sábado, setembro 20, 2008

PORQUE HOJE É O DIA DO SOFTWARE LIVRE

Vou falar do VISTA!
O mundo do software livre evoluiu imenso nos últimos anos.
Desde os primeiros tempos em que Gnu/Linux e Apache estavam colocadas no fundo da cadeia do software empresarial passando mais tarde por bases de dados como o MySQL que já se situavam a meio da plataforma empresarial até chegar aos dias de hoje onde já se situa no topo da cadeia do mundo empresarial com vários e programas tais como Alfresco, Compiere, SugarCRM e openBravo só para citar uns poucos e bons exemplos.
Porém, é verdadeiramente lamentável que em todos estes anos o mundo livre não tivesse
conseguido impôr-se ao software proprietário muito por culpa da falta
de soluções verticais que pudessem atender às necessidades particulares de determinada empresa e não apenas as mais generalistas.

Apesar desta longa caminhada e da enorme quantidade de projectos é com enorme pesar que reconheço a falta de programas como o VISTA!
Demorou alguns anos, mas o VISTA conseguiu impôr-se num meio em que apenas uns poucos confiavam que tal pudesse vir a acontecer.

Assim, neste dia do Software Livre curvo-me perante o VISTA e rendo-lhe a minha humilde homenagem.
Para todos aqueles que ainda não conhecem a história do VISTA deixo aqui um excerto da sua história assim como o respectivo link para a página oficial:

The VISTA History Project
VISTA's history is a
colorful, story in itself. The purposed of this History Project to shine a spotlight on this vital effort, to examine its origins, capture the great human stories behind this effort, but most of all to draw forth the crucial lessons VISTA has to teach about (*) informatics, community building, and the effective (and sometimes ineffective) management of large-scale projects. This page will be updated over time as we collect your VISTA stories, . We ask for your help in making this project succeed by contacting WorldVISTA and contributing your input.
Meanwhile, here is an initial sketch of VISTA's history for your comments.

Its history falls into four remarkably coherent ages:



  • 1965 - 1977: The Age of Cooperation: Birth of the VISTA Strategy and Architecture

  • 1977 - 1982: The Age of Struggle: Birth of the VISTA Software

  • 1982 - 1993: The Age of Expansion: Widespread Adoption and Improvement

  • 1994 - 2004: The Modern Age: Achievements and Contradictions

  • A partir de 2004 pouco mais há a acrescentar.
    Mais uma vez a minha humilde, sincera e honesta homenagem a todos aqueles que lutaram por fazer do VISTA aquilo que é hoje em dia ou seja um marco na história universal.
    Bem hajam!

    Post desenvolvido após ter lido este artigo. Lá poderão encontrar ainda mais informações acerca da escalada do Software Livre e mais um pouco da história acerca do VistA.

    Sem comentários: