terça-feira, setembro 02, 2008

GOOGLE CHROME?

E o que é isso do Google Chrome que tanta gente anda por aí a falar?
Como uma imagem vale mais que mil palavras eis aqui umas ilustrações que podem ajudar.

2 comentários:

Francisco Costa disse...

O Chrome é o navegador da Google.
O Google é grande, e o Chrome também, ouvi dizer que é qualquer coisa com 480 Mb (é preciso ser assim tão grande?).

Os argumentos da Google para criar um navegador de internet tem a sua razão de ser.

1 - A Google diz e muito bem que a internet mudou muito e que era preciso fazer um navegador de raiz a pensar na nova era da internet.

2 - A gestão de processos individuais para cada página de internet aberta é uma novidade interesssante.

3 - O facto de se poder abrir uma sessão de navegação que não guarda vestigios dos sites visitdos parece muito bom para quem tem coisas a esconder. Será que é mesmo assim, não estará o Google sempre à espreita.

As minhas desconfianças para o aparecimento deste navegador são as seguintes:

- A Google quer uma fatia de um mercado que se divide entre o IE, Safari, Opera e Firefox, logo pensaram e muito bem que também há lugar para mais um.

- Assim é mais fácil seguir as tendências de navegação dos seus utilizadores, o navegador é deles podem fazer o que eles quiserem, e não venham com histórias de privacidade e afins, porque possivelmente as irão violar...

- A Google irá dominar e aumentar a sua fatia de adeptos. Agora será mais fácil oferecer os seus serviços aos utilizadores, implementa-os directamente no navegador.

Eu por mim continuo fiel à raposa de fogo, FIREFOX.

jocaferro disse...

Eu não instalei nem irei instalar nos próximos tempos. É novo demais e já começam a aparecer os primeiros problemas sendo que um é grave.
Na verdade esta é uma versão beta, muito embora isso perca o significado quando falamos de Google.

Muita gente anda para aí a confundir o tamanho do Chrome. Em abono da verdade o ficheiro de quase 500MB - Chromium - é um svn (subversion)que contém tudo o que é necessário para o desenvolvimento dentro do "Linux". Depois de compilado já não se fala em MB mas sim em GB!
Vem lá tudo para todos os SO.
Ontem, depois de descarregado e compilado, peguei no sono mas hoje vou ver se dou uma volta pelos ficheiros.

Isto não é a mesma coisa que o tamanho do Chrome...

É muito cedo para estar a falar acerca disto mas, pelo que ontem vi no "código", parece-me ser o ponto de partida para um projecto mais ambicioso e um verdadeiro ataque à "cloud".

Não acredito que queiram acabar com o Firefox especialmente quando acabaram de assinar mais um acordo até 2011 acordo esse que são mais de 2/3 das receitas de Mozilla.

O que me parece certo é que nada será como antes. O Firefox e mesmo o IE terão obrigatoriamente de se adaptar à nova realidade.

Quanto ao Google estar à espeita eles já disseram que não no caso da navegação e sim no caso de busca. De qualquer forma, relembro que o código é aberto e que será extremamente fácil à comunidade ver o que se passa nos bastidores.

Entretanto vamos ficando pelo Firefox e também pelo IceCat...

@braço.