quarta-feira, outubro 08, 2008

OS RATOS COMEÇAM A ABANDONAR O BARCO...

Hoje tinha reservado um pouco do meu precioso tempo para escrever uma carta a Nellie Kroes para tentar descrever a recente volta de Steven Ballmer e pelo investimento em centros de pesquisa que apenas por rara coincidência se tratam justamente daqueles que repentinamente mudaram de um Não ao OOXML para um Sim. Claro que iria frisar que os milhões a investir na Noruega, Alemanha, França e Inglaterra são apenas fruto de uma incrível coincidência, como tantas outras que vem à tona sempre que se fala da M$ e seus acólitos.
Claro que os acólitos também não poderiam faltar e neste caso acontece mais uma daquelas extraordinárias coincidências com a parelha M$ / J. P. Sá Couto (*). E a coincidência também pouco terá a ver com a participação do enviado e$pecial desta empresa junto do comité nacional que "avaliou" o mesmo OOXML. Também é apenas uma estranha coincidência estas duas empresas estarem a ser acusadas de graves crimes em que uma, M$, já foi devidamente acusada julgada e considerada culpada.

Mas, entretanto aconteceu algo que me obriga a deixar essa carta para amanhã e aproveito o meu tempo para rever alguns exercícios de futurologia que aqui o je, aprendiz de feiticeiro, engendrou em algumas ocasiões como por exemplo:
- PALAVRAS ABENÇOADAS; (note-se a referência ao Google para além do atropelo dos direitos humanos por parte dos investidores)
- O FUTURO DO LINUX;
- M$ + RED HAT ?!; (note-se a menção ao Google e já agora à participação especial de um comentador por demais conhecido)
(lamentavelmente, os 3 primeiros parágrafos perderam qualquer sentido e o link já não existe)
- UM DIA A CAÇA VOLTA-SE CONTRA O CAÇADOR.

Depois de passar em revista estes meus posts lá me veio outra vez a habitual crise de remorsos - Merda, detesto quando tenho razão!

Chegado ao dia 8 de Outubro do Ano da Graça de 2008 eis que David Einhorn, um dos mais famosos gestores de fundos e que anunciou a desgraça que iria ocorrer com o colapso da Lehman Brothers uns bons meses antes desta acontecer (outro bruxo...), abandonou o barco da M$ onde se cotava como um dos mais importantes investidores. Segundo as suas palavras:
- "Since then, management has acted in an overaggressive and almost panicky fashion regarding its online offering.  First, it sought to acquire Yahoo! and then after that failed, it announced extremely high internal investment requirements to pursue this “huge” opportunity (read: “Google-envy”).  We doubt the opportunity is what they say it is and wish MSFT focused on its core strength: software.

The CEO is a very smart and very wealthy man.  Perhaps, he is so wealthy that he has bigger ideas and aspirations than making MSFT’s shareholders wealthier.  We’ve given up on MSFT for now as we feel better investing in companies where management at least appears to be trying to work for shareholders.

We share the concern about Microsoft's online investment, which we continue to believe is going nowhere. (We think Microsoft should just spin what's left into Yahoo.)  We do think that Steve made the right call about Yahoo, however. We continue to think that deal would have been a disaster."

Pois é. O que é que acontece quando um barco começa a dar os primeiros sinais de se estar a afundar?
Embora os ratos andem a fugir é claro que a M$ não se vai afundar, pelo menos por agora, mas o que é realidade é que o desvario acampou lá para os lados de Redmond.
Mas, o que é mais estranho nesta fuga é que não consigo imaginar porque é que um grande e notório investidor se pira da M$ apenas por uma coisinha tão trivial como esta?
Será que Steven Ballmer anda a gastar assim tanto com a sua obsessão!?

Realmente a M$ anda envolvida em várias lutas e em várias frentes e o ultrapassado método Ballmeriano, a la ditador do Terceiro Mundo, não contribui em nada para a saúde financeira do monopólio e aí sim digo - felizmente!

O que é facto é que as constantes lutas e o desvario que grassa por aqueles lados apenas tem contribuído para a M$ saia cada vez mais fragilizada após cada borrada que faz e a quantidade delas nos últimos tempos é impressionante, principalmente a Grande Bosta que é o Me2, derrota aliás já reconhecida pela própria M$ - ainda recentemente o XP viu a sua data de validade aumentar em mais seis meses e o anúncio do Windows 7 em ser antecipado para o próximo mês.

Puxa, até parece que a M$ é a representação do Inferno. Não, nada disso. Nem tudo é mau lá para aqueles lados e até tem muitas coisas boas para mostrar o quanto valem em inovação tecnológica, como por exemplo os ratos, a "tal" mesa de bar, ehemm, ahamm, os ratos, huuummm, aquela mesa de taberna, e ..., ah!, eureka!, os anúncios publicitários!
Tal como este retirado daqui:




"PDC 2008, (**) Windows 7 is coming and I can't wait",
yeah!

"seven is my magic number",
wow!

"you can't win with another system made for losers" (eles lá sabem...)
ahhhhh... ahhhhhh... ahhhhhhhh...
Desculpem, amanhã continuo...
ahhhhh..., ahhhhh...


(*) - Muito antes do Magalhães...
Fica para um próximo post.

ahhhhh..., ahhhhhhh...,

(***) - Ui que site tão, tão nem sei como é que hei-de dizer..., tão mal parido e com uma cor que me faz lembrar..., huummm, deixem-me cá ver, hummmmm, o UBUNTU!
E ainda uma outra coisa que de momento não me consigo recordar...
Este site é uma verdadeira montra das capacidades tecnológicas que a M$ possui actualmente...
Aquilo a que se pode chamar um genuíno Choque Tecnológico!

iiihhhhh..., iiiiihhhh....,

PS: Por falar em anúncios publicitários, já alguém reparou que em mais de
99,99% dos anúncios dos 300 milhões de USD não aparece qualquer menção
"aquela coisa que agora apenas um número cada vez mais reduzido de
ludibriados ainda teima em chamar de SO"?

ehhhh..., ehhhhh..., ehhhhh,

Sem comentários: