terça-feira, setembro 09, 2008

DE BOAS INTENÇÕES ANDA O MUNDO CHEIO

Andam por aí uns "intiligentes" que a determinada altura se lembraram dos pobres coitados dos cantores, ao mesmo tempo que as suas famílias, e pensaram em alongar por mais 45 anos o prazo de vigência dos direitos de cópia ou seja, o dobro do vigente. Assim, embuídos de tão generoso princípio preparam uma Lei para ser acatada por todos os países europeus de modo a repôr a justiça!

Depois de algumas leituras, fiquei com a lágrima no olho - coitados dos pobres cantores que andam a pedir esmola quando poderiam andar bem da vida!
Como diria o Calimero - "é uma injustiça, sim, é uma injustiça" (provavelmente irão obrigar-me a pagar direitos de autor por esta transcrição...)
Isto não se faz a quem dedicou uma vida a elaborar um monumento artístico e que de um momento para o outro se vê sem nada.
E porquê?
Porque
Vai daí e começo a pensar que na realidade eu estava a ver mal o filme e que se calhar os 45 anos suplementares até tinham razão de ser.

Porém, eis que de repente aparece alguém que ilumina a realidade e de tal forma o faz que facilmente se descobre que os pobres coitados dos cantores se são pobres continuarão na mesma pobres e se são ricos provavelmente ficarão um pouco mais ricos. Segundo este grupo britânico a grande maioria dos artistas irá receber uma ninharia que vai desde 0,50 até 26,79 € por ano(!) enquanto uma minoria, os cerca de 20% de artistas de topo, açambarcam-se com cerca de 89,5 % do montante!

Se por um momento ainda fiquei indeciso e quase perguntei - sim, e depois!? - eis que numa simples frase aparece o click e de repente fez-se luz - "Entretanto as principais etiquetas irão fazendo mais uns largos milhões extra por ano."
Ora, afinal a quem é que isto interessa?
Ao consumidor?
Claro que não, já que este prolongamento irá custar muitas centenas de milhões aos consumidores!

Então a quem interessa!?
À indústria fonográfica!
Ou seja, a UE em vez de andar a proteger os consumidores europeus cede aos grandes bobbys lobbys "americanos"!

Poderá mais alguém ganhar alguma coisa com este negócio?
Talvez...

Pode saber mais em Open Rights Group.

Sem comentários: