domingo, junho 14, 2009

SOFTWARE LIVRE NÃO TRAZ ALGEMAS

Uma das grandes vantagens do Software Livre é precisamente o facto de qualquer poder pegar em determinado programa e fazer dele o que muito bem entender.
- É possível melhorar e distribuir com um novo nome?
- E no caso de um projecto que tenha sido abandonado posso pegar nele, fazer uma cópia e continuar com o seu desenvolvimento para não prejudicar a comunidade de utilizadores?
- Posso cortá-lo aos bocados aproveitando apenas a parte que me interessa a mim ou à minha profissão?
- Em resumo, posso fazer desse software tudo o quiser e principalmente sem pagar nada por isso?

Para todas estas questões a resposta é simples - SIM. Nada de "talvez", provavelmente terás que pedir a autorização a alguém ou ainda "penso que terás que pagar algum tipo de licença para isso". Nada disso, apenas um simples e efectivo SIM!
Como é óbvio, quando falo de Software Livre quero referir efectivamente o que é realmente Livre já que existem por aí outras licenças que apesar de terem Livre no nome não são mais que moradias com grades nas janelas.

Por exemplo:
- Calcule que andou durante anos a confiar num programa todo catita que lhe geria as suas finanças. Esse programa era proprietário e o formato de ficheiros não era compatível com coisa nenhuma ou seja, estava completamente dependente desta forma de escravidão. Porém, como a companhia que fabricava esse programa tem um nome que faz estender uma passadeira vermelha e ser atendido pessoalmente pelo primeiro-ministro/presidente de qualquer país do mundo, nunca lhe passaria pela tola que um belo dia todo esse investimento iria por água abaixo, pois não?
Claro que não!
E como é que isso aconteceu?
Porque houve um terramoto?
Essa grande empresa faliu?
Não, unica e simplesmente essa grande empresa decidiu que esse produto não merecia "viver" e vai daí "matou-o". Unilateralmente!
E agora?
Bem, agora só lhe falta apontar - porque carga de água confiou num programa proprietário e ainda por cima incompatível com tudo e mais alguma coisa existente!?

Agora, a partir deste exemplo porque não investir um pouco de tempo, nada de dinheiro, num programa que lhe possa tratar do seu dinheiro, baseado numa plataforma Livre e Aberta?
Por exemplo, tem o GNU Cash para esse efeito, uma óptima alternativa para substituir o Intuit Quicken.
Porque não o faz já hoje!?

Ah!, diacho, só falei no Quicken não foi?
Bolas, será que estou esquecido de um outro que andava por aí e que, segundo os habituais fanáticos, era uma maravilha deste mundo e arredores?
Deixa lá ver...
Eureka(!), já sei. Claro que não falei do M$ Money porque já está morto!
Caso tenha escolhido o falecido para tratar das suas finanças queira fazer o favor de pensar bem antes de fazer outra asneirada.
Ora, através deste infeliz exemplo do M$ Money, não enveredar em asneirada é seguir o caminho do Software Livre e optar pelo Cash ou outro de igual natureza.

Muitas das vezes a propaganda leva-o a pensar que o Software Livre não lhe oferece a segurança de uma enorme companhia mas como pode verificar tal não passa de pura e enganosa propaganda. Na realidade o que essas grandes/enormes companhias do software proprietário querem é apenas o vosso dinheiro e caso não vejam que o negócio é rentável "matam-no" numa resolução unilateral. E quando falo de rentável não é que esse produto esteja a dar prejuízo já que no caso da M$ um produto não rentável é aquele que dá um lucro inferior a 70%! (*)
Portanto, tome nota disto e pense bem quando ouvir uma empresa do género dizer - "estamos a trabalhar para o bem dos nossos utilizadores"
O tanas!

Seja para o que for, pense que existe sempre uma alternativa mesmo que essa alternativa o obrigue a perder algum tempo a quebrar com os vícios do "proprietário". Investir um pouco de tempo não é melhor do que ficar apeado?
Já nem falo nos €, depois de religiosamente ter investido num programa e novas versões do mesmo a um preço de ouro...

Mesmo que use um sistema operativo proprietário, com a exclusão do "cegueta" já que esse nem um aborto de SO se pode apelidar para além de também ter a sua sentença de morte anunciada pelo monopólio, procure sempre optar por Software Livre e Aberto. Não se preocupe com uma possível acusação de pirataria, não investe fortunas para fazer umas contas ou escrever um texto e nunca ficará sujeito ao capricho de uma empresa que dispõe dos fiéis utilizadores à sua excelsa vontade.

Como nota final, agradeço o favor a algum distraído leitor que por cá pare, de não vir para aqui perguntar qual o programa alternativo para um outro proprietário. Existe uma ferramenta Livre que pode usar e que se chama - GOOGLE. Lembre-se que a procura e experimentação fazem parte do processo de aprendizagem e é óptimo para se libertar dessa letargia...
Ah!, e também podem passar pelo PROGRAMAS LIVRES.


(*) - Com a notável excepção da XBox!
Encarta e Flight Simulator também seguiram pelo mesmo caminho. Segundo os responsáveis, não teve nada a ver com problemas nos lucros mas sim de uma resolução interna. Pois...

1 comentário:

Lusitano disse...

"Free Software Free Society: selected essays of Richard M. Stallman"

-> http://shop.fsf.org/product/free-software-free-society/