Nas habituais deambulações pela net tenho-me deparado com uma enorme quantidade de pessoas que costumam questionar qual a vantagem de ter uma estrutura baseada em sistemas livres e abertos face a uma proprietária.
Uma das principais questões que usualmente se colocam para fazer valer a posição dos que defendem um sistema proprietário tem a ver com a falta de técnicos qualificados que aparentemente faltam no mundo livre. Para além da falta de técnicos qualificados também advogam a teoria que os ordenados são muito superiores aos dos "outros". Concedo que até seja assim mas essa poderá ser uma falsa questão sem haver uma análise acerca do real valor do software livre e aberto e respectivos técnicos.
Para fazer um pequeno teste acerca das reais capacidades do SL/A e respectivos técnicos qualificados, vou deixar aqui uma simples questão só para ver se alguém acerta (*):
- Imaginem uma enorme organização que presta serviços online e que tem mais de 400 servidores. Esses servidores garantem a resposta a 10 mil milhões de visualizações por mês cujo tráfego pode atingir num pico mais de 50.000 requisições HTTP por segundo.
(abstraindo outros números só para não aumentar a confusão)
A pergunta é a seguinte:
- Quantas pessoas compõe a infra-estrutura técnica dessa organização?
As respostas poderão ser dadas para qualquer plataforma seja ela livre ou proprietária. Para quem não sabe a resposta pode "pegar" nos exemplos que conhece e atirar um número mais ou menos aproximado.
(*) - Chamo a atenção que este é um caso real cuja resposta acertada apenas diz respeito à actual infra-estrutura baseada em Red Hat / Fedora. No tocante aos "outros", só por estimativas baseadas em exemplos mais ou menos semelhantes se poderá obter uma resposta aproximada.
Uma das principais questões que usualmente se colocam para fazer valer a posição dos que defendem um sistema proprietário tem a ver com a falta de técnicos qualificados que aparentemente faltam no mundo livre. Para além da falta de técnicos qualificados também advogam a teoria que os ordenados são muito superiores aos dos "outros". Concedo que até seja assim mas essa poderá ser uma falsa questão sem haver uma análise acerca do real valor do software livre e aberto e respectivos técnicos.
Para fazer um pequeno teste acerca das reais capacidades do SL/A e respectivos técnicos qualificados, vou deixar aqui uma simples questão só para ver se alguém acerta (*):
- Imaginem uma enorme organização que presta serviços online e que tem mais de 400 servidores. Esses servidores garantem a resposta a 10 mil milhões de visualizações por mês cujo tráfego pode atingir num pico mais de 50.000 requisições HTTP por segundo.
(abstraindo outros números só para não aumentar a confusão)
A pergunta é a seguinte:
- Quantas pessoas compõe a infra-estrutura técnica dessa organização?
As respostas poderão ser dadas para qualquer plataforma seja ela livre ou proprietária. Para quem não sabe a resposta pode "pegar" nos exemplos que conhece e atirar um número mais ou menos aproximado.
(*) - Chamo a atenção que este é um caso real cuja resposta acertada apenas diz respeito à actual infra-estrutura baseada em Red Hat / Fedora. No tocante aos "outros", só por estimativas baseadas em exemplos mais ou menos semelhantes se poderá obter uma resposta aproximada.
3 comentários:
4 pagos e 3 voluntários ;)
Nuno Dantas
no maximo um admin por servidor.
Como assim havia 90% dos admins sem nada para fazer... digo uns 6!
Perto? Longe?
p.s.: Se fosse eu o admin, bastava só eu! :D ehehehehehe
yeap.
4 pagos e 3 voluntários.
wikipedia, rula!
@braço.
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