quarta-feira, abril 30, 2008

F1

Outrora não conseguia resistir a assistir a tudo o que se relacionasse desportos motorizados com especial incidência na Fórmula 1.
Agora, o tempo é pouco para os meus afazeres e lá vou seguindo como posso e não como quero.
Nestas coisas de corridas da F1 a constante busca pela perfeição, evolução e inovação tecnológica é um factor predominante para ganhar ou perder corridas.
E como é que isso se consegue!?
Será que as equipas confiam este desenvolvimento às capacidades de inovação tecnológica daquela firma de Redmond!?
Que absurdo!
De facto, a maioria das equipas utiliza LINUX!

"As a technical sport motor racing demands of its participants a close understanding of the technologies that can help them. F1 motor racing is probably second only to the aerospace industry in the application of aerodynamic simulation and wind tunnel technology. It is a testament to the rapid advance of Linux in high performance computing that most teams in Formula 1 have been using Linux systems in their aerodynamic and engine workshops for a number of years.

"Formula One is a product excellence business that's all about innovation and technology," says Jonathan Neale, the managing director of McLaren Racing. "We're competing for first place in an environment where the difference between first and tenth is about 0.6 seconds, so we're constantly seeking fractions of a second in performance improvement. On average we'll make a change to the car every 20 minutes during the course of a season, and to do that, simulation is vital in making efficient changes to the car." Back in the factory, McLaren uses computational fluid dynamics (CFD) analysis running on Linux on SGI Altix high performance computers to simulate and predict the car's behaviour."


Ou seja, quem usar aquela coisa que alguns dizem ser um SO apenas podem dizer que tem uma "espécie de Fórmula 1".

Há por aí algum leitor desta chafarica que por acaso tenha alguma influência junto dos organismos oficiais e que possa transmitir isto a quem de direito!?

7 comentários:

Hugo S. disse...

Apesar de não gostar de conspurcar as minha máquinas com Windows (embora esteja a escrever este comentário nele), preferindo Debian ou Ubuntu GNU/Linux tenho que lhe contar um segredo...
As ECU's usadas pelas equipas de F1, são todas iguais e produzidas por um consórcio muito particular, McLaren Electronic Systems e Microsoft, logo todos os carros são espécie de Fórmula 1.

Saudações

jocaferro disse...

Não é segredo nenhum e ainda bem que me chamou a atenção.
De facto, as equipas andam todas a utilizar ECU da McLaren Electronics Systems.
Também é um facto que as equipas foram OBRIGADAS a utilizá-la;
Também é um facto que a única coisa que a ECU faz é tratar dos parâmetros, logo, não tem qualquer influência na inovação tecnológica dos chassis/motores;
Também é um facto que não é a ECU que faz andar um carro;
Isto também é um facto:
http://www.worldcarfans.com/9080317.019/ferrari-sabotaged-by-mclaren-ecu
http://www.autosport.com/news/report.php/id/61758

Transportando para a vida real podemos constatar que as tácticas da M$ também são válidas na F1 ou seja, os outros criam e desenvolvem e a M$ trata de roubar o que os outros fizeram e usar da enorme influência do monopólio forçar as equipas/mundo a usar aquilo que interessa apenas o que lhes (M$) convém. E como é que o faz!?
Tal como na compra da certificação ISO, vai influenciar directamente a FIA e esta ao fim de dois anos torna obrigatório o uso desta ECU.
Nada a que já não estejamos habituados...

@braço.

jocaferro disse...

Já agora:
Nice F1.
As vitórias é que custam a aparecer...

@braço.

Hugo S. disse...

Concordo plenamente com a avaliação das tácticas da Microsoft. Roçam o doentio, então a questão da certificação ISO nem se fala.

Em relação à sabotagem, rio-me. As ECU são iguais para todos, todos tiveram os seu problemas a adaptar-se, embora seja possível que a McLaren-Mercedes tenha tido alguma facilidade, no entanto, o mesmo se passou com os pneus. Quando se passou a apenas um fornecedor, a Ferrari e restantes equipas que usavam esses pneumáticos tinham vantagem, embora a scuderia tivesse mais pois sempre foi a que mais perto trabalhou da Bridgestone.
A questão da da sabotagem pode-se ver por dois lados:
- Ou a Ferrari tinha sistemas muito avançados de gestão e perderam muito com a nova ECU (o que é provável)
- Ou então a Microsoft não disponibilizou as especificações/procedimentos, o que não me admirava nada, vindo de Redmond...

De qualquer forma, já se notou que o Cavallino Rampante está em grande forma, para infelicidade minha.

Uma das equipas que realmente tem razão de queixa da ECU, e toda a gente sabe, é a Renault, pois sempre teve uma grande componente electrónica no carro, no entanto parece também já ter recuperado do desfalque.

Saudações

jocaferro disse...

De qualquer forma, já se notou que o Cavallino Rampante está em grande forma, para infelicidade minha.

Porquê!?
Eu até nem desgosto.
Estou é maravilhado com o que os "putos" novos andam a fazer. Já não há respeitinho nenhum... ;-)

Embora alguns dos nomes já tinham o carimbo de grandes promessas nunca pensei em vê-los a discutir o pódio e com toda a justeza diga-se de passagem.
Eu agora ando com muitos afazeres mas há uns tempos atrás ficava doente se perdia um segundo de qualquer transmissão. Enfim...

@braço.

Hugo S. disse...

Porque o meu coração reside em Woking...
No entanto, quando me parece certo critico a McLaren. No Stepneygate optei por não tecer muitos comentários porque os meus amigos ficaram pasmos com a minha dura posição.

E sim, estes novos talentos são fantásticos, um que sigo com atenção é o Robert Kubica, o rapaz é mesmo muito bom e acima de tudo trabalha imenso para a equipa. Merece mesmo chegar ao lugar mais alto do pódio.

O Hamilton é bom, mas talvez não tanto quanto pintam. Tem é muito mediatismo.

O Kovalainen é bom, teve azar na Renault e tem dado boa conta de si e tem melhorado com o tempo.

Rosberg é um talento nato e tem maturidade, estando a ganhar rodagem na Williams, no entanto, numa equipa de ponta poderia fazer muito mais.

Nakajima também dá bem conta de si, sendo rápido, mas inconstante, no entanto ainda tem margem para melhorar.

O Adrian Sutil é um pau de dois bicos. No ano passado mostrou-se forte, mas este ano tem um parceiro com quem pode e deve aprender (muito).

Neste momento estou aborrecido porque em princípio vou perder a corrida na Turquia, o que diz bem do quanto aprecio ver as corridas.

jocaferro disse...

O meu planetário (Planet Geek) companheiro Obvious e um dos melhores bloggers que conheço tem lá uma máquina que ficaria bem em qualquer team da F1.
Das pilotos é que nunca ouvi falar mas devem ser boas... ;-))

http://blog.uncovering.org/archives/2008/05/o_designer_futurista.html

@braço.