Pelo que tenho visto é bastante interessante (mesmo!), principalmente ao nível hi-tech/geek, onde claramente se percebe seres um acérrimo defensor dos sistemas livres (tudo o que é sistema não é?).
O blog está simples e focado que baste no artigo sem grandes artifícios.
E claro, também passa o humor negro e fino, que é entendido para quem está dentro do contexto.
É vou passar a seguir atentamente (o possível) a tua "prosa"...
Vai aprecendo e diz por lá coisas também naquilo que te agitar.
Stay tunned and very cool!!!

jocaferro disse...

Obrigado. Já constas no meu rol. Mais logo farei uma visita com maior profundidade.
Quanto ao que disseste no das 13:35 estou plenamente de acordo.

Posso acrescentar que se apanhar algum Mac anterior à Intel, por um bom preço, será um caso a considerar. Não quero morrer sem experimentar um Mac. Mesmo meu, como é óbvio...

@braço.