sexta-feira, fevereiro 22, 2008

MICROSOFT GOES OPEN SOURCE? (1)

Bem, depois de assentar a primeira poeira existem realmente alguns pontos que podem levar a desconfiar desta intenção. Sublinho, no entanto, que o meu desejo é ver a Microsoft esquecer a ditadura que infligiu ao Mundo e caminhar na direcção da Luz.

Uma suspeita que me assaltou desde logo foi o perfeito timing. Perfeito de mais para o meu gosto.

1. Dentro de dias a Microsoft terá uma dura guerra para ganhar mais concretamente o OOXML. Na minha opinião a M$ já ganhou esta guerra através de expedientes muito pouco claros e aproveito para registar o escandaloso acto da delegação portuguesa que vai ser juiz em causa própria ou seja, manda um empregadito da própria M$ votar um standard promovido pela própria M$!
Vergonhoso!

A U.E. anda a investigar, entre outros, a possível interferência da M$ em todo o processo que envolveu a promoção deste formato a standard ISO. E quando digo interferência estou-me a referir a processos de certa forma ilegais.

Groklaw, sempre atento a manobras nos bastidores, publicou recentemente um documento que doutrinava o procedimento que a M$ deveria optar quando quisesse ganhar alguma coisa. Este documento é muito extenso e para quem o quiser ler na íntegra pode seguir o link mas vou deixar aqui uma pequena "tirada":
"Our mission is to establish Microsoft's platforms as the de facto standards throughout the computer industry.... Working behind the scenes to orchestrate "independent" praise of our technology, and damnation of the enemy's, is a key evangelism function during the Slog. "Independent" analyst's report should be issued, praising your technology and damning the competitors (or ignoring them). "Independent" consultants should write columns and articles, give conference presentations and moderate stacked panels, all on our behalf (and setting them up as experts in the new technology, available for just $200/hour). "Independent" academic sources should be cultivated and quoted (and research money granted). "Independent" courseware providers should start profiting from their early involvement in our technology. Every possible source of leverage should be sought and turned to our advantage."

Em resumo, comprem tudo e todos e provavelmente nem é preciso gastar muito bastam uns meros $200 à hora.

Questão final: Se a Microsoft quer tanto a cooperação e interacção com a comunidade porque não desiste já do OOXML e começa a aperfeiçoar o ODF?
(Note-se a garantia que a Microsoft deu nesta conferência de Imprensa quanto ao ODF)

Sugestão: Para quem foi à página da Microsoft poderá constatar que o vídeo encontra-se num formato proprietário da M$ e certamente saberão (?) que o pessoal verdadeiramente livre não o usa.
Senhores e senhoras (*) da Microsoft:
- Mostrem lá um bocadinho da boa vontade que de repente vos acometeu e disponibilizem isso em formatos livres. Não vos deve custar muito pois não?

(continua...)

(*) - Não sei se existem senhoras por lá. Vejo sempre homens a anunciar as coisas mais importantes e fico sempre com a estranha ideia que as mulheres, para eles, apenas servem para colocar os CD's dentro das caixas...

Sem comentários: