sábado, maio 31, 2008

UI, QUE AS COISAS ANDAM A AQUECER!

A M$ e a Apple andam à pancada devido ao Safari.

DIGA NÃO À PIRATARIA

Pelo menos na Rússia o caso não é para menos. Durante 2007 mais de 4.000 pessoas foram presas devido à pirataria e este ano, de Janeiro a Março, já conta com cerca de 800!
Por cá, vão-se fechando os olhos à transgressão e só de vez em quando aparece alguma notícia acerca da descoberta de algum pirata e apenas andam entretidos a fechar sites de partilha de ficheiros. Além disso parece que guardam sempre para o fim do ano. Será para regularizar as quotas ou apenas para mostrar serviço!?

Tenham cuidado que qualquer dia podem ser vocês. Legalizem-se!

Se não tiverem cerca de 3.000 € para legalizar Windows +M$ Office + PhotoShop + Autocad podem recorrer ao software livre e aberto que OFERECE soluções para quase tudo.

Por falar em pirataria, o Bruno Miguel enviou-me, num comentário, para a leitura deste texto. Nem sei o que dizer de tão obtusa concepção deste arauto de soluções que, para mim, atropelam os direitos do ser humano.

Ora reparem bem nestas afirmações:
"Manuel Lopes Rocha, advogado da PLMJ,
que realçou a urgência e importância da questão das patentes de
soluções desenvolvidas pelas entidades da Administração Pública,
Central e Local. Para o causídico, o futuro tem tudo para ser mais
risonho, até porque o Plano Tecnológico tem servido de locomotiva a um
comboio que estás prestes a entrar em velocidade de cruzeiro.
"

(...)
"Sim, há uma lei do software e há que seguir as regras que estão nessa lei."

Ai sim!?
Há uma Lei!?
Então qual a necessidade das patentes!?
Tenho lido por aí esta mesma concepção por parte dos defensores dos grandes interesses económicos e sempre me fez uma enorme confusão esta interpretação de alguns senhores advogados os quais , ao mesmo tempo que reconhecem que existe uma Lei que defende os interesses dos direitos de autor, por outro querem patentes. Para quê!?
A Lei é má!?
Proponham alterações. Certamente o aparelho legislativo estará receptível a alterações principalmente se atentarmos na data deste Decreto-Lei.
Além de existir uma Lei também existe uma Associação dotada de plenos poderes para salvaguardar os direitos dos autores de software!
Sim à Lei e ABAIXO AS PATENTES de Software!

Um pouco mais à frente, sai-se com esta:
"Os Creative Commons e o open source são duas iniciativas que atiram ao
coração do direito de autor e, curiosamente, quando têm problemas é a
ele que recorrem.
"

Este senhor advogado ou não quer ou não sabe rigorosamente nada acerca deste assunto além de apenas estar a espalhar FUD. Colocar o assunto desta forma não passa de um deturpação do que é que se pretende com licenças livres. Exposto desta forma até parece que alguém tem uma pistola encostada à cabeça quando adere a uma licença livre e aberta.
Será que alguém é obrigado a optar por estes tipos de licenças!?
Além disso parece esquecer-se que muitas das licenças livres e abertas possuem enquadramento legal e quem ultrapassar o que se encontra redigido pode ser accionado legalmente da mesma forma que qualquer outra Lei.


Fico admirado é perante a manifesta falta de vontade do poder legislativo no geral em traduzir a GPL para a língua portuguesa de Portugal, bastava copiar e compor a versão em português do Brasil, e enquadrá-la legalmente. Poderiam começar por aqui em vez de andarem a sacar do baú os fantasmas das patentes que aproveito para lembrar:
- Neste momento, e até algo em contrário, as Patentes de Software não tem qualquer valor legal na União Europeia e existem grandes movimentos, principalmente no caso dos EUA, que visam acabar com as ditas cujas devido à autêntica bandalheira que este processo criou.
Note-se que este senhor, em determinada altura, fala num período de 4 ou 5 anos para um julgamento em 2ª instância ao mesmo tempo que apelida de brutal mas esqueceu-se que um processo sobre patentes decorre muitos mais anos e custa uma brutalidade de dinheiro!
Como exemplo podem seguir o caso da SCO vs Novell ou SCO vs IBM. A SCO está na bancarrota, e ainda nem pagou à Novell, devido aos honorários das firmas de advogados. Já agora vejam os milhões envolvidos tanto da parte da SCO quanto da Novell e IBM. É que são muitos milhões só para advogados!
Isto sim é que brutalidade mas tal não parece interessar a este senhor se pensarmos que na grande maioria dos casos os únicos que ganham com estes processos são os advogados, mesmo que percam ganham(!), porque geralmente as Firmas ficam a perder.

E já agora vejam o ridículo de algumas patentes que se encontram neste blog no separador "Patent Wars"

Para terminar, quero chamar a atenção que me refiro apenas a este caso e que "uma árvore não faz a floresta" ou seja, lá por este senhor ter esta opinião tal não quer dizer que outros partilhem de opiniões divergentes e mesmo contrárias. Basta fazer uma consulta a esta aldeia global para ver quantas instituições se dedicam a lutar em prol da liberdade e acabar de vez com as castrantes patentes que apenas tolhem a inovação e progresso, que, como certamente repararam é exactamente o oposto do que se encontra expresso no texto.

sexta-feira, maio 30, 2008

ANDO COMPLETAMENTE PERDIDO

Se até agora já era difícil escolher entre Ubuntu 8.04, Fedora 9 e Mandriva 2008.Spring eis que de repente fiquei completamente siderado pelo Open Solaris 2008.05 - Indiana!
Entre os 3 "Linux" a minha preferência vai indiscutivelmente para o Fedora 9 chegando ao ponto de optar pelo novo kde 4 em detrimento do Gnome!

Só que o Ubuntu 8.04 é realmente o desktop ideal para qualquer um e na minha análise não posso ficar insensível a este facto. Já que falo no Ubuntu, a comunidade portuguesa está a desenvolver um novo site. Aqui, podem desde já obter uma pequena ideia. Há muito trabalho a fazer e quem puder ajudar pode deixar aqui um comentário ou enviar-me um e-mail que farei com que chegue às mãos dos principais responsáveis ou dirigir-se a Ubuntu.pt

Quanto ao Mandriva 2008.spring nem sei o que diga. É efectivamente uma das melhores distros existentes, senão a melhor, e não fosse a minha falta de isenção perante a paixão Fedora ocuparia certamente o lugar de honra no meu computador pessoal.

Assim o lab caseiro está distribuído da seguinte forma:
1 máquina dual-boot Windows XP Pro / Ubuntu 8.04;
1 máquina dual-boot Windows 2008 Server / CentOS 5.01, como servidor;
1 máquina Mandriva 2008.spring, neste momento em stand-by por falha na motherboard;
1 máquina Fedora 9, o meu "pessoal";
1 portátil Ubuntu 6.06 LTS, que continuará assim por enquanto;

Do lado das janelas:
2 máquinas XP Pro/Me2, apenas jogos e para os mais pequenos - o raio da "prenda" Halo 2 para Me2 oblige;
1 máquina Windows XP Pro, a mais potente de todas dedicada essencialmente aos trabalhos gráficos do meu filhote mais velho - escola oblige;
1 portátil XP Pro, geralmente utilizado pelo mais velho na escola e por enquanto sem qualquer SO livre porque ainda não decidi o que lá iria colocar.

Até agora, apesar do trabalhão que isto tem dado, principalmente em manter as janelas fechadas, estava tudo mais ou menos pacífico e ia começar uma nova experiência com o eyeOS mas, eis que de repente, veio o Indiana (não o Jones apesar de também ser uma das paixões...) e já não sei o que fazer.
Mais máquinas não, especialmente numa altura que está a começar a aquecer e não preciso de uma sauna em casa.
Provavelmente irá o Mandriva ao ar passando para o portátil que aguarda ansiosamente a chegada da liberdade.
Será que não instalo directamente o Indiana no meu pessoal e largo da mão o vício Fedora?
É que passando para a minha máquina tenho muito mais tempo para o analisar e como todos devem saber não é de um dia para o outro que se passa de Linux para Solaris, muito embora já tenha experimentado o Solaris Developer e o Open Solaris - Indiana desde há um ano para cá.
Com muita pena minha os BSD estão de fora. Mas não perdem pela demora porque na próxima rotação vão ter o lugar que merecem. Tal acontecerá em Julho na companhia do openSuse 11.

Para terminar, chamo novamente a atenção para o trabalho que a comunidade portuguesa do Ubuntu está a fazer. Não deixem de apoiar esta causa, não é de dinheiro que estou a falar, e se puderem contribuir com um pouco do vosso tempo e conhecimentos não hesitem.

quinta-feira, maio 29, 2008

UM CELULAR POR $10!?

$ 10 é o preço real sem qualquer plano!
A empresa HOP-ON lançou nos EUA o modelo GSM Hop 1800 que tem como alvo ser vendido em todo o lado tal como super-mercados e farmácias(!!!).
Mais, este telefone tem pretensões ecológicas e aquando da devolução o comprador terá direito a 50% do valor que pagou por ele ou seja $5!

Ah! e tal, mas este telefone não faz o pino nem vai ter comigo se eu me esquecer dele. Pois não, mas isto não é para ser um telefone?
Não faz chamadas?
Se faz o que é que querem mais!?

Dizem que é um anti-iPhone. Provavelmente não será mas não deixa de ser uma certa justiça poética quando penso naquele pessoal que defendia com unhas e dentes o "capado" Mac Air com frases do tipo - quem é que precisa disso num portátil deste tipo?
Ah!, já para não falar do preço.

Though the iPhone is an amazing device, I challenge anyone to make a
call faster than with the HOP1800,” says Hop-On CEO Peter Michaels.
“With the cost of living and roaming fees going though the roof, the
HOP1800 is also the perfect iPhone traveling companion. Just buy a
local SIM card and you can use the HOP1800 with over 40 domestic
wireless carriers,


Este é mesmo o telefone ideal para mim. A vontade, tantas vezes reprimida, que eu tenho de atirar com o presente telefone para o chão ou contra a parede...

DURANTE OS JOGOS...

Não se esqueçam de exercitar o corpo que sofre violentamente com a nossa má-postura.

Não só para os jogos mas para todos aqueles que passam várias horas por dia agarrados ao computador.

Querem começar!?

Pode ser por aqui.

ELES BEM TENTAM MAS...

BRASIL JUNTA-SE À ÁFRICA DO SUL

Já são dois a apelar contra a decisão do comité ISO em certificar o aborto do OOXML como standard ISO.
Porém, ao contrário da África do Sul, apenas se ficaram pelo incumprimento dos prazos...

Agradecimentos aos senhores da M$ que são como os 3 macacos:
- Não vimos nada;
- Não dizemos nada;
- Não ouvimos nada.

Em resumo - uns verbos de encher!
O habitual...

Lida aqui.

quarta-feira, maio 28, 2008

42 MELHORES JOGOS PARA LINUX

Um inquérito, levado a cabo pelo Linuxlinks, acerca dos melhores jogos para Linux deu como resultado uma lista de 42 jogos.
Além de terem sido considerados os melhores, e apesar de terem sido citados muitos mais, a lista compreende apenas os que satisfazem as seguintes regras, salvo uma excepção:

- Completamente grátis e sem qualquer tipo de encargos encapotados;
- Sem necessidade de recorrer ao Wine;
- Não estarem no começo do desenvolvimento.

A única excepção aconteceu com o Hexen II: Hammer of Thrion que, embora esteja sob a licença GNU, precisa do jogo original para funcionar. Segundo o site tal deveu-se à excepcional qualidade do jogo aliado ao significativo número de pessoas que nele votaram.

Os interessados poderão consultar o site que para além da mencionada lista ainda apresenta para cada um dos jogos:
- Um pequeno resumo das especificações;
- Uma descrição completa;
- screenshots;
- links.

Divirtam-se.

PATENTES!?

NÃO. OBRIGADO!

Mais uma acha para a fogueira...

Ficam todos avisados:
- QUEM COLOCAR UMA IMAGEM COM UM LINK PARA OUTRAS PÁGINAS VAI SER PROCESSADO PELA VUESTAR TECHNOLOGIES!

Calculem que os gajos tem razão!

Vuestar, olha-para-mim:



Por enquanto a Europa ainda está livre de merdas destas mas há para aí alguns vendidos que continuam a tentar impor esta porcaria.

BATTLESTAR GALACTICA

Sempre que via um episódio desta série ficava estupefacto ao notar que os "maus", apesar de serem pseudo tecnologicamente superiores, acabavam sempre derrotados, muito devido ao engenho e arte do ser humano.

A Partir de agora vi a luz e nunca mais ficarei mudo de espanto!
Parecendo mais uma transposição do mundo real para a ficção é dado a conhecer que os Cylons usam o Windows XP!
Talvez devido a este facto os "maus" ainda conseguem dar alguma réplica aos mais "atrasados". Calculo o que aconteceria se já tivessem feito o downgrade para o Me2...
Ou melhor, talvez não seja necessário "calcular". Por não aparecer o vistoso, tal só pode significar:
- As naves que fizeram o downgrade já foram abatidas;
- As naves que fizeram o downgrade não conseguem "voar";
- Efectivamente, não procederam ao downgrade.
Na realidade há pouco por onde escolher!

Em resumo - os pseudo tecnologicamente superiores são sempre derrotados pelo engenho e arte de outros. É óbvio que estas virtudes do terráqueo manifestam-se essencialmente quando lutam pela liberdade e contra a tirania do malévolo e opressor imperialista...

Let's look at the trailer.

PS: Pena não conseguir ver qual é a mensagem de erro mas vou arriscar:
"O Windows acaba de recuperar de um erro grave e precisa de reiniciar imediatamente."

ooopppsss

terça-feira, maio 27, 2008

INIMIGOS DA LIBERDADE

Se por um lado acontecem diariamente novos progressos a favor da liberdade dos utilizadores desta enorme "aldeia global" por outro inventam sempre algo cuja única inutilidade é tolher essa mesma liberdade.
Encontra-se neste caso o abominável projecto que dá pelo nome de ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement). Este acordo, elaborado em segredo no tocante a esta temática, inventado pelo G8 visa criar uma polícia internacional com plenos poderes para "revistar" todos os aparelhos electrónicos capazes de reproduzir ficheiros multimédia.
E para quê?
Apenas para averiguar se esses ficheiros são piratas ou não.
Ou seja, posto de um modo mais aproximado com a verdade, um baixar de calças ao poder da indústria de áudio e vídeo.
Ora, eu sou um acérrimo defensor do acabar com a pirataria mas estes métodos ultrapassam o razoável. Além de usarem métodos herdados dos nazis que apenas se podem encontrar em alguns regimes totalitários e anti-democráticos ainda usam o dinheiro dos contribuintes para lhes darem cabo da própria liberdade. Este é realmente um dos pontos mais fulcrais - pagar uma super-polícia com plenos poderes para revistar, como e quando muito bem entenderem, os equipamentos de um qualquer cidadão com o próprio dinheiro desse mesmo cidadão!?
Uma clara intrusão nos mais elementares direitos do ser humano!
Uma "Lei" destas não pode ter tanto poder e deve submeter-se à legislação existente, nunca ultrapassando o poder dos agentes existentes, além de que terá que ser a própria industria da "música" e dos "filmes" a pagar essa factura.
Claro que a indústria do software proprietário também deverá estar por detrás disto.

Neste "fase do jogo" já não deverá ser possível destruir esta "Lei" mas cabe a todos informarem-se acerca do assunto e apoiarem os movimentos que lutam contra esta ignomínia. Se não confiam no resultado que tais movimentos podem alcançar restam algumas alternativas:
- Utilizar apenas software livre e aberto;
- Comprar músicas e filmes também em formatos abertos e sem DRM ou afins;
- Antes de comprar qualquer equipamento informem-se se contém algum tipo de tecnologia, software ou hardware, que possa obstar à liberdade individual; (ler este post que já conta com a presença mais que habitual de um astroturfer)
- Forcem os políticos mais próximos a um diálogo e se necessário protestem;
- Boicote activo a tudo quanto contenha qualquer forma ou mecanismo, mesmo que disfarçados, que se torne num redutor da inegável liberdade do ser humano;
- EVITEM A PIRATARIA!

PS: Se tal enormidade for para a frente vou começar a considerar andar com o portátil atafulhado com as minhas "criações". Deverá ser muito interessante assistir à audição do meu prodigioso dom para a música e filmes...

OOOPORTAL

Acabou de ser "inaugurado" o Portal do Open Office.
Um local onde todos podem encontrar as respostas aos mais variados temas versando esta "suite" de escritório.

OPEN HARDWARE

Já existem por aí diversos projectos para "hardware open source" mas até agora apenas a comunidade se encontrava envolvida.
Porém, neste momento começa a notar-se um movimento, pela parte dos grandes fabricantes, de disponibilizar os "segredos" de uma forma que todos possam ter a hipótese de desenvolver os produtos que desejarem com destaque para a VIA que disponibiliza todo o processo de fabrico do OpenBook em CAD.
Desde que possuam os meios e engenheiros como é óbvio...

Mais um passo em frente para os amantes da liberdade.

sexta-feira, maio 23, 2008

E NÃO SOU SÓ EU...

Como questionava no post anterior se haveria alguém neste mundo que, mesmo com um enorme esforço, continuasse a acreditar nas "promessas" da M$ nada como uma resposta de quem já vem há anos a apanhar com as mentiras do monopólio.
A UE não se fez rogada e imediatamente, após a fanfarra da M$ ter dado um estrondoso espectáculo acerca do apoio ao ODF, tratou de colocar os pontos nos iiiss:
"The commission will investigate whether the announced support of Open Document Format in Office leads to better interoperability and allows consumers to process and exchange their documents with the software product of their choice,"

É óbvio...

quinta-feira, maio 22, 2008

E O INFERNO JÁ CONGELOU!?

O recente anúncio da M$ em que promete abraçar a causa da liberdade e disponibilizar os formatos ODF e PDF no próximo Office 2007 SP2 previsto para medos de 2009 arrisca-se a ganhar o concurso da maior piada do ano.

Quer uma companhia que nas últimas 2 décadas tudo e todos atropelou convencer alguém que de repente tudo mudou e que agora é só paz, liberdade e cooperação!?
E que talvez ainda vejamos Steven Ballmer na pele de um Serafim!?
Esta companhia é pura e simplesmente apenas comparável com uma ditadura.

Todos estarão certamente lembrados das imagens dos nazis a meterem os Judeus num comboio para os matar em campos de concentração enquanto iam anunciando que apenas os estavam a enviar para campos de férias na província onde tudo era lindo e maravilhoso!?
Os métodos da M$ equiparam-se. Enquanto obrigam o mundo inteiro a vergar-se à sua monopolista vontade vão aparecendo numa angélica forma a anunciar que estão todos abertos e dispostos a cooperar com o "inimigo".

Como piada até está bem apanhada. Quanto à realidade, haverá alguém em todo o mundo que tenha visto alguma vez a M$ a cumprir com o que promete e/ou com o calendário!?
Mas mais uma vez encontramo-nos perante um mar de coincidências que vão desde a acusação provada, julgada e multada pela UE passando pela recusa de muitos países em alinhar com formatos fechados e terminando na aberração que foi a comprada aprovação do OOXML. E todas estas acusações porquê?
Unica e simplesmente devido ao abuso da posição monopolista e dominadora que sempre, convém realçar o SEMPRE, foi apanágio naquela corja de Gates, Ballmer & Ca. Ilimitada.

Além disso, enquanto prometem disponibilizar nativamente estes dois formatos, nem uma palavra sobre a mesma disponibilização nativa para o OOXML DIS 29500. Segundo indicam diversas fontes, apenas a próxima versão do Office irá cumprir com o standard que a M$ obrigou o mundo a engolir. Por enquanto fiquem com o belo "esquema" de um formato fechado e proprietário que a M$ disponibiliza.
Bem, também quem quer um formato que nem sequer sabe fazer contas!?
Note-se que o actual também não sabe e que ao inverso de corrigirem os problemas na recente proposta para o standard ainda conseguiram colocar mais algumas.

E eis que de repente, exactamente ao mesmo tempo que a promessa da M$ foi noticiada, o INFERNO CONGELOU!

Quando chegarmos ao meio do ano de 2009 veremos mas para já aceitam-se apostas...

quarta-feira, maio 21, 2008

MAIS!?

Logo pela matina, ouvi nas notícias que o Sr. Presidente da República Portuguesa, Sr, Dr. Aníbal Cavaco Silva, quer (leia-se deseja) mais investimento nas Tecnologias de Informação.

Provavelmente poderá ter alguma razão mas deixe-me dizer-lhe Sr. Presidente que o problema não está no MAIS mas sim no MELHOR pela que o seu desejo deveria ser MELHOR investimento nas Tecnologias da Informação.
A título de sugestão poderia fazer uma análise aos milhões já gastos e qual a maior valia deste investimento. Penso que não será necessária uma análise muito profunda para chegar à conclusão que esses milhões apenas andaram a engordar o porco.

A título de exemplo poderia citar o recente acordo que a África do Sul celebrou com o Brasil em que técnicos brasileiros vão colocar todo o know-how à disposição dos sul-africanos. Repare-se neste pequeno pormenor do Brasil que há menos de uma década era um país que nem sequer se falava, nos campo das TIC, e hoje em dia é um dos países do topo mundial.
E como é que os nossos irmãos brasileiros conseguiram esta proeza?
Investiram em força no Software Livre e Aberto.

Por isso, Sr. Presidente, para a próxima peça mais algumas opiniões antes de falar em "mais" e talvez chegue à conclusão que "MELHOR" é realmente a palavra adequada.
Mais uns milhões apenas servirão para continuar a encher os bolsos de quem até agora não cumpriu nada do que prometeu como por exemplo a criação de milhares de postos de trabalho tão habilmente publicitados aquando do acordo da M$ com o governo português. Aliás gostaria de saber o que é que esse "choque (não) tecnológico" deu ou está a dar já que as informações acerca deste assunto andam muito veladas e das duas uma:
- ou a informação não anda a ser convenientemente distribuída;
- ou, a exemplo do Class Server, não está produzir qualquer efeito.

O governo prepara-se para comprar computadores à escala de dezenas (centenas?) de milhar. Sei que o não tem qualquer poder para isso mas se o Sr. Presidente da República Portuguesa fizer o favor de dar uma vista de olhos ao Caderno de Encargos e comparar com situações análogas que aconteceram no Brasil, talvez possa retirar daí para onde se estão a dirigir os milhões sacados ao (agora pobre) povo português.

terça-feira, maio 20, 2008

SEM COMENTÁRIOS

Roubada de The Inquirer

"Rumours that the install allows the Iphone to further ape the performance of Vista by taking 15 minutes to dial a phone number, and refusing to do anything without asking you half a dozen times if you are really sure you want it to do the thing you just asked it to do, were made up by us."

MEDIA CENTER

Nos últimos tempos tenho-me divertido com o eAR OS.
Um "Media Center" espectacular com algumas características que o podem elevar a um lugar de eleição mas por enquanto ainda não me caiu inteiramente no goto. Chamo a atenção que esta apreciação peca por falta de tempo para analisar melhor todas as funções disponíveis e logo que possível vou-lhe dedicar um pouco do meu (pouco) tempo disponível.

Para já posso esclarecer que este "Media Center" não responde a "flags" dos operadores, não obedece a obrigações "morais" da FCC, já que este organismo não tem qualquer poder legal para obrigar os fabricantes de hardware e software a cumprir com a sua pseudo-lei, nem tampouco tem qualquer tipo de código escondido que possa em qualquer altura engatilhar e deixar os utilizadores a "ver navios" tal como, por exemplo, acontece com este.
Sinceramente, com tantos e bons "Media Center" a pulular por tudo quanto é lugar neste mundo virtual não se percebe como é que alguém ainda usa uma coisa carregada de truques e armadilhada, sabe Deus como (?), com todo o tipo de ratoeiras que a todo o momento podem dar cabo da vida dos utilizadores. Porém, tenho que aceitar democraticamente que há gostos para tudo mesmo mesmo com aqueles que gostam de sofrer!
Pior, além de sofrer ainda pagam para isso!

Logo que possível darei mais alguns pormenores acerca do eAR OS. Até lá tirem bom proveito da liberdade que vos é oferecida e não vivam num mundo obscuro e pejado de "campos de minas" ou "Cavalos de Tróia" cujo único intuito é tolher os direitos universais das pessoas em detrimento dos intere$$e$ mesquinhos das grandes corporações.




segunda-feira, maio 19, 2008

"ABERTURA" À MANEIRA DE GORDON BROWN

Gordon Brown louva Google e discursa acerca do novo mundo que irá aparecer onde abertura, liberdade, flexibilidade e não-proteccionismo são palavras de ordem.
Segundo The Inquirer, este discurso é um cartão amarelo à M$ e não chega a ser um vermelho porque o árbitro parece ser um pouco tendencioso e esqueceu-se de muitas faltas que a M$ praticou e tem vindo constantemente a praticar.

Só que este discurso faz-me lembrar os políticos portugueses. Se por um lado fala de liberdade por outro obriga a quem quiser ver este discurso a ter de o fazer com WINDOWS MEDIA PLAYER!
Já para não falar da tecnologia "aberta" do site!
Mas que grande hipócrita este gajo saiu!
Ou melhor, que grande cambada de hipócritas também existem por aquelas paragens!

ZATOO

Por enquanto ainda não "chega" a Portugal mas com toda a certeza tal poderá acontecer muito brevemente.
TV grátis!
Sim, não leram mal - GRÁTIS!

Não dá para acreditar?
Então basta dar um salto até aqui.

Registem-se. Quantos mais melhor.

AGORA SIM. VOAR...

Tenho cá um palpite que o Pai Natal gostaria de oferecer (-me) uma coisa destas aos meus filhos.

Tanta aplicação possível...

VIVE LA FRANCE (EDIT)

A Lei francesa prevê que na compra de qualquer computador o software não faça parte integrante do preço.
Assim, para qualquer máquina equipada com qualquer SO e respectivos acompanhamentos o comprador pode pedir o resgate do custo da tralha com que vem equipado.

A França sempre esteve um passo à frente no que respeita à defesa do consumidor e com esta medida vem comprovar que ninguém é obrigado a pagar o imposto M$ nem tampouco os condimentos de anti-qualquer coisa que é usual acompanharem os SO da M$.

E por cá, quando veremos uma medida destas ser implementada!?
Só no dia em que um qualquer governo respeite o consumidor e não o veja apenas como "carne para canhão" votante.

Pode ser lido aqui mas apenas em francês.

Viva a liberdade de escolha.

(EDIT)
ASUS foi condenada a pagar:
- 100 € pela devolução do Windows XP Home;
- 30 € pela devolução das aplicações acompanhantes;
- 150 € por despesas com o processo. Estes 150 € foram as despesas que o autor conseguiu provar contra os, não comprovados, 1.000 € que pedia inicialmente.

Sublinhe-se que a ASUS apenas dava 25 € pela devolução do Windows. Atendendo à consideração deste Tribunal o imposto (não retornável) M$ é de 75

PS: Deve ser interessante comprar um eeePC Windows em França...

domingo, maio 18, 2008

COMO SER MELHOR NO BLOGUE...

Uma pérola do Marco.
E o melhor não fica apenas pelo blogue...

Depois de 6 dias de uma maratona incrível em que devo ter dormido para aí umas 12 horas só um post destes para me tirar do sério.

quinta-feira, maio 15, 2008

SPLASHTOP

Já aqui tinha mencionado esta aliança da ASUS com a DeviceM. Esta parceria tinha resultado em alguns modelos topa de gama da ASUS a incorporarem este "Linux". Tudo indica que a ASUS ficou satisfeita e passará a equipar mais alguns modelos até, mais tarde completar toda a gama com Splashtop.

A DeviceM tenciona alargar a oferta a outros OEM e quem sabe um dia todas as motherboards virão assim equipadas. De facto, durante o tempo que sigo o Splashtop já surgiram algumas aplicações interessantes o que indica que se encontra em notória fase de expansão.

O mais interessante desta notícia são os números em causa ou seja, da parte da ASUS são apenas um milhão de mobos por mês! (obrigado mbarreto)
Se estas contas fossem contabilizadas pelos gajos das janelas a coisa seria assim:
- Num curto espaço de tempo, Linux será o SO mais utilizado no planeta!

Daqui a pouco lá virá alguém da propaganda da M$ com o "ah!, e tal, a maioria dessas máquinas vai levar logo com Windows em cima...".
É normal. Mas antes que comecem a engendrar cálculos matemáticos à moda da Central de Informação da M$, podiam fazer o favor de acompanhar a verborreia com os números do "espécie de SO" vendido e não utilizado!?
É que os meninos costumam ver tudo a dobrar (onde é que eu já ouvi disto?). Vendem Me2, ninguém o quer, instalam o gratuito XP que acompanha aquela praga e logo as contas dão +1 para o Me2 e +1 para o XP.

Sei perfeitamente que a grande maioria dos compradores irá trocar pelo Windows porém, quando alguém compra apenas hardware, chega a casa e tem EM SEGUNDOS um SO para fazer a maioria das habituais coisas que qualquer cidadão faz pode ser caso para dizer - "água mole em pedra dura tanto bate até que fura".
Além disso o Linux morará para sempre naquela máquina quer o a M$ queira quer não. É sempre mais um milhão por mês...

Na minha opinião apenas existe um pormenor negativo e que se prende com a pirataria. Se já temos um computador funcional ninguém é obrigado a doar o seu sal ao IMPOSTO M$ o que poderá dar azo a uma escalada da pirataria a nível global.
Não se esqueçam que pirataria é crime e poderá trazer enormes dissabores. Se não querem pagar este imposto, além desta existem milhares de soluções à vossa espera.

YES SIR - NO COMMENTS

É extraordinário apreciar este cenário de países do tipo Líbano, Turquia, Chipre e Trinidade-Tobago a abandonar a tão desejada e honrada 1ª divisão do comité I$O.
Estes países, e ainda mais alguns, foram "promovidos" a membros P, os que tem um voto que realmente vale qualquer coisa, uns momentos antes da votação para o "viscoso" OOXML e apenas por COINCIDÊNCIA votaram a favor daquela coisa com YES, WITHOUT COMMENTS.
Agora que o papel está cumprido voltaram à forma inicial e deixaram novamente de serem Membros P.

Será que a UE precisa de mais elementos probatórios além destes?

A pergunta que agora se coloca é se os standards I$O, depois desta machadada final, continuam a valer alguma coisa ou se depois do golpe palaciano da M$ o valor dum standard não ultrapassa o do papel onde é impresso.

Fica bem patente a verdadeira face da M$ e seus correlegionários em todo este processo para além da desacreditação do I$O. Quanto à ECMA e Cª ilimitada já todos sabiam o que a casa gastava e bastava atentar no capital M$ que anda para lá enterrado.

Exigem-se novos standards.

Há mais mas ficam para novos enredos.

A seguir com atenção no NOOOXML.

ASPROX

Tenho o prazer de apresentar o Asprox.
Além de ser uma óptima injecção SQL, que mais uma vez apenas ataca os produtos da M$, que bem ministrada obrigará os "burros" dos programadores a terem cuidado com o código que copiam/colam criam sob pena de, dentro de pouco tempo, ficarmos perante mais umas centenas de milhares de ataques.


Já agora, e apesar do Danmec já andar por aí há uns anos, é assinalável o número de anti-vírus que detectam esta praga...

PS: Não dá para acreditar. Mais uma vez o SQL Server!?


HOMENAGEM

Tenho que prestar a devida homenagem ao "amigo Victor" que certamente todos conhecem pela blogoesfera fora e, provavelmente, em todo o Universo.
E tenho que prestar a minha homenagem porquê!?
Porque ele sabe mesmo do que fala e expressa-se de uma forma que é raro eu conseguir não ficar de boca aberta perante tal sapiência e cultura.

Não há nada como exemplos para ilustrar:
"É pena que ainda não tenha percebido o que é aquele tipo de ataque. Claro que os ataques visavam o SQL Server e por isso fazia algum sentido usar T/SQL, tal como se provavelmente usasse a mesma aplicação e o backend fosse Oracle faria sentido se calhar usar PL/SQL, PostgreSQL PL/pgSQL ou se quiser ir pelo menor denominador comum até usar ANSI SQL e brincar como qq motor que o suporte e por aí fora, mal comparado aquelas aplicações são um excelente cliente para interagir com o db engine a nosso belo prazer, por isso, dizer que é um bug do SQL Server, é digamos muito forçado... do lado da aplicação este comportamento é definido como... ha pois uma má prática."

É realmente uma pena que uma ode pindárica desta envergadura não passe de um mero comentário neste mísero blog.

quarta-feira, maio 14, 2008

STOP THE PRESS!

Tudo indica que o que se passou na França a respeito do voto no OOXML pode vir parar às primeiras páginas dos jornais.
Para já estão muito cuidadosos com o conteúdo do material que lhes chegou às mãos mas tudo parece indicar que se trata de um documento autêntico e que assim que houver certezas quanto a este ponto será publicado.

Uma pequena introdução:
"La rédaction de CIO a reçu une copie de la note qui aurait été remise par la direction de Microsoft au gouvernement français à l'automne dernier et qui serait à l'origine du recul de la France face à l'éditeur américain."

Também fico por aqui. Até ver...

GOOGLE PRESTES A BATER O WINDOWS



Passou um pouco mais de um ano após este meu post em que me armava em Prof. Futurango.
Um, mais que conhecido, anónimo espalhou por aqui a fantástica verborreia tão ao gosto dos propagandistas da M$, logo = astroturfer, que nem sequer mereceu uma resposta da minha parte.

Ora, para já os lucros do Google Search, sem a quota parte do Adsense, já estão prestes a bater os lucros do Windows e se ainda não o fizer durante o corrente ano lá para o ano que vem já deverá estar bem à frente.
Claro que a M$ tem outras fontes de receitas tal como a "mama" do Office mas convém lembrar que a real BASE da M$ é o Windows e se este está com problemas logo a M$ está com problemas. Ninguém tenha qualquer dúvida que é directamente proporcional. Aliás, mesmo com o Office, Google está-se a portar muito bem.



Deste estudo saliento o seguinte quadro o qual poderá efectivamente demonstrar quanto a M$ precisa do negócio Yahoo! mesmo que o não queira demonstrar.



ATENÇÃO: Chamo a atenção que os resultados do Google referem-se apenas ao Search faltando os de Adsense que não deverá ser assim tão pouco como isso.

Tanto um quanto o outro são monopólios, embora no caso do Google este não imponha coisa alguma a ninguém, e como tal não deveriam existir num sistema equilibrado. Por esse motivo não gosto de nenhum.

Quem quiser ler mais pode ir à fonte.

PORCARIA DE UTILIZADORES!?

Alguém se lembra deste post?
Pelo menos um deve-se lembrar o caro comentador anónimo que queria que eu apresentasse o meu Registo Criminal.
Ai não era o registo criminal!?
Pronto, não faz mal, faz-se de conta.

Segundo se lembram pela parte da M$ veio logo um gajo todo lampeiro a afirmar que a porcaria dos utilizadores/programadores é que não prestavam para nada e que por castigo "divino" a M$ resolveu não ajudá-los em nada e muito menos mandar um patch para a correcção desta azelhice dos fieis seguidores da doutrina Redmoníaca.
Pois é. Afinal talvez a culpa não seja dos utilizadores. A M$ resolveu mandar cá para fora mais uma série de remendos, já é tão habitual que nem perco tempo com isto, e calculem lá o que veio lá pelo meio!?
Eh pá, tinham logo que acertar à primeira!?
Não sabiam dizer que era algo para o espécie de SO em vez de acertarem logo com o SQL Server!?
Desisto!
Estas porcarias da M$ são cada vez mais previsíveis, não são!?

Sei quem não deve ter ficado lá muito contente com isto...

Declaradamente ERREI!
Ainda continuo a não acreditar como é que consegui ler SQL ou algo do género no link que indiquei.
É óbvio que os olhos vem o que quero que eles vejam e não o que realmente estava lá escrito e com toda a certeza eu queria lá ver SQL e mais SQL e ainda mais SQL e nunca Jet.
Grande cegueira!

Fico muito agradecido a Gonçalo Dias por me ter chamado a atenção para o autêntico disparate que eu estava a cometer. Este comentário foi muito mais preciso muito embora também optasse pela táctica de Victor ou seja, comentar num post que não tinha nada a ver com o assunto.

Quanto a Victor, bem que tentava dizer alguma coisa porém, como andou a espalhar os comentários por vários posts sem ser este nunca consegui perceber onde ele queria chegar.

DECLARAÇÃO DE HAIA

Para um mundo livre de formatos proprietários que apenas escravizam os povos à vontade de um monopólio multi-nacional, assina já esta declaração.

Lida no blog do Bruno Miguel e Software Livre/Rui Seabra.

terça-feira, maio 13, 2008

ASUS EEE BOX B202?

Anterior:


Será que é verdade!?
Por enquanto a "boca" parte daqui.
Também dizem que é com Linux...

MAIS LENHA PARA A FOGUEIRA

Desta vez é a BECTA quem alinha na queixa à União Europeia e entrega o relatório acerca do OOXML/Office 2007 e Vista. Quem descarregar este estudo e o conseguir ler poderá constatar que se trata de um excelente estudo, cuidadosamente elaborado e uma análise profunda a todos os factores em jogo.
São outros países e outras mentalidades...

segunda-feira, maio 12, 2008

PORNO-VÍRUS!!!!!????

Ainda não consegui parar de rir e chorar com tal notícia.
Então não é que os soldados americanos andam a sofrer de uma doença a que colocaram o rótulo de "Porno-Vírus"?
E como é que que esta doença se propaga!?
Ora, a visualizar vídeos porno!
Pode parecer uma idiotice mas, na realidade, o que acontece é que os soldados compram DVD's que trazem para lá umas coisas não muito saudáveis para a saúde e quando "manuseiam" o produto não tem o cuidado de limpar/lavar as mãos convenientemente e das mãos passa para...
Dá para entender ou não!?
Como também passa para os teclados basta imaginar a cadeia de acontecimentos que se gera a partir de um simples vírus que se encontra num singelo DVD. Será que alguma vez "aqueles" terroristas pensaram numa plano tão simples para darem cabo de uma importante parte da anatomia humana!?


ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO: Pode-se apanhar um vírus a visualizar conteúdo pornográfico!
Não se esqueçam disso e lavem bem as mãozinhas, tá!?
Ah!!!, e nada de andar a lamber os teclados, ok?

Acho que vou ficar por aqui. Aqueles que entenderem ter o dever de acompanhar o assunto vão até aqui e sirvam-se à vontade.

UM DIA A CAÇA VOLTA-SE CONTRA O CAÇADOR

"Perda de um “Predador Chave”

A perda de um predador num ecossistema vai afectar o tamanho de uma determinada população de presas, embora a extensão e a forma como os efeitos se vão fazer sentir dependa de quanto esse predador limitava a população de que se alimentava.

O tamanho da população de presas pode ser controlado por outros factores para além da predação (é o chamado control-Donor, modelo que descreve as situações em que os predadores não afectam as populações de presas), e neste caso a perda do predador do ecossistema não será significativo para as espécies predadas. Os factores limitantes do efectivo populacional de uma presa poderão ser agentes como o alimento, o espaço, a competição intra ou inter-específica, entre outros, pelo que a ausência de predador poderá nunca vir a ser evidente.

Num sistema onde o número de presas é controlado pelos predadores (interacções positivas/negativas entre a presa e o predador, descrito no modelo de Lotka-Volterra), o impacto da perda da espécie predadora poderá ser significativo, especialmente se a posição desta na cadeia trófica for relativamente elevada."

in Naturlink

Engraçado notar como os conceitos aplicados no mundo animal rapidamente se podem adaptar à selva do nosso dia-a-dia.

Numa sociedade extremamente vidrada no dinheiro onde vale tudo desde que se seja rico, pouco importando a forma como é que esse alguém chegou onde chegou, alguns valores tendem a subverter-se de tal forma que hoje em dia é raro ouvir algumas expressões muito comuns num passado, principalmente no tocante à população portuguesa, não muito distante. Se ainda há pouco tempo alguém se afirmava através da honestidade, justeza, bondade sendo um pilar da sociedade admirado por todos quantos fazem parte desse "sistema" hoje em dia esses valores estão completamente ultrapassados e o que conta é o extracto bancário, carros topo de gama, escorts que os acompanham, roupa que usam, etc..

Definitivamente, ao predador económico/financeiro não se aplica o método control-Donor mas é estranho observar que apesar de afectarem, e de que modo, o universo das presas por outro lado a perda desse predador não afecta esse mesmo universo e de tal forma que quando se assiste a uma destas situações é notável a rapidez com que outro predador ocupa imediatamente esse lugar vago.

Existe a crença que alguns predadores de topo usam a técnica do hipnotismo, embora possa parecer estranho não é um fenómeno assim tão raro entre a "bicharada", em que conseguem, através de alguns passes de verdadeira magia, submeter a vítima ao seu total controlo(*). Na nossa "selva" quotidiana estes fenómenos não são raros porém com a grande e surpreendente diferença que é/deveria ser precisamente a capacidade de raciocinar o que nos poderia dar a vantagem de aprendermos a evitar os predadores que usam e abusam dessas técnicas. Incrivelmente, a nossa capacidade de raciocínio também tem o efeito adverso de, em certas e determinadas condições, nos arrastar para o abi$mo e se por lado algo nos diz para fugir por outro somos subjugados por um vórtice de vontades adversas que nos obrigam a dar um pa$$o em frente quando nos encontramos, justamente, no limiar que nos separa do abismo.

E esta arrazoada toda porquê?

Porque li esta notícia e lembrei-me logo do real e nefasto efeito que um predador de topo pode cometer a uma comunidade de presas.

A M$, mais uma vez, anda a tentar hipnotizar a presa para a devorar logo de seguida. Não, não é inédito e é justamente pela razão apontada, a do homem ter a capacidade de raciocinar, que as vítimas deveriam estar avisadas e preparadas para o assalto que virá imediatamente a seguir.

Ou seja, de uma forma simples, a M$ anda a tentar namorar a Blender para que esta lhe forneça "melhores" produtos e com toda a certeza mais cedo do que para a comunidade. Para que tal seja possível envidará todos os esforços físicos, humanos e financeiros e de tal forma que dentro de pouco tempo a equipa da M$ esteja capacitada de reproduzir um Blender a la M$ e engolir sem mastigar um dos melhores programas que existe no mundo livre.

Não, não é ficção mas sim a verdadeira natureza da M$ que a obriga a continuar com esta eliminação das presas e concorrentes. Procurem bem por essa net fora que com toda a certeza encontram muitas situações em que a M$ recorreu a este truque já para não falar sobre como começou ou como roubou as janelas...

Querem mais?

Então leiam mais esta.

