terça-feira, maio 29, 2007

ESTUDO SOBRE O DOMÍNIO DO WINDOWS NO DESKTOP

O autor deste blog resolveu encomendar um estudo isento e independente, a la M$, sobre o porquê do domínio do Windows nos Desktop's.
As conclusões deste estudo não são surpresa para ninguém mas a crua realidade poderá chocar algumas mentes mais susceptíveis.

Eis os 5 resultados mais votados:
1º - Pirataria!
Se o produto não fosse tão fácil de piratear, tão fácil que parece de propósito, os números de utilizadores nunca atingiriam o nível que chegaram a atingir;
2º - Pirataria!
Se toda a gente fosse obrigado a comprar este produto muitos enveredariam pelo SL/A, ou seja grátis;
3º - Pirataria!
Além do produto principal ser tão fácil de piratear, muitos dos produtos acessórios também seguem a bitola do SO, principalmente os cerca de 150 destinados a proteger o sistema.
4º - Pirataria!
Qual é o gozo de descarregar SL/A?
5º - Pirataria!
Os milhões de Foruns do tipo warez iriam à falência se ficassem sem os habituais peritos na arte de aldrabar.

Através destes resultados, convém lembrar mais uma vez que são tão isentos e independentes quanto os da M$, será fácil obter uma conclusão:
-Abaixo a pirataria!

Disclaimer:
Este estudo teve como base um universo de 1 pessoa. Apesar dos 332 convites, a que 34 responderam, apenas um resultado era confiável. Assim, através do método do Sr. Prof. Alan MacCormack, o autor deste blog resolveu considerar este resultado como fiel e expressivo da "vontade" dos outros inquiridos e do Universo em geral.
Quem discordar deste estudo pode dar voz na caixa de comentários ou, em último caso, processar-me.

9 comentários:

Bruno Miguel disse...

lllloooollll

Anónimo disse...

"Disclaimer:
Este estudo teve como base um universo de 1 pessoa. Apesar dos 332 convites, a que 34 responderam, apenas um resultado era confiável. Assim, através do método do Sr. Prof. Alan MacCormack, o autor deste blog resolveu considerar este resultado como fiel e expressivo da "vontade" dos outros inquiridos e do Universo em geral.
Quem discordar deste estudo pode dar voz na caixa de comentários ou, em último caso, processar-me."


Não tenho propriamente a certeza, mas o universo é de 34 pessoas :D

Da próxima vez que um estudo desses seja feito, eu participo e assim ficas com mais 1 resultado fiável :P

Mário Martins disse...

Neste momento estou a desenvolver um estudo num fórum nacional onde a informática é um dos assuntos prioritários, não vou fazer pub a esse fórum aqui.

O que quero dizer é que neste momento, num pequeno universo de 85 votantes (votação decorre desde o fim desta tarde, para já 46 correm numa cópia windows não genuína, 30 correm numa cópia windows genuína, 8 em GNU/Linux, 1 em Mac OS, 0 em outros...

A questão que se coloca é:
quem corre uma cópia não genuína do windows, e se o windows não tivesse possibilidade de ser crackado, optariam por comprar o novo windows ou escolheriam soluções livres?

A votação continua e decorre durante 10 dias, depois termina...

Depois coloco aqui os resultados finais se realmente houver interesse...

Abraços...

Bruno Miguel disse...

@mário martins
É um resultado interessante, mas até que ponto os 30 votantes da opção da cópia genuína não mentiram?

Mário Martins disse...

A maioria afirma que o SO vinha com o PC, tanto os que têm o XP como os que têm o vista.

Versões vista ultimate ninguém comprou, tem um ou outro exemplo de terem comprado a versão home. XP ninguém comprou...

Isto demonstra até que ponto alguém está disposto a pagar pelo seu SO, ainda que saibamos que vindo incluído no pc também se paga, de uma forma ou outra...

Bruno Miguel disse...

O tuxvermelho (peço desculpa ao jocaferro por fazer "publicidade" a outro blog) tem um post interessante sobre as razões porque as pessoas preferem usar cópias piratas de sistemas pagos, em vez de usarem sistemas livres.

E como diz o jocaferro neste estudo isento: "Se o produto não fosse tão fácil de piratear, tão fácil que parece de propósito, os números de utilizadores nunca atingiriam o nível que chegaram a atingir"

jocaferro disse...

@mário martins:
Este espaço está aberto a todos. Fiquem completamente à vontade para indicarem sites, blog's e foruns de interesse, como é o caso deste estudo.

@bruno:
idem ibidem do que acima ficou dito. O Tux Vermelho é um dos meus blog's preferidos, assim como o Webtuga.

@geral:
Foi sempre a minha intenção a abertura total deste espaço portanto sem qualquer restrição, com a excepção do spam. Quem achar que algum assunto tem interesse em ser discutido, mesmo off-topic, está perfeitamente à vontade para o colocar neste espaço.

Cumprimentos.

jocaferro disse...

@joel ramos:
ok. É sempre bom contar com opiniões isentas e independentes...
@braço.

Mário Martins disse...

Sendo assim fica aqui o link do local onde o estudo está a decorrer:

http://www.btuga.info/showthread.php?t=27091

Como sabem o btuga é uma comunidade nacional apoiada num tracker P2P e neste momento está num sistema de convites devido à falta de recursos para sustentar um tracker e um fórum com tantos utilizadores, pelo que podem ter dificuldade em abrir a página sem estarem registados e em obter convite...

Neste momento a votação está em:

Universo: 132
Microsoft Windows (não genuíno): 70
Microsoft Windows (genuíno): 47
GNU/Linux: 12
Mac OS: 2
Outro: 1