sábado, setembro 27, 2008

HÁ 25 ANOS...

From CSvax:pur-ee:inuxc!ixn5c!ihnp4!houxm!mhuxi!eagle!mit-vax!mit-eddie!RMS@MIT-OZ
From: RMS%MIT-OZ@mit-eddie
Newsgroups: net.unix-wizards,net.usoft
Subject: new Unix implementation
Date: Tue, 27-Sep-83 12:35:59 EST
Organization: MIT AI Lab, Cambridge, MA

Free Unix!



Há 25 anos, faz perfeitamente 25 anos, foi dado um grande passo a favor da liberdade humana.
Visto desde a nascença como um menino mal-comportado foi evoluindo ao longo destes 25 anos de uma forma crescente e agora chegado a uma idade madura vê-se confrontado com milhões de amigos espalhados por todo o Universo.
Durante o decurso da sua vida ocorreram várias tentativas de homicídio que, felizmente, não deram qualquer resultado muito embora estas tentativas tenham travado um pouco o seu sucesso. Hoje em dia é ponto assente que está a caminhar na direcção certa e movido por esta fé começa a consolidar o futuro.
Sem qualquer dúvida este é o caminho a seguir. Apesar das enormes forças que se reúnem para o abater seja de que forma for, a busca pela liberdade faz parte intrínseca do envelope a que nós chamamos o corpo humano e este é um dos principais factores que nos distingue do restante mundo animal. Acontece que na maioria das circunstâncias algo se interpõe este este inato desejo e a realidade do dia-a-dia. Muitos dos seres humanos vivem obcecados pela ideia que rapidamente definharão caso não exista alguém a obrigá-los a seguir determinado caminho remetendo, desta forma, o desejo de liberdade para um dos cantos mais obscuros do nosso imo o que, se reflecte na prática por uma vivência num ridículo espaço confinado por muros inultrapassáveis e mesmo quando alguma brecha abre uma janela para o exterior a única possibilidade é olhar para fora desse espaço sem contudo conseguir rir, correr e saltar pelos livres e verdejantes espaços que apenas consegue vislumbrar.
Sinceramente, não dá para perceber. Quando é oferecida a liberdade a alguém como é que se pode recusá-la e continuar obstinadamente a gostar de andar preso às grilhetas dos grandes interesses financeiros!?
Felizmente o modelo tão amado pelo império do outro lado do Atlântico desmoronou-se pela base. A capacidade do dinheiro gerar dinheiro seja de que forma for e custe o que custar, especulando nos mercados mais básicos tais como o alimentar, matérias-primas tais como os metais não-ferrosos ou ainda o petrolífero, está prestes a acabar, como aliás era previsível contudo, sem ninguém conseguir adivinhar em que momento ocorreria. Sim, e o que é que isto tem a ver com o bebé que nasceu há 25 anos!?
Por mais incrível possa parecer tem muito a ver. Este bebé desenvolveu-se num mundo dominado pelos grandes interesses dos fundos de pensões "americanos" que dominam um pouco a seu belo-prazer a economia mundial. São esses interesses que geram as grandes corporações monopolistas cuja única intenção é subjugar o mundo aos interesses do dinheiro e que quando confrontados com alguma força que lhes faça frente o único meio a optar é liquidar essa mesma força ou o movimento de pessoas que estão por detrás. Ao longo dos anos este movimento foi conotado com tudo o que havia de pior chegando mesmo ao ponto de ser considerado por outros movimentos, que ajem na lado escuro da "Força", conotado com o Diabo!
Entre ventos e marés o bebé foi crescendo, crescendo e continuará a crescer apesar dos poderosos esforços do lado negro e é esse crescimento a a cada vez maior vontade dos seres humanos em se verem livres das amarras e alcançar a liberdade que torna este outrora jovem e imberbe movimento numa força imparável!
A Luz está ligada e passou de uma pequena, simples e periclitante chama a uma estrela!

Parabéns Richard Stallman pelos 25 anos do GNU.

Para todos os interessados em ver a certidão de nascimento pode dar um pulo até aqui. Não paga absolutamente nada e ninguém lhe vai tirar algum pedaço por causa disso.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Há 25 anos, faz perfeitamente 25 anos, foi dado um grande passo a favor da liberdade humana"

epa, não me faças rir. Um sistema operativo é assim tão importante para a "liberdade humana"? Acho que andas a passar muito tempo em frente ao computador a configurar o Linux e a ouvir as parvoíces do Stallman...

jocaferro disse...

$em comentário$...