No meio desta desgraça toda apraz-me reconhecer que a M$ anda de tal modo desesperada que é obrigada a cometer este tipo de actos num momento em já foi julgada culpada por diversas vezes precisamente pela prática de actos semelhantes. Ainda recentemente contestou uma acção da UE onde já foi duplamente julgada e considerada culpada e espero que seja uma terceira vez. Também espero que o relógio não pare de trabalhar, consequentemente a multa a aumentar já que é precisamente esse o sítio onde mais lhes dói. Não só a eles mas também aos investidores que começam a dar algumas indicações de quererem abandonar o barco principalmente a seguir à derrota de Steven Ballmer vs Yahoo. Neste momento existem muito poucas empresas que possam satisfazer a voracidade do pantanoso esquema piramidal em que a M$ sempre andou enterrada, com o beneplácito e benção do Tesouro dos EUA, pelo que poderemos assistir nos próximos tempos a uma reviravolta no negócio Yahoo sob pena da M$ ter a necessidade comprar empresas da treta a peso de ouro como por exemplo a totalidade do 'buraco' Facebook.

Cada vez tem mais gente a seguir o caminho da liberdade o que me apraz, fundamentalmente pelo indicador de haver cada vez mais gente a raciocinar...

Conclusão: Embora actualmente todos os dias sejam do predador, lá virá um dia em que a presa se virará contra o predador.

(*) - Na realidade não é verdade. A presa, apenas por instinto de defesa, fica imóvel/estática porque "sabe" que a cobra vê mal e ataca baseada no movimento.

GNOME + KDE!?

Para todos aqueles que gostam das guerrinhas institucionais do tipo "o meu é melhor/maior que o teu" podem ficar alarmados porque dentro de pouco tempo talvez já não tenham muitas munições para continuarem com a guerra.
Para todos os outros que apontam que o Gnome não tem x ou o kde não tem y podem contribuir para um mundo melhor onde a harmonia impere através da exposição das opiniões. Vá lá, em vez de andarem por aí a dizer mal tentem ser mais construtivos que aquele pessoal agradece.
Não é só do outro lado que as coisas andam a correr mal. Os novos Web-SO + Web-aplicações tem tudo para ganharem o seu lugar ao sol e constituem uma ameaça para todos os outros.
Esta é a minha opinião acerca desta notícia através da qual ficamos a saber que afinal aquele pessoal não anda à porrada uns contra os outros mas sim que colaboram há bastante tempo. No fundo uma grande e feliz família que depois de cooperarem lá vão tomar uns copos e desvendar o que trarão as novas versões.
Já é antiga mas só agora é que tive conhecimento através dos meus companheiros, neste caso sickhate, do Tux-Linux. Saravá

sábado, maio 10, 2008

DIA PARA RECORDAR!?



Tempos conturbados afastam-nos da realidade do ambiente.
A Europa constrói um "colidor"(*) de partículas que poderá ser o enterro da humanidade.
Será que não podíamos pensar um pouco, reflectir e ponderar muito bem sobre a mensagem deste vídeo?
De certeza que um melhor nos esperava se o tratássemos com o respeito que merece.

(*) - Não sei como é que se pode traduzir a palavra inglesa por isso fica aqui provado um assassínio da língua portuguesa.

COMO ERA DE ESPERAR

A M$ não poderia ficar de braços cruzados face à iminente invasão de "pequenos" laptops, tais como o ASUS eeePC e o OLPC, equipados com software livre e vai daí quase começa a oferecer o Windows XP. Assim, os fabricantes que aderirem a um acordo, que a M$ esparava ficasse secreto, poderão obter o XP a $16 para os países de economias emergentes tal como a China e Índia e $22 para os países desenvolvidos mas sem este acordo os preços serão $26 e $32 respectivamente.

E afinal o que é este acordo?
Trata-se de um acordo "secreto" para obrigar os fabricantes a equipar estas máquinas até um determinado limite de hardware tal como processador 1 GHz, disco de 80 GB, monitor de 10,2" e memória de 1GB no máximo.
E tudo isto para quê?
Para evitar que estas "pequenas" máquinas não colidam com o mercado dos irmãos mais evoluídos (apenas) no hardware onde a M$ quer impingir aquela espécie de SO.

Mais uma daquelas manobras que a M$ já nos habituou de forma a mostrar a verdadeira face do monopólio sem respeito por ninguém e muito menos dos seus fiéis seguidores.
Só que neste mundo é difícil algo secreto e o assunto já anda por .
A M$ está a ficar cada vez pior e agora até parece dar ares de quem anda tão desesperado que me faz lembrar aquilo que dizem por aí acerca do naufrago e a palha.
Também poderá dar mais algumas munições para a UE.

ENGANO OU M$ PROPAGANDA!? (EDIT) 2x

Afinal já está novamente no ar.
Entretanto já apareceu alguém a confirmar que também recebeu um comunicado da ASUS que continha a mesma notícia.
Só que até agora ninguém tem link's para nada nem tampouco conseguem indicar onde se pode comprovar o teor da notícia.
Após pensar um pouco até seria interessante ver a ASUS a lançar, no fim deste mês, o eePC 900 mais barato na versão Windows a acho que o timing até é perfeito já que a M$ vai recorrer novamente da sentença da UE...
Claro que a ASUS pode alegar sempre qualquer laracha para se safar mas que é de desconfiar, ai isso é, principalmente quando o "Linux" que equipa estas máquinas tem um pacto com o diabo.
Aguardar para ver.

ORA BOLAS!

Lá se foi o rótulo de melhor Windows de sempre. Afinal, o espécie de SO parece ser mais seguro do que o XP mas, tambores a tocar..., mas menos quando comparado com o 2000!
Desta não estava à espera. Lá se vai mais um mito, neste caso positivo, do espécie de SO e aprece que tudo dá a entender que qualquer dia apenas terá mitos negativos.

Já que falei no espécie de SO, não percebo bem o papel da ASUS , no eeePC 900, ao impingir um SO já com barbas e em fim-de-vida quando tem uma máquina que permite "correr" esta espécie de maravilha tecnológica, ao constatar que apenas precisa de um processador 800 MHz, 512MB de memória e 15 GB de espaço em disco. Ora este eeePC tem um processador 900 MHz, muita mais memória dependendo do modelo, e um disco SSD de 20GB que pode ser facilmente aumentada por troca de mais algumas centenas de $ ou €. Afinal o que é isso quando se pode ter uma espécie de jóia tecnológica nas mãos?
Também fiquei admirado quando, nalguns países, a ASUS anuncia um modelo 900 com 1,4 GHz apenas para correr dentro de janelas. Quererá isto dizer alguma coisa!?

sexta-feira, maio 09, 2008

ISTO É QUE VERDADE!

Lá veio mais um SP com mais um problema. Não há maneira de aprenderem...
Desta vez é com o SP3 e AMD. Se tem um destes processadores, dizem que é apenas nos HP mas nunca se sabe, é melhor ler este texto.

Podem confirmar que isto é verdade. O homem até é da M$ e tudo...

Ah!, e para quem diz que a linha de comandos do Linux é uma coisa de outro planeta deve sentir-se muito à vontade com esta solução. Deve, deve.

É que não há mesmo maneira de acertar. Ele é patchs que corrigem patchs que corrigiram patchs que por sua vez já tinham corrido patchs que corrigiam problemas (ufa...), é o SP1 para o Me2, é o SP3 para o XP mesmo adiado e re-adiado, é o que virá a seguir...
Desde que saiu o espécie de SO que parece nada bater certo. Porque será!?

ENGANO OU M$ PROPAGANDA?! (EDIT)

Até onde vão estes gajos para tentarem confundir o pessoal?
Esta notícia, que já anda por aí a circular em vários sites, quando confrontada com o site OFICIAL da ASUS mostra claramente que se trata de mais uma mentira de todo o tamanho:

ASUS eee PC 900 Win XP Home Features:

PCMarket Pre-Installed Genuine Microsoft Windows XP Home Licence and CD are included
Intel Celeron M 900 Processor
1GB DDR2 667MHz Memory
20GB (4GB built-in +16GB flash) SSD
8.9" LCD 1024x600
1.3MP Web Camera
VGA Out
802.11b/g Wireless
10/100 Ethernet
$799.00 inc GST

ASUS eee PC 900 Linux Features:

Custom Linux based on Xandros Distribution
Intel Celeron M 900 Processor
1GB DDR2 667MHz Memory
20GB (4GB built-in +16GB flash) SSD
8.9" LCD 1024x600
1.3MP Web Camera
VGA Out
802.11b/g Wireless
10/100 Ethernet
$649.00 inc GST

Realmente existe por lá uma máquina com um Windows XP por $599 mas é apenas um 4G.

Portanto, a real diferença entre uma máquina ASUS eeePC 900 com Linux é de $150 a MENOS!
IMPOSTO M$!
É mesmo só para quem pode.

A única dúvida que me assalta é:
- Por onde é que anda o fantabulástico Me2!?
Ou melhor, quanto custaria uma máquina destas com aquela coisa?
Ah!, desculpem. Ok, não é máquina para aquela coisa...

Também não é preciso ir muito longe para ver o que se passa. Basta atentar no banner do cabeçalho para ver quem é o sponsor. Não é preciso dizer mais nada pois não?

Já agora, percam um bocado de tempo e leiam bem a quem é dirigido, segundo a ASUS, este modelo:
- Linux - para putos e pessoal que se inicie em computadores;
- XP - só para gajos que já tenham muita experiência!!!
Ok, reconheço que um gajo tem que ser um grande perito apenas para afastar aquelas "coisas más" que andam pela net. Peço desculpa por não saber explicar melhor o que são "coisas más" mas compreendam - eu sou um utilizador Linux...

PS: Apesar deste personagem já ter sido avisado do erro o facto é que desde ontem que mantém esta mentira no ar. O que é que se pode pensar de uma atitude destas!?

EDIT: Parece que a "notícia já foi tirada do ar. Ontem queixei-me no Groklaw para verificarem a veracidade e hoje já tinha avisado Slashdot, the Inquirer e Infonews.
O que este gajo dizia é que o modelo com XP era $50 mais barato. Nos EUA e UK o preço é idêntico mas a unidade com Linux vem com 20 GB SSD. Comparem esta diferença de 8 GB e será fácil de ver quanto imposto M$ se paga. Em Slashdot também já desapareceu.

quinta-feira, maio 08, 2008

SEM COMENTÁRIOS...

"Não percebo

Porque razão Carlos César separou a tutela da educação da saúde, Afinal escolas e seringas são coisas familiares."

Uma parvoíce destas nem sequer merece um comentário lá no blog.
Aliás ele próprio admite que não percebe e eu limito-me a concordar plenamente.




quarta-feira, maio 07, 2008

FUTUROLOGIA

Um tema apaixonante que ultimamente tem adquirido um maior protagonismo, a que um certo professor não deverá ser alheio, não poderia deixar de existir neste blog e principalmente devido às capacidades extra-cognitivas deste escriba.
Assim, e sem mais delongas, irei deixar aqui uns exercícios desta nobre arte para a próxima década:
1. Se eu estivar vivo é porque não morri;
2. Os carros vão sofrer alterações extraordinárias;
3. Vai haver uma revolução nos combustíveis;
4. Bush vai deixar de ser presidente dos EUA;
5. Os meus filhos irão ficar 10 anos mais velhos;
6. Provavelmente este blog deixará de existir;
7. A Internet irá mudar radicalmente.

Existem muitas mais de onde estas vieram mas já sei que ninguém me liga nenhuma pelo que não vale a pena andar para aqui a descobrir mais o véu do "amanhã". Aliás todos sabem que o que aqui ficou dito irá com toda a certeza acontecer.

Mas se for um dos homens mais ricos do mundo, ainda a falar em nome da M$ com toda a propriedade, a ter uma saída destas:
- "Gates, making his first trip to South Korea since 2001, predicted the Internet will change substantially over the next 10 years."
O mundo inteiro acredita e ri!? (*)
Por mim só dá para rir principalmente vindo de uma pessoa que considerou não haver qualquer futuro para a Internet!
Não há dúvida que desta vez o homem acertou em cheio embora seja daquelas adivinhações que qualquer um faz.

Ah!, e não poderia deixar passar em claro a visita de Bill Gates à Coreia do Sul que é um dos países onde Linux não é uma palavra vã!


(*) Os mais novos que me perdoem mas esta frase é só para maiores de 4o e qualquer coisa...

QUANDO A MÃO ESQUERDA NÃO SABE O QUE A DIREITA FAZ...

Imaginem a seguinte situação:
1. Um site de uma grande, muito grande empresa;
2. Uma página principal que, como é normal, é o index de todo o site além da normal propaganda;
3. No servidor alguém troca essa página por outra que não tem absolutamente nada a ver com o assunto;
4. Vários alertas emitidos acerca do que estava a acontecer;
5. Pelo menos 14 dias depois é que o erro foi solucionado!

Poder-se-ia pensar que alguém andou a trocar as voltas do DNS dessa empresa mas segundo a nota de imprensa:
"legitimately associated with xxxxxx and is not serving malware"

Tomando todas estas premissas em consideração o que é que se pode sintetizar!?
Talvez que os gajos não percebessem nada daquilo!?

E se eu disser que esta cena toda aconteceu no site da M$ UK!?
Ah!, já perceberam. Só podia ser obra dessa tal firma que tem a parva ideia que inventou o computador, o sistema operativo, o ambiente gráfico, a Terra, o Sol, o Universo e quem sabe Deus!

ya, pessoal "Live To Code" é o que está a dar embora tenha cá para mim que o mais correcto seria "died by the code".
Este "LTC" deve dar uma moca...

GOOGLE TRENDS

Dirijam-se até Google Trends Labs e experimentem comparar as buscas que são efectuadas no Google.
Por exemplo:
ubuntu, windows vista;
ubuntu, windows xp.

Topam?
Bye, bye. Hasta la vista...

terça-feira, maio 06, 2008

SABE O QUE É UM BINIKI!?

Bikini toda a gente sabe o que é.
Peguem neste conceito e rodem 180º. De seguida desçam cerca de dois palmos, mais coisa menos coisa, e obtêm a resposta.

Exactamente!.
Trata-se de um "arte facto" (*) que em vez de segurar, transformar e elevar as mamas faz o mesmo só que para as nádegas!
Logo, BINIKI!
Eu não sei o que dizer a quem inventou este nome porque me encontro dividido entre tolo e génio.

Não, não dá direito a imagem.

Ai, moda a quanto obrigas...

(*) - Não é erro não. Apenas porque me apeteceu.

segunda-feira, maio 05, 2008

ANDO MESMO A DORMIR

Por diversas (milhares de) vezes anda aqui o je à procura de código que já não se lembra, ou que nunca usou, e busca aqui busca acolá costuma safar-se sem perguntar nada a ninguém. O grande problema no meio disto tudo é que gasto horas e mais horas muitas vezes a separar o trigo do joio nessas milhares de páginas que consulto.
Há quem diga que o Google é o melhor amigo do "internauta" mas na maioria das vezes dou comigo a pensar "porque é que ninguém se lembrou de colocar todo o tipo de código num local onde fosse fácil aceder!?"
Pois é, foi preciso muito tempo até descobrir uma preciosidade que além de ser um motor de busca para aquilo que um programador necessita ainda nos permite seleccionar a linguagem e o tipo de licença que pretendemos.
Esse motor de busca chama-se Koders Code Search e por aquilo que pesquisei tem lá quase tudo o que eu necessito o que traduzindo em miúdos, segundo os autores:
"Koders.com, a Black Duck Software Company, is a free on-line search engine for open source software and other web-downloadable code.

Over 30,000 developers each day rely on Koders to search over 766 million lines of code written in over 30 languages and identified with 28 software licenses.

Koders is helping to fuel the open source software revolution. Developers can use this free resource to quickly find the best reusable open source code, methods, examples, algorithms and more, enabling them to be more successful with open source and complete projects faster."

Aqui fica um exemplo onde antigamente queimava algumas pestanas mas que agora foi tiro e queda!

Sinceramente, não sei como é que nunca vi isto ao longo de centenas de horas vasculhando a net!

domingo, maio 04, 2008

OS ERROS DE ALEX BROWN - 1

Aqui há uns poucos dias atrás Alex Brown decidiu executar uma bateria de testes aos documentos do Office 2007 vs a versão do OOXML que foi usada na tal "certificação" pelo ISO.
Ora, ao executar este teste verificou que o Office 2007, e todos os outros anteriores, não cumpria com o standard e que num "benchmark" que ele inventou saiu-se com, uns lindos, 122.000 erros num documento com 60 MB no original. Coisa pouca, não é?
Se os 122.000 erros não vos dizem nada talvez dizer que foram 15MB de erros possa ajudar.
Ora, como já disse aqui neste blog num comentário-resposta, eu fiquei calado enquanto esperava pelo repto que Alex Brown lançou:
"To repeat the exercise with ISO/IEC 26300:2006 (ODF 1.0) and a popular implementation of OpenDocument. Will anybody be brave enough to predict what kind of result that exercise will have?"

Ora, no dia 30 de Abril chegou finalmente a vez de ele o fazer e chegar à conclusão que os testes que ele fez deram origem a 7.525 erros.

Como a trapalhada dos testes me fez uma enorme confusão, aliás já tinha feito alguma aquando do OOXML, preferi esperar mais um pouco para ver o que isto iria dar. E realmente deu uma trapalhada ainda maior, senão vejamos:
1. Alex Brown usou o mesmo documento em 'docx', converteu-o para o binário Word 'doc' e só depois é que o converteu para ODF;
2. Alex Brown, que é o principal interessado em que os dois formatos passem para a sua alçada, parece ter usado de alguns estratagemas para que os testes apresentassem este resultado;
3. Rob Weir que se apercebeu de imediato onde estava o erro (?) de Alex Brown decidiu fazer-lhe um desenho e escreve um artigo a tentar ensinar-lhe o básico e com o sugestivo título - "ODF validation for dummies". Neste artigo ensina como fazer uma validação correcta ao mesmo tempo que desmonta o truque que Alex Brown inventou. Além disso chama a atenção para o facto de Alex Brown ter começado com um ficheiro docx de de o ter convertido 2 vezes quando podia e devia ter começado pelo ficheiro ODF(!);
4. Alex Brown não podia ficar atrás e escreve um novo artigo - "ODF validation for the cognoscenti". Aí, baixa a bolinha e começa a debater-se apenas no ID/IDREF e aproveita para sair airosamente desta grande asneirada com:

"As I wrote many times (and as was repeatedly ignored) the smoke tests for OOXML and ODF validation were, by design, crude – they just give a rough idea whether all is well. Based on the results, it is apparent that a more thorough investigation of both formats (and their applications) would be of interest. Accordingly the next step is to start constructing a validation testing framework that:

  • Uses a varied suite of documents originated natively using office applications (MS Office, OpenOffice.org and others)
  • Goes beyond schema validation to apply semantic constraints described by the standards' text (using e.g. Schematron)
  • Corellates and presents the results in full"
Um rotundo assumir que não tem nem teve qualquer tipo de razão a assisti-lo e que borrou a escrita toda. Mas a história não fica por aqui...
Eis que imediatamente após a publicação dos resultados acerca do ODF a matilha esfomeada das reais matas de Redmónio saltou logo em cima da presa sem, contudo verificar como é que os resultados foram alcançados. Ora, isto só vem mostrar que a banhada dos 122.000 erros provocou sérias mossas nas cabecinhas daquela gente e também que a falta de inteligência incapacitou-os de verificar como é que esses números apareceram.

Há mais, tais como comentários de hal e Jesper Lund Stocholm, este último ainda por cima com um post que é de bradar aos céus, dois personagens muito bem conhecidos e que nem vale a pena dizer quem lhes paga mas isso fica para um próximo post...

ÚLTIMA HORA!

Apesar de Stevie Ballmer ter concordado em abrir os cordões à bolsa e de ter subido o preço para $33 por acção os accionistas de Yahoo! não estiveram com meias medidas e recusaram. Um rotundo virar de costas simbolizando o desprezo que começa a estar presente em todos quantos lidam com o monopólio.

Ballmer entretanto já emitiu uma M$ a dar conta da desistência.
Muitos analistas previram que caso a compra não se desse a importância de Ballmer ficava cada vez mais frágil e que tal poderia ser o começo do fim para este tão pacato e sereno cidadão. Sinceramente, eu não acredito lá muito nisso mas sim, uma nova dinâmica dentro da M$ que talvez passe pela tentativa de criar, como se tal fosse possível, um portal à la Google/Yahoo! e ir por ali fora sozinho. Um tiro no escuro e com toda a certeza um falhanço total a atentar nas anteriores experiências que rotundaram numa absoluta desgraça.

Por outro lado, vou tentar fazer aqui um pouco de futurologia e afirmar que iremos assistir nos próximos tempos a uma infinidade de compras pela parte da M$ que neste momento anda tão desesperada em colocar o piramidal esquema a funcionar e colocar as máquinas de fotocópias a trabalhar a toda a força. Portanto, prevejo várias compras da M$ até perfazerem um valor global próximo do valor de aquisição de Yahoo!, compras essas com uma grande parte em (fotocópias de) acções da própria M$, e já devem existir alguns candidatos a afiar o dente.

No meio disto tudo existe uma situação que vem à tona e que se refere com o poder que a M$ representava e aquilo em que está transformada neste momento ou seja, já ninguém liga nem treme perante o gigantesco monopólio e até o mandam dar uma curva com toda a facilidade. Já não há respeito!
Para a M$ a altura é de mudança e para os seus parceiros poderá vir a tornar-se de desespero uma vez que a solução para a crise que medra lá para os lados de Redmond poderá passar pelos $ das aplicações online e ao mesmo tempo pela venda directa, o que aliás nem é novidade nenhuma.

MEO EM PONTA DELGADA!?

Quando começo a ver montras de lojas completamente enfeitadas com este produto não sei o que pensar mas tenho a certeza de uma coisa:
- Alguém anda completamente enganado.

Como é que é possível andarem a vender equipamentos se na página que faz publicidade ao produto nota-se que algumas funcionalidades ainda não estão disponíveis o que é facilmente constatado aquando da introdução do número de telefone.

Ah!, então deve ser só para ver televisão.
Grande vantagem.

Claro que não chega a ser publicidade enganosa mas de qualquer forma porque não começam por disponibilizar todos os serviços e só depois as vendas?
Se julgam que ainda andamos no tempo do monopólio em que queriam, mandavam e dispunham sem ninguém poder reclamar deixem-me dizer que estão bem enganados. Aliás, após a "panelinha" ter inviabilizado a OPA da SONAE, os investidores devem andar muito satisfeitos devem.
Espero bem que o pessoal ande mais informado e não engula a banha da cobra da PT e exija ser tratado como deve.

sábado, maio 03, 2008

ESTA É BOA!

Após um árduo dia de trabalho aquando do descanso do guerreiro (pôr a leitura em dia) deparo-me com um post do planetário companheiro Marco Lopes (Planet Geek) que me deixou estupefacto!
O WindowMaker que eu julgava enterrado tinha, tal fénix, renascido das cinzas!
Bem, não é bem o WindowMaker mas sim um fork e para não alongar-me muito aqui vai o link para esta história. Depois basta seguir os restantes links para irem de encontro a algo que vale a pena descobrir. Claro que os mais velhinhos utilizadores livres já devem conhecer e por isso também podem recordar.
Desejos de um bom trabalho para que o excelente e saudoso WM, mesmo que morto, continue para sempre na memória dos utilizadores.
Ah!, as brincadeiras, algumas parecidas com estas, que eu já fiz com isto...

MOVIMENTAÇÕES

Andam por aí umas movimentações muito interessantes:
- M$/Yahoo - afinal Stevie Ballmer anda mesmo a baixar as calcinhas após ter afirmado que não daria nem mais um cêntimo e que partiria sozinho para aquele nicho de mercado. Passada quase uma semana após o termo do ultimato deu para notar como todos estavam positivamente a marimbar, para não usar um termo mais específico para as anedóticas ameaças de Ballmer e Cª. Sim, anedóticas já que esta da M$ partir sozinha, foi/é uma das melhores anedotas do ano;

- IBM / GOOGLE - andam muito amigas e com toda a certeza andam a preparar alguma. O que já não seria a 1ª vez, diga-se de passagem;

- INTEL - o (quase) monopólio do silício também anda a dar uns passinhos de dança.

Estas informações andam espalhadas por aí e desta vez não há "linkações" para ninguém porém, fica prometido que assim que houver algo mais em concreto aqui colocarei e com as respectivas e devidas ligações.

AI QUE O MARCO ESTÁ A MEXER NO BITAITES OUTRA VEZ

Como o próprio Marco diz:

Manutenção

O Bitaites está a dar banho à minhoca. É um assunto íntimo do blogue, pelo que sugiro aos estimados amigos e visitantes que se ponham na alheta. Muito obrigado pela compreensão.

Voltem amanhã.

MAIS UM "OFFICE" ONLINE


Já anda por aí desde 2007 mas para mim foi uma agradável surpresa. Mais uma "ferramenta" para trabalhar online.
Parecem cogumelos e tem um ponto em comum - são gratuitas. Ou melhor, gratuitas não porque há sempre por aí uns gajos que até cobram pelos erros que fazem.
Vários formatos à escolha para poder exportar da forma como desejar, com especial destaque para o verdadeiro standard ODF e nem vestígios do OOXML. Acho que todos os não-M$ deveriam recusar-se a exportar para este deficiente formato. A M$ que o faça já que tanto e$forço andou a fazer para o comprar.

EDIT: Aqui fica o link. Fico agradecido pelo comentário a alertar-me.

sexta-feira, maio 02, 2008

OBA, OBA!

Segundo a ITIF (International Technology and Innovation Foundation), usando umas contas meio complicadas, Portugal coloca-se na 18ª posição dos países que mais usam a Internet.
Bestial!
Atentem bem na posição dos EUA...

1 South Korea
2 Japan
3 Finland
4 Netherlands
5 France
6 Sweden
7 Denmark
8 Iceland
9 Norway
10 Switzerland
11 Canada
12 Australia
13 United Kingdom
14 Luxembourg
15 United States
16 Germany
17 Belgium
18 Portugal
19 New Zealand
20 Spain
21 Italy
22 Austria
23 Ireland
24 Greece
25 Hungary
26 Poland
27 Czech Republic
28 Slovak Republic
29 Turkey
30 Mexico



No the Inquirer para mais alguns pormenores tais como ver que a Europa domina a contenda embora não tenha nenhum país a ocupar os 2 lugares cimeiros