domingo, outubro 19, 2008

DEAR ORDINARY JOE...

Eu gostaria imenso de tentar explicar correctamente aquilo que me passa pela carola quando penso no momento actual e na crise financeiro-económica que grassa por aí. Gostaria mas não consigo já que a informação é imensa e não vem só de agora mas sim desde há muitos anos atrás e a maioria dessa informação que entretanto assimilei já não consigo encontrar.
De facto, muitos autores vinham predizendo o que iria acontecer se o mercado continuasse a evoluir da forma como vinha sendo feito. Praticamente ninguém ligou aos indícios do que já há muito se previa e numa passividade bovina lá foram deixando andar até ter chegado ao que chegou. A situação porém parece não ter ainda captado a atenção das sumas entidades dos governantes e daqueles que multiplicam dinheiro e ao invés de combaterem esta mesma situação a única coisa que sabem fazer é aplicar um penso rápido e está a andar. No caso de uma ferida tão profunda como esta um paliativo desta natureza é comparável a um humano tentar vazar uma barragem apenas através das suas próprias mãos em concha!
Apesar da benevolente aceitação por parte dos media que a todo o custo tentam fazer passar a imagem que os programas inventados pelos governantes  irão dar resultado o que é facto é que o Povo não parece querer ir em tangas e está-se puramente a marimbar para os tais truques de magia financeira que o aparelho governativo diz ser capaz. Ora, o Povo já conhece perfeitamente a capacidade dos governantes em gerir a coisa pública e também sabe que o Estado sempre foi um mau gestor pelo que já se está a preparar para arcar com todas as consequências desta crise e apenas se preocupa como irá ser o seu futuro com tanta dívida dos outros para pagar. Ninguém tenha qualquer ilusão quanto a este assunto e pode ter a certeza que os ricos irão a todo o custo tentar recuperar as perdas e só o conseguirá fazer chulando o pobre coitado que nunca teve qualquer culpa em toda esta porcaria que fizeram e que vão continuar a fazer. Quando o rico tiver minimizado os prejuízos assistir-se-à a uma nova cavalgada da especulação e aí chegada a altura lá estará novamente o rico a pensar em obter lucros desta situação deixando para trás a anterior ambição de apenas recuperar o prejuízo, originando uma nova crise a qual será muito pior do que esta. Enquanto o rico segue e soma e pobre trabalha cada vez mais e apenas consegue diminuir o seu espólio pensando cada vez mais na sua sobrevivência.
No fundo, pessoalmente vejo três situações imutáveis em toda e qualquer crise:
1. - Todos os governos irão dar sempre o seu melhor tendo em atenção o POVO!
2. - a absoluta certeza que cada crise será sempre pior que a anterior;
3. - os prazos "inter-crises" serão cada vez menores.

Para todos aqueles que se interessam por esta crise e principalmente com a porcaria que andaram a fazer nos EUA, aconselho uma leitura atenta a esta carta.

Sem comentários: