sábado, fevereiro 02, 2008

IPO

Hoje precisei de obter mais informações acerca da Inspecção de veículos.

Quinta-Feira passada andei com "as calças na mão" com a porcaria da nova modalidade de pagamento do anterior imposto camarário sobre veículos. Só na Quarta-Feira me apercebi que tinha um veículo matriculado no mês de Janeiro quando andava perfeitamente convencido que a data de matrícula era de Dezembro. Uma daquelas coisas que um gajo tem a certeza absoluta e só após a constatação da realidade é que fica pasmado ao ver tal coisa. Além de eu ser um Grande Teimoso (ponham letra grande nisso...) a idade também não ajuda nada e aquilo que acho uma verdade irrefutável não passa de mera imaginação.
Lá consegui comprar a "guia" a tempo e fiquei deveras admirado com mais um engano da minha parte. Imaginava eu que um automóvel a diesel era mais poluente do que um a gasolina mas tal facto não é verdadeiro pois de acordo com a legislação em vigor um veículo a diesel produz um nível inferior de CO2. Não era apenas imaginação porque tenho lido por todo o lado exactamente o contrário.
Bem, apesar daquele nevoeiro preto, atirado para os pára-brisas dos outros condutores não os deixando ver um "boi" à sua frente, quando se pisa no acelerador e quando o assobio do turbo começa a ficar insistente fazendo mesmo algumas cabeças voltar para o nosso bólide, em boa verdade estes carros produzem efectivamente menos CO2.
Aproveito para chamar a atenção que a legislação prevê apenas a medição do teor de CO2 e não me admiraria nada que, considerando outros factores, a gasolina possa ser menos poluente.

Bem, voltando ao tópico, a legislação açoriana no que concerne à inspecção de veículos é diferente do resto do território nacional (*) e a inspecção de veículos de passageiros é efectuada apenas de dois em dois anos após os 4 anos de matrícula e para sempre.
Enquanto na Lei está tudo previsto as informações que me chegam por parte de diversas entidades são divergentes. Por exemplo:
- Um Polo de 1997 fez a última inspecção em 2006 e o selo correspondente tinha o prazo de 2007. A informação que chegou de diversos quadrantes era de que este veículo teria apenas de fazer a inspecção em 2008 já que esta passou para dois ao invés de um como vinha acontecendo;
- Um Astra de 1994 fez a última inspecção em 2007, prazo do selo 2008. Ora agora dizem-me que este carro tem que fazer a inspecção este ano e no mês de Janeiro.
Não percebo nada desta merda. Num caso vale a última inspecção como termo de contagem enquanto no outro vale a data da matrícula.
Ou melhor, até percebo alguma coisa e o que percebo não é muito agradável - um dos veículos anda a circular ilegalmente!

Há por aí algum entendido na matéria que me possa dar uma ajuda?
É que eu não consigo apesar de ter tentado ler a legislação e por falar em legislação quando procurava algo sobre este assunto, encontrei um site que diz, pomposamente, Notícias!
Até parece um site a sério mas a primeira impressão é que não passa de uma mera brincadeira. Posso estar enganado mas uma notícia destas em que o autor confunde a Madeira com os Açores não contribui muito para uma avaliação positiva.

(*) - pelo menos no continente, na Madeira não sei.

3 comentários:

Francisco Costa disse...

Apesar de trabalhar num concessionário automóvel não te garanto a verdade do que te vou dizer, mas acho que fizeram a coisa da seguinte forma:
Os carros com matricula de ano par faziam a inspecção conforme a validade da mesma, enquanto os carros com matricula de ano impar adiaram um ano perfazendo já o tal intervalo de 2 anos.

jocaferro disse...

Provavelmente tens razão. Vou hoje mesmo tratar deste assunto.

@braço.

Anónimo disse...

Pois bem meu caro Joca,chamo-me Jorge bettencourt e vivo nos Açores e tambem tava a tentar encontrar a dita legislação soubre as inspecções auto, uma vez que o meu carro reprovou com grau 2 por ter peneus de marca diferente embora identicos, e tambem com grau 2 a simples razão de não ter água no limpa vidros, meu caro cá para mim isto vai è pela cara do fregês e não por alguma lei em vigor, ou seja: Se a lei esiste onde e como encontra-la para ficarmos a par dela!!!!!!