domingo, setembro 23, 2007

SEGURANÇA - 1

Vou tentar, durante os próximos tempos, dar a conhecer algumas técnicas que poderão ajudar a obter um sistema mais seguro.

Estas dicas não passam de meras opiniões pessoais, pelo que agradeço toda e qualquer sugestão, crítica ou correcção ao que aqui fica dito, no entanto encontra-se completamente fora do âmbito, por manifesta falta de tempo, a resposta a qualquer pergunta.
Peço imensa desculpa mas não dá mesmo, ok?

1ª dica adaptável a qualquer sistema operativo:
Backup - nunca, mas mesmo nunca, descure este importante passo na sua rotina diária, semanal, mensal e anual.
Todos aqueles que prezam os seus dados, devem ter uma política de backup totalmente automatizada, começando por um backup geral, passando imediatamente a incremental.
Cada pessoa age segundo o critério que entender como sendo o melhor e mais eficaz.

No entanto, a título de exemplo para uma pequena firma, aconselharia:
-backup semanal - um backup total no começo. Passar a incremental de forma a manter pelo menos 2 meses sem reutilizar os mesmos suportes;
-backup mensal - backup total. Será executado em todos os meses do ano preferencialmente no dia 12 de cada mês. Não é por uma questão de superstição mas existem alguns elementos virais que gostam muito dos dias 13 principalmente se numa Sexta-Feira. Se tiver alguma hipótese de executar duas cópias faça-o e leve uma delas para outro local físico.
Reserve duas colecções de suportes, uma para os meses pares a outra para os ímpares;
-backup anual - backup total. Duas cópias que deverão ser guardadas em diferentes locais físicos;

Se os dados são mesmo vitais, opte pelo backup diário. Tal como os anteriores deverá adiar ao máximo a reutilização dos suportes.

Tome em atenção que alguns problemas podem a vir a ser detectados algum tempo depois da data em que realmente aconteceram. Para recuperar os dados que interessam poderá ser necessário retroceder algum tempo de forma a corrigir eventuais erros/problemas. É por esse motivo que eu aconselho adiar ao máximo a reutilização dos suportes que servem para backup.

Hoje em dia já começa a proliferar a oferta de "backup online". Tenho aconselhado as pessoas a usarem este tipo de backup mas como um complemento uma vez que, por se situarem noutro local físico, fica salvaguarda a hipótese de ter os dados disponíveis mesmo em caso de alguma catástrofe.

Tenha em mente que melhorar tudo o que aqui ficou dito só lhe poderá trazer vantagens num dia mais tarde.

Todos aqueles que por qualquer razão não podem/conseguem ter uma política de backup como a que descrevi, faça pelo menos de vez em quando um backup geral dos seus dados mais importantes.
Lembre-se sempre que qualquer tipo de backup é melhor do que nenhum.

Sintam-se perfeitamente à vontade para criticar.

4 comentários:

Anónimo disse...

Até agora... nada a comentar :)

Abraço e um resto de bom domingo

Bruno Miguel disse...

Os backups, em certas ocasiões, já me fizeram falta. Só os costumo fazer quando faço uma reinstalação, porque tenho falta de espaço nos discos e não tenho largura de banda e dinheiro para os alojar num local remoto.

Unknown disse...

Eu sempre me habituei a fazer backups dos meus dados e isso já me livrou de muita encrenca. Já vi um amigo meu perder todos os dados pessoais acumulados ao longo de vários anos devido a avaria de um disco. ele desanimou tanto que quase desistia da informática.

Carlos Afonso disse...

Há ainda alguém que não faça cópias de segurança dos seus dados? Deve estar à espera da transformação do computador em bibelot.

Então Paulo nada a comentar? Um abraço a todos.