quarta-feira, fevereiro 27, 2008

TUMBA!

VIVA A UE!
A recente multa de USD 1.35 mil milhões
Segundo outras fontes a UE está a mandar um postal de "Boas Festas" ao Monopólo$oft só que a quantia ascende a 1,2 mil milhões de Euros!
Seja como for é uma quantia que me faria bem feliz, caso viesse parar à minha conta bancária, claro!

Mas, o que é isso para um monopólio que andou a mamar durante pelo menos década e meia!?
Pouco, poderão dizer alguns menos avisados porém quem deu uma vista de olhos ao último relatório e contas da M$ datada de Dezembro de 2007 poderá constatar que a M$ está a prever um mau período e até parece ameaçar alguém através de uma suposta venda de património. Na verdade, os atropelos desta empresa a outras mais pequenas e também a algumas mais poderosas poderá originar a perda de grande parte dos seus recursos através de algumas acções que irão ter o desfecho final durante boa parte deste ano de 2008.
Estas palavras que anexo a seguir não são de qualquer analista ou adivinho mas sim do próprio relatório oficial de contas até ao final do ano 2007. Sigam-me:
"Adverse outcomes in some or all of the matters described in this section may result in significant monetary damages or injunctive relief against us that would adversely affect distribution of our operating system or application products. We may enter into material settlements because of these risks."

Há um ditado que se adapta perfeitamente ao caso da M$ - "quem com ferros mata, com ferros morre".
Portanto, mesmo o próprio relatório parece indicar que algo no monopólio vai mal e que este precisa urgentemente de fazer uma compra avultada, como a Yahoo, desde que consiga fabricar e espalhar mais uns milhares de milhões de acções para manter o "tal" esquema em pirâmide que já muitos "viram" e só o Departamento do tesouro dos EUA parece ignorar ano após ano. O pior é se o pessoal, especialmente os empregados que devem ter as casas forradas com acções da M$, que está atulhado deste papel começa a vender tudo a torto e a direito...

Claro que o Governo dos EUA nunca permitirá que uma empresa do tipo M$ vá ao fundo e tudo fará para a manter no topo. Afinal, é um emblema dos EUA e toda a gente sabe como eles são tão patriotas. A minha opinião acerca desse emblema já toda a gente deve conhecer...

Pois é, a UE não foi em cantigas do Open-Source à moda da M$ e certamente ter-se-á apercebido do timing da tal abertura do código. Além disso o sorriso de Ballmer também não deve ter ajudado...
Falta o OOXML. Aquilo que me parecia garantido à partida já me parece mudar de forma, embora a vantagem da M$ seja enorme quanto mais não seja pelos horde de empregaditos e contratados da própria M$ em que o exemplo português é "bandeira" desde o início!
Vamos esperar pelas próximas notícias...

2 comentários:

Francisco Costa disse...

Ainda não sei qual o valor correcto da multa, já ouvi desde 440 milhões de euros a 887 milhões de euros... eu por agora fico-me com o que li na forbes.com 899 milhões de euros, ou seja, 1.35 biliões de dolares.
Será que depois de pagar tal multa a Ms ainda vai ter o $$$ para se por a tentar comprar a Yahoo ou outras do género. Aliás, será que neste momento alguém quer ter alguma espécie de negócio ou parceria com a Ms? É que isto de ajudar a pagar multas é uma coisa que ninguém quer...
Fora toda a questão financeira ainda há uma lição a aprender com tudo isto. Esta multa financeira enorme traduz-se também num claro NÃO da União Europeia às práticas da Ms, ou seja, jogam pelas nossas regras, ou então, podem voltar lá para as terras do tio Sam...

Francisco Costa disse...

Já agora o porquê de tal multa astronómica?!
Simples, a Ms cobrou, entre 21 de Junho de 2006 e 21 de Outubro de 2007, aos fabricantes de software 0,7% das receitas provenientes de software que fosse desenvolvido usando protocolos que fossem cedidos pela Ms. Após 21 de Outubro de 2007 a Ms concordou em cobrar apenas 0,4%.
Mas mesmo assim não livrou de pagar a multa referente ao período em que a União Europeia considera que a Ms cobrou valores excessivos por royalties.