sábado, abril 19, 2008

SERVER 2008 vs ME2

Já por diversas vezes tenho deixado aqui a minha opinião acerca do Server 2008. Geralmente, tenho uma opinião bem favorável acerca deste pedaço de código proprietário e acreditem que é merecida.
Não se sabe muito bem o preço do Server, depende de muitos factores, mas deverá ser merecido porque este produto é realmente um bom exemplo do que a Microsoft pode (e deve!) fazer.
A única pena que tenho é que não seja livre e aberto e a M$ passe a uma política de "serviços" que parece ser muito rentável para outros, tais como a Red Hat e mesmo a Novell. Mas esta é uma opinião pessoal e já sei que 99% das pessoas devem-me achar maluco:
-"Este gajo é tolo. Está à espera que a M$ abra o código?
E como é que eles iriam ganhar dinheiro?
-Ou, já agora, onde é que a gente ia gastar o nosso dinheiro ou o gozo em andar a piratear (99% dos outros 99%) os programas da M$!?"

E os empregaditos da M$ a fazer contas à vida:
-"E agora?
O que é que a gente vai fazer?
Trabalhar numa empresa de tele-marketing?
Realmente, a única coisa que sabemos, mais ou menos, fazer é levar e dar injecções acerca dos produtos da M$.
Agora querem que a gente dê suporte!?
Pensam que a gente sabe alguma coisa acerca destes programas excepto vendê-los!?
E mesmo vendê-los, também não dá grande trabalho já que a casa mãe tem os negócios na mão e muitas vezes com os próprios governos. Milhões e milhões... (chiuf... chiuf...)"

Bem, deixando de brincadeiras, quando digo bem do Server 2008 aparece sempre alguém armado em engraçado a exclamar que o Server 2008 é baseado no Me2 e logo eu não tenho qualquer razão em andar sempre a criticar aquela coisa. Como não tenho grande experiência do Me2, excepto umas instalações para família e amigos, tenho-me abstido de replicar muito embora desconfiasse sempre que havia algo de errado com esta ilação Server 2008 = Me2.

Pois, agora já não estou sozinho e até tenho um "amigo" a explicar tudo para quem andava para aqui armado aos cucos. Bem me parecia que havia qualquer coisa de errado...

Só para terminar, cada vez tenho mais a sensação que o Me2 não passa de uma beta foleira do que é/vai ser o Server 2008. Mais uma vez, detesto quando tenho razão!

PS: No post anterior escapou-me que o meu companheiro Bruno Miguel já tinha referido o assunto no seu blog, logo no Planet Geek. Como só mais tarde li o post aqui fica o meu acto de contrição.

Já agora, para quem for até ao Planet Geek não se esqueça de dar uma vista de olhos a esta tira cómica no também companheiro Tux Vermelho.

Sem comentários: