sexta-feira, outubro 24, 2008

SIM SRA. MINISTRA

O que a gente ouve por aí. Ouvi há pouco uma intervenção da Sra. Ministra da Educação, penso que proferidas durante o dia de ontem, referenciadas à recente recusa de alguns professores se recusarem a alinhar no processo de avaliação.
Como tenho por várias vezes notado, esta Sra. é pródiga em pérolas filosóficas e geográficas, principalmente em relação aos Açores. Desta vez saiu-se com algo assim parecido:
- "Há uns que param e outros que avançam. É assim que o mundo gira e avança."
Ora, analisando bem estas palavras talvez até tenha um pouco de razão, mas o grande problema é que a Sra. Ministra apenas pensou na sua concepção de um ideal todo filosófico e não pensou na posição dos seus oponentes. Se a Sra. ministra pensa que o mundo avança por uma auto-estrada fora os seus "adversários" também podem pensar que o mundo avançará mas é na direcção do abismo.
Sinceramente, não tenho opinião formada mas a Sra. Ministra cometeu um erro na escolha das palavras já que a letra é outra:
- o mundo "gira" e avança mas é nas mãos de uma criança!

Posto isto, quero deixar por aqui um recado:
- resolvam lá a lavagem da vossa roupa suja mas sem magoar aqueles que geralmente são os saem feridos nestas guerras de alecrim e manjerona - as crianças.

"o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança"

António Gedeão - "Pedra Filosofal"

Ou também pode ser o Sr. Prof. Rómulo de Carvalho autor de um livro de Física que me (bem) acompanhou nos primeiros anos do Liceu.

Estranha coincidência ser um Professor (?)...

Sem comentários: