domingo, março 30, 2008

TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS

Tenho vergonha de ser português.

Além da vergonha de ser português estes últimos dias também ma fizeram alinhar no grupo dos descrentes nalgumas instituições mundiais.

A vergonha é pelo que se passou na compra do comité português para a votação do OOXML como standard ISO.
A descrença foi para os lados do ISO. Nunca mais esta entidade será a mesma depois da autêntica fraude que foi a aprovação do OOXML. Sabia desde o princípio que a M$ tem o poder de conseguir tudo o que quer principalmente por parte dos países cuja única cultura é o $ porém sempre esperei que pudessem ter algum mérito nesta aprovação e não acontecer da forma como aconteceu.

A única opção que resta ao mundo livre, das garras da M$, será a UE que com a investigação que anda a fazer possa trazer alguma luz a este processo. Até lá o mundo inteiro está dominado pelas forças das Trevas.
Todas as ditaduras tem um fim e já se assiste a cada vez mais descrentes na política deste monopólio. É necessário continuar com a luta e obrigar a M$ a cumprir com o prometido e esperar que as novas mentalidades no interior do castelo redmoniano consigam eliminar aqueles que ainda teimam em considerar o mundo como o seu quintal das traseiras.

sábado, março 29, 2008

COMO É ÓBVIO...

O único que acabou o concurso sem ser quebrado foi o computador que corria o Ubuntu.
Aliás, nem sei porque seria de outra forma.

O mais interessante no meio disto tudo é assistir de poltrona às desculpas mais esfarrapadas que vi até agora. Se no caso do Mac foi o Safari o culpado já no caso do Windows foi o (Java) Flash (*) mas, pergunto eu, o que é que isso tem a ver com o caso!?
No caso do Mac nem vou falar porque o Safari e SO são unha e carne e são ambos produtos da mesma torneira. Eliminado em 2 minutos diz tudo, embora fique com pena que alguém ande a estragar o original código BSD...
Já no caso do Windows, o problema parece realmente diferente e espero mais pormenores para ver até que ponto uma falha num programa que corre em todas as plataformas é suficiente para rebentar com o SO. Até lá não me vou pronunciar mas na realidade foi precisamente no Windows!
Pobrezinho...

Colocados estes pontos a única certeza que tenho é que o Ubuntu conseguiu resistir até onde nenhum dos outros foi e na minha opinião pessoal esta distro até nem é a que oferece mais segurança no seio do software livre e aberto.

No meio disto tudo, ainda consegui dar umas boas gargalhadas com as "desculpas" que vou lendo por aí especialmente de dois cromos que até me abstenho de citar...
Enfim.

(*) - De tanto rir até faço asneira...
Obrigado a um anónimo que me fez ver o caminho da Luz.

sexta-feira, março 28, 2008

CONCURSOS... (EDIT)

Não se trata de nenhum concurso na TV mas sim um confronto anual entre 3 plataformas - Mac, Linux e Windows. O pessoal que conseguir quebrar os respectivos sistemas leva-os para casa, nalguns casos não sei para quê...
Para já o Mac está em 1º!

O que é que isto quer dizer?
Apenas, que Mac já foi "quebrado". A única diferença, relativamente ao ano transacto, é que desta vez durou um pouco menos ou seja:
tcham, tcham...
2 MINUTOS!

Por enquanto ainda não tenho notícias dos outros dois mas prometo divulgá-las assim que possível.

PS: Para todos aqueles que gostam de ver o Mac e respectivos produtos em 1º não venham para aqui protestar porque até fiz o favor de o colocar no topo. Tenham apenas em atenção que ser o primeiro, neste caso, não é motivo para festejarem...

Notícia em Techworld.

EDIT: O meu planetário companheiro Carlos Serrão já tinha divulgado esta notícia e andava eu para aqui armado em esperto julgando ser o 1º a divulgar esta façanha. Esta coisa dos primeiros anda-me a afectar...
Também tem lá um update que pode ser muito importante.

quinta-feira, março 27, 2008

PEÇAM AJUDA...

Se por um qualquer fortuito acaso andar por aqui, por puro engano claro, algum dos empregaditos da M$ acho que seria uma boa ideia transmitirem aos vossos chefes a novidade do Opera.
Quem sabe aquele pouco pessoal que trabalha para este browser não queira dar uma ajuda aos milhares de cabeças grandes que andam a escavar no IE.
Tanto milhão desperdiçado...

Desde este post já consegui arranjar pelo menos 2 pessoas, entre as centenas de conhecidos, que ainda usam o IE, um no XP e outro no Me2. Tanto um como o outro, encalharam nos 14 e 16.
Não, não é em 20. É em 100!
Acreditem que foi difícil encontrar utilizadores do IE...

E é uma uma firma com uma tecnologia destas que nos anda a tentar impor um standard!
Preparem-se, caso o OOXML passe o Fast Track na forma como está neste momento, para terem os vossos computadores infestados da porcaria de código da M$ a tal que não olha a meios para chupar os $$$ aos seus tão queridos seguidores...

ACID3 - TEST



Desenganem-se seguidores da maça dentada!
Enquanto uns dão conta dos minúsculos avanços para obter os 100% neste teste, outros não fazem por menos e espetam-lhe logo de imediato com o tão almejado valor total.

OPERA, é o maior!

Ainda recentemente este Browser que apenas obtia 40 e poucos porcento, muito discretamente limpou o código e de uma só vez apresenta 100%!

Para quem tinha dúvidas sobre qual é efectivamente o melhor browser existente à face da Terra podem tirar o cavalinho da chuva porque só há um nome = OPERA!

Lido aqui.

terça-feira, março 25, 2008

ESPÉCIE DE SO aka Me2 - AJUDEM-ME!

Para todos os que tiverem problemas com a recente actualização do SP1 para aquela coisa que "quando for grande quer ser um Sistema Operativo" a M$ resolveu colocar-se à disposição para atender a todas as dúvidas.

Vão até lá que é gratuito até Março de 2009.

É tão boooaaaa esta M$!
É só borlas...
Ou será que são tantos os problemas que tem que colocar toda a força para "vender" esta coisa?

domingo, março 23, 2008

ACID3

Passei pelo Planet Geek e deparei com um post do meu companheiro tiagotex/AppleTuga sobre o webkit ter quase passado o teste Acid3.
Sem dúvida, um grande marco na história do Safari e mais uma prova que estão no caminho certo. Tenho pena que não exista o Safari para Linux, pelo menos nativamente.

Por acaso, já há muito tempo que não visitava este site e nem sabia da existência do Acid3 mas apenas do Acid2. Ora, lá vou dar uma volta com os meus 3 browsers, Firefox/Opera/Elinks, e reparo que no FF obtenho 56/100, no Opera 43/100 e no Elinks 35/?. Claro que o Elinks deveria ter 0/100 e não consigo perceber até que ponto é que este browser pode ser testado pelo que o aparecimento do ponto de interrogação seja normal.
Telefonei a um amigo e entrei no chat com outro, ambos com Mac e Safari. Dei-lhes o endereço de teste e os resultados da versão actual ficaram bem abaixo da versão "beta"e num caso até abaixo do Firefox. É perfeitamente normal os desenvolvedores esforçarem-se mais nas versões que irão sair num curto espaço de tempo e não perderem muito tempo com as versões actuais.

Porém tal procedimento não parece ser o normal no caso do Internet Explorer. A versão mais recente não passa dos 20/100 assim como a versão 7 e a versão 6, chegando mesmo ao cúmulo da versão 5.5 ficar melhor classificada! (*)
Agora atentem bem nesta frase:
"The WaSP / Microsoft Task Force was formed in July of 2005 to support Microsoft as the company begins increasing Web standards support in its products including the Microsoft Internet Explorer Web browser, developer tools including Visual Studio and ASP.NET, and designer tools such as Microsoft Expression Web Designer."
Desde 2005!?
Estão a executar um excelente trabalho, sim senhor!
Basta estar lá o nome do monopólio para tudo acabar em desastre!

Depois lá vem os empregaditos da M$ explicar ao Mundo, que ainda acredita naquelas balelas, porque é que o IE8 vem de "origem" a cumprir com os standards e não com o modo "compatível" com o "antigamente".
Claro que tudo no passam de desculpas esfarrapadas e estão com algum receio que os desenvolvedores que até agora foram mimados com um código super-especial que não cumpria com nada se vejam à "rasca" por causa do novo conceito:
- "Follow the standards"!

O que acho melhor desta explicação é o desfecho da mensagem bem à maneira do monopólio que manda em toda a gente:
"Going Forward
Long term, we believe this is the right thing for the web (!!!!). Shorter term, leading up not just to IE8’s release but broader IE8 adoption, this choice creates a clear call to action to site developers to make sure their web content works well in IE.
"

Ou seja, nós é que mandamos, nós é que somos os bons, nós é que somos e fazemos a Web e o resto é paisagem...
A julgar pelas compras que se estão a passar no OOXML (**) e a noção que tem dos standards também não é para admirar!

(*) - Chamo a atenção que estes valores, para o IE, foram recolhidos na Internet e não foram de forma alguma devidamente verificados através de experiência pessoal pelo que podem não estar de acordo com a realidade.
(**) - mais aqui e aqui.

A VINGANÇA SERVE-SE FRIA...

Aqui há uns anos atrás o meu querido clube que tantos favores me tem feito (*) jogou contra o Vitória de Setúbal. No dia do jogo, fiquei surpreso com o espantoso número de adeptos do Vitória de Setúbal, eram mais do que os benfiquistas, e no fim do jogo tive que reconhecer que o "meu" Benfica jogou pior que os sadinos e que a vitória tinha sido merecida.
Saíram todos satisfeitos com a vitória dos sadinos...

Novamente no meu café preferido para assistir aos jogos na TV, ou para ser mais exacto no ecrã de projecção, lá estive eu a assistir ao jogo do Setúbal contra o Sporting. A mesma claque encontrava-se no local e lá foi torcendo durante o jogo todo.

Atendendo a que o Setúbal ganhou a Taça da Liga, fiquei sem perceber uma coisa:
- Porque é que esses mesmos adeptos saíram tão chateados!?
Além de chateados também não percebo porque é que olhavam para mim de lado, logo eu, que passei o jogo todo a puxar pelo Vitória de Setúbal...
Há coisas que não percebo...

(*) - O meu Benfica é fantástico!
Consecutivamente, lembra-se de fazer check-up's ao meu aperelho circulatório!
Abençoado...

quarta-feira, março 19, 2008

HYPER-V (EDIT)

Devido à minha leitura na diagonal, como muito bem frisou o comentador anónimo, só me resta retratar e refazer o post repondo a verdade:

A Microsoft acaba de lançar o Hyper-V, "quase" versão final.
Se, a versão "quase" final, não é grande novidade para quem já "viu" a Beta a grande novidade prende-se com a seguinte nota:
"Note: Microsoft believes that most customers now expect virtualization capabilities in their server OS.
However, based on customer demand, Windows Server 2008 will be able to be licensed without Hyper-V. To learn more, please visit the Licensing without Hyper-V page."

Quando todos esperavam, conforme anunciado, que o Server 2008 traria esta ferramenta de virtualização, eis que, de repente, a M$ anuncia que haverá duas versões- uma com Hyper-V e uma sem.
Mais uma vez a Propaganda da M$ volta o bico ao prego e irá cobrar um suplemento cerca de USD 28 a quem optar pela versão com Hyper-V. E reparem bem na forma que eles inventaram - a pedido dos clientes!
Ou será que alguém acredita que a versão sem Hyper-V será USD 28 mais barata!?
Sim, acredite que será mais barata.
Seja de que forma for esta funcionalidade veio sempre anunciada em toda a Propaganda.
Se não acreditam vão lá ver a Propaganda a anunciar o Server 2008 e vejam bem se em algum lugar dizia que o Hyper-V iria ser pago à parte ou se existirá alguma versão "capada". Provavelmente, enquanto a M$ não fizer o "update" às páginas antigas, apenas irão encontrar "Server virtualization" sem qualquer indício que este funcionalidade iria ser paga. Mesmo depois do "update" o Google costuma ter as páginas em cache...

São estas as políticas e promessas da M$ que todos (re)conhecem e apesar de tentar mostrar ao Mundo que agora é a favor do Open Source, na realidade do dia-a-dia não fazem qualquer esforço para mostrar a mentira que transborda lá para os lados de Redmond(emónio)!
O OOXML vai pelo mesmo caminho apesar da linguagem agri-doce dos empregaditos da M$.
Anúncios de boa vontade está o Inferno cheio!
Espero que a UE veja bem estas práticas...

É uma pena que a M$ esteja a destruir a Microsoft.

terça-feira, março 18, 2008

DEDICATÓRIA 2

Outra instituição nacional que presta vários serviços de imenso valor social e que é geralmente mal vista pela sociedade.
Falo da Voz do Operário. Pode ajudar esta instituição através de um gesto simples, como explica o meu companheiro do Planet Geek - Eduardo Balsa.

"Ao preencher a sua declaração de IRS pode, sem custos adicionais ajudar a Voz do Operário, instituição que comemorou este ano o seu 125º Aniversário, 125 anos a educar crianças, 125 anos a prestar serviços à comunidade.

Para isso apenas tem de preencher no seu anexo H, o campo 902 do quadro 9 com o valor 500259518. Desta forma 0,5% do seu imposto liquidado reverterá a favor da instituição."

Vá lá. Não doi nada e estará a ajudar uma boa causa.

DEDICATÓRIA 1

Durante o dia de ontem e hoje logo pela manhã fui alertado para uma efeméride que não posso deixar escapar.
Um monumento nacional, que já me proporcionou umas belíssimas horas de Grande Música não pode passar sem uma referência desta chafarica de blog.
Um dos melhores momentos que lá passei foi após um concerto de Pat Metheny no Coliseu de Lisboa em que a simplicidade e cordialidade deste grande músico nos manteve embalados até altas horas da madrugada. Simplesmente fabuloso!
O Hot Clube de Portugal faz 60 anos e para quem o não conhece é obrigatória uma visita. Para quem conhece, não são necessários mais comentários.

segunda-feira, março 17, 2008

O QUE É QUE ELE DISSE!?

There's a new standard we put in front of the International Standards Organization (1) called Open XML (2) and it uses XML in a way that means that anybody using our software or other software that meets a standard will be able to access it out into the future. So it's very important to us that Open XML become an ISO standard so that families and researches and archivists will be able to access information from the past (3) and use it to interact in the future, and it's by mining data (4) like this that I think a lot of the advances in understanding how education is best done or understanding what should be in the medical field, so it's both an important thing for innovation and an important thing for citizens to have access to information.

Onde é que Gates queria chegar!?
Alguém faz uma pergunta extremamente simples e o homem sai-se com uma coisa destas. Um verdadeiro "encher chouriços".

Mas ao menos é sincero, ao contrário de alguns assalariados da M$ que abundam por aí, ao afirmar que o OOXML só é necessário por causa dos formatos fechados do passado (3).
Ora, ora. Como se não fosse ele e a sua querida M$ a fechar os formatos por mais de 15 anos e só se lembrarem de os abrir quando o ODF começou a dar os primeiros passos.

Outra mensagem que os assalariados tentam passar é que o formato OOXML é da ECMA e não da M$. Não percebo porque é que o Bill Gates diz que nós atiramos o standard para a frente do ISO (1). Nós e não a ECMA ou qualquer outro organismo.

Outra coisa que lhes faz comichão é chamarem os bois pelos nomes. Deram-lhe com o OXML (2) mas o verdadeiro nome, de que se envergonham segundo parece, é OOXML - Office Open XML. Ou será que o OXML será apenas o, mais correcto, Office XML sem o tal Open que só anda lá para enganar.

No meio desta autêntica salgalhada, mais parecida saída da boca de um político bêbado que anda às voltas e voltas e não diz nada, salva-se o fantástico termo "mining data" (4). Realmente, Sir Gates III, não havia necessidade...

Se há alguma coisa que não posso deixar de admirar neste personagem é a forma como ele vende o seu peixe. Não existia melhor momento para ele ter esta "conversa" com os seus conterrâneos...

(continua)

domingo, março 16, 2008

FABULOSO!

Isto hoje está virado para os meus companheiros do Planet Geek.
Se ao bocado foi o Paulo Barata desta vez é Carlos Afonso e só digo uma coisa, depois de visitar o site do museu de art moderna MoMA e de ter deparado com a exposição online com o nome Design and The Elastic Mind, fiquei siderado!
Fiquei sem palavras para descrever um monumento destes e nada como um convite para irem assistir ao vivo.
Certamente não ficarão desiludidos.

REVISTA DO MS-MAN

O meu amigo e companheiro do Planet Geek, Paulo Barata, disponibilizou a sua revista.
Pessoal dos Windows e afins não percam esta oportunidade. Dizer a alguém para ir consultar uma revista que se dedica à Microsoft é um facto raro e prova que a idade pode dar demência.

A sério, o Paulo Barata merece. Nem sei como é que ele consegue fazer tanta coisa entre os seus afazeres.

Estás de parabéns, mais uma vez. Talvez te possa ajudar para a próxima revista com alguma coisita à base de Software Livre e Aberto. Do verdadeiro, claro...

sábado, março 15, 2008

DIA EM CHEIO

Hoje foi um grande dia. Ou melhor, não diria grande mas tive um bocado de tempo para preparar umas coisas que vinha adiando.
Ainda não foi desta que comecei a ver de que é feita a nova versão Ubuntu. Neste momento ainda me fico pela 6.06 LTS e 7.04 que passarão, assim que possível, à nova 8.04. Não sei porquê, mas ando a ficar cansado de trocar 2 vezes por ano os meus SO's predilectos. Instalo, começo logo a "afinar" o kernel e quando está tudo ok lá vem outra versão. Por mim a sazonalidade acabou e vai ser quando me apetecer. No caso do 6.06 LTS nem vale a pena recordar que a 8.04 irá ser uma versão "longa duração"...

Então vamos lá aquilo que me tirou umas horas da minha vida.

Primeiro, andei à caça de rootkits. Tinha instalado o rkhunter e só hoje me lembrei de o correr novamente e comparar com o primeiro log que dispunha. Apesar de alguns falsos-positivos o sistema está seguro, pelo menos neste capítulo. Andava há uns bons 2 meses sem vasculhar os meus dados.

Segundo, lembrei-me de telefonar a algumas pessoas conhecidas e ainda bem que me lembrei porque foi a oportunidade de ensaiar pela primeira vez a tecnologia VOIP numa linha particular "abastecida" pelo batráquio. Demorei um bom bocado a ver o que havia para Linux mas como sou um teimoso dos diabos nem hesitei perante o Skype, a primeira aplicação de que me recordo. Fresquinha a versão 2.0 e de uma qualidade que me deixou atónito. Porém o "meu" Asterisk é muito melhor.

Terceiro, saiu uma nova versão do PC-BSD. Foi a 1.5 e estou neste preciso momento a tentar instalar num dos "cotas" Pentium III 550 MHz que me parece algo renitente em engolir esta versão do diabinho.

Quarto, esse velhinho P III 550 MHz ainda tinha instalada uma versão antiga do Gentoo e só mais tarde me lembrei que este e mais uns 4 todos P III (350 + 3x 550), faziam parte de um cluster com o openMosix que recentemente foi vítima de morte súbita mas perfeitamente justificada.

Quinto e último, há por aí um novo browser. Para já o que posso dizer é que gostei, principalmente da velocidade. Para já é uma versão muito "jovem" mas não posso deixar de me admirar pela coragem de dois putos que desenvolveram este Skipstone. Sim, leram bem apenas dois putos. Vejam bem a "outra" com autênticos exércitos e é só borrada...

Estou cansado, pricipalmente da vista (aaaaarrrrrgggghhhhh), e sem tempo nenhum mas prometo para amanhã uma análise a estes novos programas além de uma pequena explicação acerca do "caçador" de rootkits. Lembre-se sempre de colocar a segurança em primeiro lugar e não como um comentador que li num blog por aí, peço desculpa mas não me lembro onde, que criticava o Linux desta forma:
- "Pôrra o Linux não é aquele programa que anda a toda a hora a pedir a password do administrador. Que merda mais mal feita. O Windows não precisa nada disto".

Amanhã, um pouco mais fresco também podem contar com mais umas críticas ao meu ódio de estimação. O que não falta por aqueles lados é "novidades novas".
E das boas...

PATENTES NA EUROPA

Eis que uns pulhas quaisquer descobriram a pólvora.
Uns advogados, começaram a aliciar as grandes companhias dos EUA atirando-lhes com a cenoura para a frente dos olhos ou seja, o software pode ser patenteado na Europa.
Claro que os gajos, sabendo de antemão o poderio financeiro destas entidades, só querem é mamar algum e vão já avisando que o sistema é diferente e as Normas são mais rígidas.
E qual é a brilhante solução?
Eh! pessoal, se querem patentear um produto comecem a pensar em contratar uns advogados logo desde o princípio.
Vá lá que não remataram:
-"Já agora, nós somos advogados".

Isto é cada uma.
Juízes em causa própria. Até parecem uns empregaditos que toda a gente conhece.
Numa altura em que os EUA andam à porrada quando a este assunto e acredita-se que se verá o fim deste maldito sistema, vem agora uns merdas arrastar aquela porcaria para a Europa só para ganharem mais uns trocos.
Só espero que a moda não pegue.

Europa Livre de Patentes de Software!

Lida em SiliconRepublic.

sexta-feira, março 14, 2008

ALGUÉM TINHA SAUDADES DO CLIP?

Provavelmente já muita gente conhece esta.
Para quem conhece, relembre.
Para os outros, divirtam-se.
Quer conheçam ou não, este clip foi sempre um grande chato!

O COMPLEMENTO IDEAL PARA QUEM GOSTA DE LINUX

Tux Droid.

Eis alguns extras.

PS: Não tem nada que fazer, pois não?

ESTES GAJOS TEM CADA UMA...

Reconhecidamente o governo dos EUA é um dos que mais medo incute ao mundo levando inclusive à invasão de países soberanos para, segundo eles, acabar com o terror.
Opção errada e nada consentânea com os ideais democráticos que tanto apregoam embora o Mundo se esqueça rapidamente desses autênticos atentados aos Direitos Universais.
Se esta forma de estar e proceder já é má, muito má, o que ninguém esperaria seria ver os EUA a fornecer tecnologia nuclear aos países do Terceiro Mundo.
Pois é, existe um plano da administração Bush para andar a plantar centrais nucleares nos países menos desenvolvidos.
Eu cá não acho que esta seja uma grande ideia. A maioria desses países precisa apenas de meios para conseguir sobreviver. E para sobreviver não precisam da fórmula actual des lhes dar "peixes" mas sim de "canas de pesca e ensiná-los a pescar.
Enfim, mais uma manobra de atender as clientelas, que põe e dispõe de quem colocam no poder, pela parte do maior assassino deste novo século que ainda há "dias" começou.
Além disso, também fica aberto o caminho para mais uns depósitos de lixo tóxico...
Quem quiser ler pode ir directamente ao site U. S. Department of Energy.

quinta-feira, março 13, 2008

XBOX SEM BLU-RAY

Isto está cada vez pior. Ainda no Domingo dizia eu que a Sony e Microsoft iriam namorar e vem agora um gajo da Microsoft dizer que não. Ainda pior:
"Microsoft will be keeping its Xbox experience free from that nasty technology for now"

ooopppsss

Roubado do the Inquirer.

QUE p DE IDEIA

O p2p na máxima potência!
Correm para aí uns rumores acerca de um acordo entre distribuidoras dos EUA e Canadá em que mediante um pagamento de $ 5 o utilizador pode, legalmente, fazer os downloads que muito bem entender.

Parece-me que anda por aí alguém que começou a pensar...

MAIORES "VENDEDORES" DE LINUX

Alguém sabe, por acaso, quem são os maiores "vendedores" de Linux do Mundo?
Vejo pouca informação acerca do assunto e fico admirado quando começo a somar alguns números que me aparecem e que não batem certo com as estimativas que por aí correm.
Por exemplo, alguém conhece os números dos distribuidores da China?
É que alguns números, apenas em 2007, apontam para mais de 60 milhões de novos utilizadores e estes números dão cabo das estatísticas que colocam o Linux com pouco mais de 1% de utilizadores.

Há muito tempo que essa dúvida me assalta e uma outra que se prende com as estatísticas mais propriamente com:
- Onde se baseiam eles para obterem estes números!?
Para mim só devem contar com Linux vendido através de empresas do tipo Red Hat, Microsoft, Novell, Linspire, etc..

PS: Se alguém julga que a Microsoft está ali para puro deleite da minha pessoa informo-o desde já que está correcto. A Microsoft é efectivamente um dos maiores vendedores de Linux do Mundo. Quem pensar que estou a brincar atente bem nos números que representam estas empresas:
- Wal-Mart;
- HCBC;
- BMW;
- Deutsche Bank;
- Siemens;
- Renault.

entre outros...

quarta-feira, março 12, 2008

OUTRO TIPO DE SEGURANÇA

Em Janeiro de 2007 dizia eu mal (*) de mais um produto da M$, o Home Server. Em Janeiro deste ano voltei novamente à carga devido a um "pequeno" problema, ocorrido no princípio do mês de Dezembro de 2007, que "apenas" corrompia os ficheiros dos utilizadores e que poderia levar à destruição de dados vitais.

Infelizmente, em Março deste ano sou obrigado a voltar à carga devido justamente a esse problema que aconteceu em Dezembro de 2007. E porquê?
Simplesmente, porque a M$ ainda não conseguiu resolver o problema, aproveito para chamar a atenção sobre a possibilidade de perderem dados importantes, e ainda pior talvez só lá para o mês de Junho o conseguirá. Talvez...
Pior ainda, é tentar minimizar esse problema apesar de essa ser a postura habitual da M$.

"Quem nasce torto nunca endireita..."

(*) - Detesto ter razão!

CUIDEM-SE...

A Microsoft disponibilizou ontem vários updates de segurança que visam essencialmente o Office e chamo a atenção para a importância desta actualização devido à natureza das falhas.
Embora a notícia da Symantec não grande importância ao assunto, como de costume quando se trata da M$, podem obter uma outra análise no SANS (Internet Storm Center)(*) ou ainda em Secunia.

Como podem ver/ler este blogue não é apenas anti-Microsoft como também está aqui para ajudar e alertar as pessoas para os perigos que existem nesta aldeia global. Infelizmente, comecei com uns posts sobre segurança mas tive que abandonar por manifesta falta de tempo mas prometo que voltarei à carga assim que puder.

(*) - Os nomes que estes gajos arranjam...

MONSTRO A CAMINHO

Com o recente "Sim" da UE ao negócio Google/Doubleclick já podem as duas firmas juntar os trapinhos.
A UE não "viu" qualquer impedimento e deu o aval a um Monstro que deterá praticamente tudo o que é anúncios on-line.
Pessoalmente, acho que é mau para a concorrência. Nos últimos tempos tem-se multiplicado as queixas ao Adsense e "onde há fumo há fogo".
Veremos o que o futuro nos reserva.

terça-feira, março 11, 2008

+ 7 PECADOS MORTAIS

Como já eram poucos e atendendo à globalização eis que o Vaticano actualiza a listagem dos pecados mortais e acrescenta os seguintes:
- Poluir;
- Engenharia genética;
- Ser obscenamente rico;
- Passador de droga;
- Aborto;
- Pedofilia;
- Causar injustiça social.

Concordo mas duvido que alguém escape principalmente quanto à primeira. Quase apetece dizer:
- Quem não é poluidor que atire a primeira pedra.

Engenharia genética - provavelmente existirá uma definição mais completa e que consiga equilibrar esta definição. A engenharia genética tem sido utilizada ao longo de tempos imemoriais e provavelmente nem todas se enquadram neste "pecado".

Aborto - nem vale a pena estar a falar. A posição da Igreja (*) é por demais conhecida e nem vale a pena estar com grandes rodeios. Democracia é uma palavra que não consta no dicionário do Vaticano. Vale pela coerência.

Causar injustiça social - Ui. 99% dos políticos vão direitinhos para o Inferno...

Ser obscenamente rico - Ficou para o fim porque deverá ser aquela que mais dificuldades tenho em perceber. A questão que imediatamente me assalta é:
- O que é ser obscenamente rico?
Serão os 10 homens mais ricos do Planeta ou a lista poderá prolongar-se até aos 100 ou ainda aos mil. No meu ponto de vista, todos os homens e mulheres que sejam, por exemplo, 1.000 mais rico do que um pobre (como eu) é uma obscenidade de todo o tamanho.

Quanto a esta última questão, mal a li, visualizei imediatamente uma pessoa.
Não sei se aconteceu isto a toda gente mas parece-me que não devo ser um caso isolado...

segunda-feira, março 10, 2008

EPIC

Não, não é nenhum jogo nem nada que se pareça.
Trata-se de um processador"end piracy of integrated circuits" e que, como o próprio nome indica, visa acabar com a pirataria no hardware.
Dizem que é um processo "revolucionário" que usa criptografia e uma combinação de chips de uma forma que para mim é perfeitamente obtusa.
Gostava de saber, caso este EPIC veja a luz do dia, quanto tempo é que aguenta sem levar com a habitual dose de crack em cima.

Estas notícias fazem-me lembrar o ido ano de 2002 quando uma companhia bem conhecida (*) prometia acabar de vez com a pirataria através do Palladium.
Santa ingenuidade...

(*) - Não podia cá faltar, né?

domingo, março 09, 2008

AS FORÇAS DO UNIVERSO

Dentro de pouco tempo poderemos assistir à conjugação de esforços das duas maiores forças universais de...
Nem sei o que dizer. Espionagem talvez?

Pois é, falido o plano da M$ em impor o formato HD-DVD (*) eis chegada a hora de juntar os trapinhos com a Sony com vista (blllaaarrrggghhh) a equipar a XBox??? (**) com o leitor dos nipónicos.
Portanto, cuidem-se e tenham muita atenção aos próximos leitores de Blu-Ray. Atendendo aos promíscuo passado destas duas empresas não será de admirar ver estes periféricos carregados de prendas indesejadas.
No menu poderá constatar que as estradas são compostas por rootkits e DRM à fartura. Para o prato principal aguarda-se com muita atenção o que poderá sair das magníficas mentes destes génios da lâmpada fundida...

(*) - Segundo algumas análises técnicas o formato HD-DVD era superior ao Blu-Ray. É pena que tenha sido acometido de morte prematura.
(**) - Não sei se fará algum sentido manter o nome de XBox 360. Essa já era e parece que chegou a hora de andarem por aí a oferecê-la...

ESTE GAJO É UMA VERGONHA!

Numa recente entrevista, Steve Ballmer, deverá ter ido longe de mais especialmente na forma como se refere à Apple.
Todo o mundo já conhece a pacatez e simpatia deste homem pelo que não valerá a pena perder mais algum segundo com este assunto.

Realmente interessante, e que me fez ficar admiradíssimo, foram duas ou três questões e respectivas respostas que passo a citar já com a devida tradução:
GK - Então, Steve, diz lá o que pensas do Windows Vista mas com toda a franqueza e seriedade;
SB - Ó Guy Kawasaki puxa-me aqui o dedo e já vais ver com toda a honestidade o que penso. Deixa-me só pôr-me mais a jeito. ok, puxa agora...
TRAC!, TRAC!

(ok, ok, já percebemos...)

GK (depois de colocar a máscara anti-gás) - O que pensas da Apple?
SB- É um pequeno chihuahua que não pára de morder-nos os calcanhares;
(segundo dizem ele latiu e tudo só que a reportagem não estava a postos naquela altura...)

GK - Steve, já alguma vez viste o Bill Gates nú?
SB - (sem comentários)


GK - Ok, já deu para perceber. Olha, e o que pensas do Linux?
SB - Bem, nem sei o que dizer, mas sinceramente gosto muito. (risos)
Imenso! (ainda mais risos)
A sério! (perdidos de riso...)
E também do Software Livre e Aberto! (mortos de riso...)


Após esta última resposta a sessão foi interrompida devido ao imenso número de assistentes que estavam a sofrer de cãibras estomacais provavelmente originadas pelo excesso de riso.
Entretanto, com a chegada das ambulâncias foi o caos e esta entrevista teve que ser interrompida.

Para quem quiser saber toda a verdade sobre esta entrevista tem duas formas de consulta:
- Para o pessoal da M$ o melhor é ler o site da M$. Está bem melhor adaptado à filosofia da M$. (*)
- Para o pessoal que preza uma leitura independente e isenta pode consultar, por exemplo, o site da BetaNews;
- Para aqueles que se estão positivamente a marimbar para a figura deste "rico" coitado", qualquer assumo de verdade nem tampouco de isenção podem continuar a vir até aqui. Prometo que poderão ter a infelicidade de apreciar mas uns posts deste tipo...

GK - Guy Kawasaki
SB - Steve Ballmer

(*) - O quê!?
Links?
Vão lá pelos próprios dedinhos que esta tasca aqui não é o Update, bit.ate Update...

sábado, março 08, 2008

UM PEQUENO PASSO PARA A HUMANIDADE...


Olhando para esta coisa tão pequenina ninguém diria que poderia causar um tão grande impacto...

SE A M$ INVENTASSE O LINUX...



... SERIA ASSIM.

Não é da minha autoria. Vi por aí nuns comentários já não me lembro onde.

sexta-feira, março 07, 2008

RESPOSTA

O homem apontado pela M$ para ser o interlocutor no GPlus Europe levou com um par de patins e já arrumou a secretária.
Claro que a M$, perante as multas aplicadas pela UE, não podia ficar a perder e tipo clube de futebol há que mudar o treinador.

Quem não teve qualquer problema em ficar com o homem "M$ anti-trust" foi a Apple. Até ao momento ainda não se sabe mais nada desta "transacção" mas também quem se interessa por isso?

Porém, a parte mais intrigante desta notícia em InfoWorld prende-se com um zum-zum de alguém que está dentro do grupo e que passo a transcrever:
-"According to a source at G-Plus who asked not to be named, Microsoft will continue to work with the business. "There are other well qualified people, including two former aides to competition commissioners [Neelie Kroes and her predecessor Mario Monti], in the G-Plus team," the person said."

Por aquilo que percebi, será que a M$ está a pensar "comprar" os acessores de Neelie Kroes/Mario Monti para ocupar o lugar de Tom Brookes?
Ora, grande novidade...

UMA ADIVINHA

Sabem o que acontece a uma pessoa qualquer que é o interlocutor da M$ junto da UE depois das últimas multas para além de levar um par de patins e deslizar da M$ para fora!?

Uuuaaaahhh, estou com muito sono.
Até amanhã...

AS MENTIRAS ENCOBERTAS

Afinal o ataque que o Pentágono sofreu em 2007 foi bem mais grave do que o inicialmente transmitido e que não passava de um ataque da treta.
Pois a coisa não foi bem assim mas muito mais grave do que parecia ser. Mas eles sabiam, claro!
Nada disto me surpreende e a ilação a tirar desta lição é a seguinte:
1. Os EUA continuam a mentir ao Mundo;
2. Mais uma vez lá foi o maldito do Windows o culpado.
Grandes novidades!

Quem não acreditar pode ler o respectivo artigo em Ars Technica.

QUE TRABALHEIRA!

Ao trabalho que estes gajos se dão para aprovar a porcaria do OOXML!

quarta-feira, março 05, 2008

UE PEDE CONTAS

Segundo o Financial Times a UE já está a pedir contas ao comité ISO acerca da bandalheira que tem sido o processo do OOXML.
Segundo este jornal a UE pretende essencialmente indagar até que ponto a M$ anda a "comprar" os votos dos participantes além de tentar compreender qual o papel que os empregaditos da M$ exercem nos vários "corpos" nacionais.
Decerto já reviram o caso português...
Espero que de uma vez por todas alguém ponha um bocado de bom-senso nesta confusão e acredito sinceramente que a será a UE a exercer este papel.
De qualquer forma, dê o resultado que der, terei que acreditar na "sentença" europeia, a única entidade que até hoje tem batido o pé ao atrocíssimo monopólio.

Lamentável é a opção do comité ISO em não divulgar os excertos áudio da reunião em Geneva. Tratando-se de um standard aberto não vejo qual a razão para tanto secretismo.
Ou será que existem muitas razões que provavelmente não são nada favoráveis à M$, ECMA e ao próprio Comité!?

domingo, março 02, 2008

ZON...

Eu digo mal da PT mas a "nova" ZON também tem cada uma!
Por curiosidade vou lá ver os serviços que agora disponibilizam e reparei que até tem uns tarifários interessantes. Vai daí, deixa lá ver quais os serviços para a minha zona...
Insiro Código Postal - 9500-311 e levo com a seguinte mensagem e respectivo link:
-"9500-311 - O Código Postal que pesquisou é referente à Região da Madeira, como tal, sugerimos que visite os produtos e serviços disponíveis em http://www.cabotvm.pt"

Madeira!?
De madeira é feita a cabeça deles...
"Raiososparta"!

Nada disto me admira. Durante muitos anos tive o "prazer" de contactar com aquilo que eles chamavam de site e que mais parecia uma brincadeira de um miúdo de 7 anos e com poucos conhecimentos de páginas Web. Agora, desde há uns meses para cá, está bem melhor. Muito melhor!!!
"Calidade"!

OOXML, AINDA NÃO É DESTA!

Apesar da minha impressão acerca da votação ser extremamente favorável à M$ depois de todas as compras que andou a fazer não parece que a monopolista M$ consiga ter o OOXML como standard ISO assim tão fácil como parecia.
Para já, levaram banhada apesar da Propaganda poder anunciar uma grande vitória mas esperam-se mais e melhores notícias acerca deste assunto. Segundo alguns sites, entre os quais o NOOOXML, os votos foram os seguintes:

Delegações P-members
Contra - 4;
A favor - 4;
Abstenções - 15;
Recusas - 2; (recusaram-se a votar porque o comité, alegando falta de tempo, decidiu apenas votar num "pacote" sem considerar a discussão de cerca de 80% dos comentários e respectivas respostas)

Todos os países incluindo P-members:
Contra - 4;
A favor - 6;
Abstenções - 18;
Recusas - 4; (ver ponto acima)

Nem a ululante horde de empregaditos da M$ conseguiu evitar o descalabro em que se tornou esta farsa.
Agora, segue-se mais um processo mas a melhor coisa que o comité ISO pode fazer neste momento, case pondere toda a trafulhice que envolveu este caso e para tentar dar algum crédito ao real standard, é acabar de vez com esta fantochada e mandar os meninos ECMA e M$ para a escola para aprenderem de uma vez que quando querem ter direito a alguma coisa tem que a fazer bem feita. Duvido muito que assim seja e, embora com menos certezas, a M$ irá ver aquela porcaria aprovada. Quanto mais não seja ficará bem ao lado do "espécie de SO".

Agora espera-se pela decisão da UE acerca deste formato. O que não faltam são provas e por mim poderiam e deveriam começar por Portugal.

SAPO ANDA DE MAL A PIOR

Recentemente o batráquio lembrou-se de oferecer uma maior largura de banda. Como era cliente de 8 Mbps bastou fazer um "upgrade" que iria ficar com os tais desejados e prometidos 16 Mbps. Claro que não estou a falar em velocidades reais porque aí nem valeria a pena estar a falar.
Com a "velocidade" anterior até que andava satisfeito face às anteriores tropelias da Netcabo mas com o novo e deslumbrante 16 Mbps é que não. Não é que estes gajos puseram-me pior que o que estava anteriormente!?
Se o downstream até está perto dos 16 Mbps (14,1) já quanto ao upstream a merda está pior pois ao invés de me fornecerem os prometidos 1 Mbps tiveram a desfaçatez de me roubar 1 kbps à anterior modalidade ou seja, onde tinha 512 kbps agora, em vez de 1 Mbps, tenho 511 kbps.
Meus senhores, que merda é esta!?

Ah!, não me venham com cenas de "nós dizemos até..." ou porcarias do género porque "o até" podem Vas. Merdosas Exas fazê-lo no consumo mas na ligação sempre disfarçavam e colocavam a velocidade real.
Desta vez não. Depois vem chorar que agora a concorrência é desleal!
Também em relação ao actual universo PT já nada me admira. Os bons devem ter fugido e os maus andam a dormir como sempre o fizeram. E quando digo a dormir é mesmo a dormir, ou não possuem certas faculdades que são comuns ao género humano, porque só agora é que repararam que eram um monopólio e que a ex-Netcabo/TVCabo/CaboTV é concorrência desleal. Claro que qualquer cidadão normal facilmente se apercebeu dessa roubalheira e também muito dificilmente se esquece mas como aquela gente é de alto gabarito na área de gestão nunca se aperceberam e apesar do dinheiro que (roubaram) amealharam enquanto império monopolista agora andam com as calças na mão.
É pena que nos Açores ainda não exista qualquer outra possibilidade além do batráquio e da CaboTV/NetCabo (penso que ainda se chamam assim) senão aqui o je há muito que os tinha mandado dar uma grande curva.
No Plano Empresarial a coisa muda de figura. Linhas ADSL na conta certa, com baixa contenção e com um preçário competitivo mas é no conjunto que a PT vai buscar o enorme lucro pelo que até poderiam eventualmente oferecer este serviço.

Vá lá, rapaziada. Quando prometerem 1 Mbps façam pelo menos o truque que leve o pessoal a pensar que é verdade pelo menos quando olham para a "velocidade" de ligação.