terça-feira, maio 27, 2008

INIMIGOS DA LIBERDADE

Se por um lado acontecem diariamente novos progressos a favor da liberdade dos utilizadores desta enorme "aldeia global" por outro inventam sempre algo cuja única inutilidade é tolher essa mesma liberdade.
Encontra-se neste caso o abominável projecto que dá pelo nome de ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement). Este acordo, elaborado em segredo no tocante a esta temática, inventado pelo G8 visa criar uma polícia internacional com plenos poderes para "revistar" todos os aparelhos electrónicos capazes de reproduzir ficheiros multimédia.
E para quê?
Apenas para averiguar se esses ficheiros são piratas ou não.
Ou seja, posto de um modo mais aproximado com a verdade, um baixar de calças ao poder da indústria de áudio e vídeo.
Ora, eu sou um acérrimo defensor do acabar com a pirataria mas estes métodos ultrapassam o razoável. Além de usarem métodos herdados dos nazis que apenas se podem encontrar em alguns regimes totalitários e anti-democráticos ainda usam o dinheiro dos contribuintes para lhes darem cabo da própria liberdade. Este é realmente um dos pontos mais fulcrais - pagar uma super-polícia com plenos poderes para revistar, como e quando muito bem entenderem, os equipamentos de um qualquer cidadão com o próprio dinheiro desse mesmo cidadão!?
Uma clara intrusão nos mais elementares direitos do ser humano!
Uma "Lei" destas não pode ter tanto poder e deve submeter-se à legislação existente, nunca ultrapassando o poder dos agentes existentes, além de que terá que ser a própria industria da "música" e dos "filmes" a pagar essa factura.
Claro que a indústria do software proprietário também deverá estar por detrás disto.

Neste "fase do jogo" já não deverá ser possível destruir esta "Lei" mas cabe a todos informarem-se acerca do assunto e apoiarem os movimentos que lutam contra esta ignomínia. Se não confiam no resultado que tais movimentos podem alcançar restam algumas alternativas:
- Utilizar apenas software livre e aberto;
- Comprar músicas e filmes também em formatos abertos e sem DRM ou afins;
- Antes de comprar qualquer equipamento informem-se se contém algum tipo de tecnologia, software ou hardware, que possa obstar à liberdade individual; (ler este post que já conta com a presença mais que habitual de um astroturfer)
- Forcem os políticos mais próximos a um diálogo e se necessário protestem;
- Boicote activo a tudo quanto contenha qualquer forma ou mecanismo, mesmo que disfarçados, que se torne num redutor da inegável liberdade do ser humano;
- EVITEM A PIRATARIA!

PS: Se tal enormidade for para a frente vou começar a considerar andar com o portátil atafulhado com as minhas "criações". Deverá ser muito interessante assistir à audição do meu prodigioso dom para a música e filmes...

2 comentários:

Francisco Costa disse...

só vejo uma solução, vamos criar a revolução Open Source!

Francisco Costa disse...

Quando digo que vamos criar a revolução Open Source quero que imaginem um mundo onde:
- alguém com jeito para a música faz umas batidas e tal, lança a música completa, mas disponibiliza os samples ou faixas de forma a que quem tiver um sotware livre de edição audio possa a partir dali criar outra música ou apenas dar uns retoques naquela.
Imaginem esta lógica aplicada a tudo o que se faz.
Por acaso já alguém ouviu falar da Open Cola, então aprendam a fazer a vossa própria Cola....
Está na hora de o segredo deixar de ser a alma do negócio...