quarta-feira, maio 14, 2008

PORCARIA DE UTILIZADORES!?

Alguém se lembra deste post?
Pelo menos um deve-se lembrar o caro comentador anónimo que queria que eu apresentasse o meu Registo Criminal.
Ai não era o registo criminal!?
Pronto, não faz mal, faz-se de conta.

Segundo se lembram pela parte da M$ veio logo um gajo todo lampeiro a afirmar que a porcaria dos utilizadores/programadores é que não prestavam para nada e que por castigo "divino" a M$ resolveu não ajudá-los em nada e muito menos mandar um patch para a correcção desta azelhice dos fieis seguidores da doutrina Redmoníaca.
Pois é. Afinal talvez a culpa não seja dos utilizadores. A M$ resolveu mandar cá para fora mais uma série de remendos, já é tão habitual que nem perco tempo com isto, e calculem lá o que veio lá pelo meio!?
Eh pá, tinham logo que acertar à primeira!?
Não sabiam dizer que era algo para o espécie de SO em vez de acertarem logo com o SQL Server!?
Desisto!
Estas porcarias da M$ são cada vez mais previsíveis, não são!?

Sei quem não deve ter ficado lá muito contente com isto...

Declaradamente ERREI!
Ainda continuo a não acreditar como é que consegui ler SQL ou algo do género no link que indiquei.
É óbvio que os olhos vem o que quero que eles vejam e não o que realmente estava lá escrito e com toda a certeza eu queria lá ver SQL e mais SQL e ainda mais SQL e nunca Jet.
Grande cegueira!

Fico muito agradecido a Gonçalo Dias por me ter chamado a atenção para o autêntico disparate que eu estava a cometer. Este comentário foi muito mais preciso muito embora também optasse pela táctica de Victor ou seja, comentar num post que não tinha nada a ver com o assunto.

Quanto a Victor, bem que tentava dizer alguma coisa porém, como andou a espalhar os comentários por vários posts sem ser este nunca consegui perceber onde ele queria chegar.

14 comentários:

Francisco Costa disse...

O gajo que na altura disse que os programdores é que não prestavam tem toda a razão. Os programdores da Ms que desevenvolveram o SQL Server não prestam.
Ainda gostava de perceber qual é o método de trabalho da MS, porque certametne deve ter alguma coisa que não está bem no modo como se trabalha para aqueles lados.
Eu por mim quando estou a programar as minhas paginazinhas em PHP e com uso da base dados MySQL, sei sempre que qualquer asneira é da minha responsabilidade, não vou culpar os meus clientes por isto ou por aquilo, eu é que tenho que prever os comportamentos mais estranhos dos utilizadores e evitar que isso destrua o meu trabalho.

jocaferro disse...

Essa é realmente a grande questão.
Em abono da verdade a M$ facilita de tal modo as coisas que os utilizadores/programadores usam e abusam dessas mesmas facilidades.
Uma boa análise é um factor primordial numa boa BD. Se a essa análise aliarmos um bom conhecimento técnico da ferramenta com que trabalhamos poderemos obter um excelente resultado.
A falta de análise e o copy/paste que se encontra habitualmente nas aplicações geradas som SQL Server levam a uma fabulosa colecção de lixo que não serve absolutamente para nada. Além de não servir para nada "mama" incontroladamente os recursos de qualquer máquina.
Se, por um lado, a culpa é dos programadores por outro foi a M$ quem cuidou para que as coisas funcionassem desta maneira para além de andar constantemente a gabar-se dessa mesma "funcionalidade".
Porém, não quero com isto dizer que não existam, embora raros, excelentes usos das ferramentas do universo M$.

@braço.

Anónimo disse...

Joca,

Eu nem tinha visto o post anterior, e deixe-me que lhe diga que fiquei muitissimo impressionado.

É já hoje um dos maiores especialistas (senão mesmo o maior) em todas as áreas nesta indústria. Fala com tal propriedade que deixa qualquer um, que pouco perceba perfeitamente desarmado. Eu sei que dito assim parece pouco elogioso ou impressionante mas acredite, tenho enorme respeito pelos seus Bit.ates...

É pena que ainda não tenha percebido o que é aquele tipo de ataque. Claro que os ataques visavam o SQL Server e por isso fazia algum sentido usar T/SQL, tal como se provavelmente usasse a mesma aplicação e o backend fosse Oracle faria sentido se calhar usar PL/SQL, PostgreSQL PL/pgSQL ou se quiser ir pelo menor denominador comum até usar ANSI SQL e brincar como qq motor que o suporte e por aí fora, mal comparado aquelas aplicações são um excelente cliente para interagir com o db engine a nosso belo prazer, por isso, dizer que é um bug do SQL Server, é digamos muito forçado... do lado da aplicação este comportamento é definido como... ha pois uma má prática.

Mas isto foi um pequenissimo fait divers, porque ainda mais impressionado fiquei com este post, na linha do post anterior extremamente rigoroso, mas que me deixou confuso, já que não foi tão eloquente como é costume, e o post saiu uma trapalhada completa a ponto de eu não o perceber...

Bem sei que o problema deve ser meu, mas gostava que se pudesse o clarificasse um pouco, é que nem sequer consigo perceber a ligação ao SQL Server, mas se for necessário explique-me devagar porque tenho receio de não o conseguir acompanhar, muito pelo seu brilhantismo técnico.

Mas para si que parece que de segurança é também um especialista fico-me com esta que sei que a si lhe diz muito:

"Given enough eyeballs, all bugs are shallow"

E os exemplos são brilhantes:

http://www.links.org/?p=327

Foram só dois anos de risco:

http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=363516

E se ler os detalhes deste problemazito, vai ver que é notável, olhe que não é fácil fazer igual, se tiver muitos sistemas com Debian e seus derivados eu ia já começar a trabalhar não vá o diabo tecê-las...

Já agora este é engraçado mais pela sua maturidade:

http://www.osnews.com/story/19731

Do amigo Victor

jocaferro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Importa-se de fazer a Homenagem 2 agora com o seu esclarecimento este brilhante post?

Victor

jocaferro disse...

Fiquei tão comovido que em atenção ao seu permita-me que lhe retribua o favor.
Já está.
Divirta-se e mais uma vez faça de conta que está em sua casa, ok?

Do amigo jocaferro

jocaferro disse...

oopppss
"ao seu..."
"ao seu comentário...)

Anónimo disse...

Não chegou a verter umas lagrimazitas? Mas não se esqueça e vá aprovando os comentários, e já agora não se esqueça de responder, porque senão ficamos todos com a impressão que ficou sem saber o que dizer... e todos sabemos que isso nunca acontecerá porque à falta de boa argumentação acabará por recorrer sempre ao sapateado ;o)

Victor

jocaferro disse...

Fiquei sem comentários perante tal mostra de superioridade quer técnica quanto perifrástica.

Muito elucidativo. Sem qualquer sombra de dúvida.

Tão elucidativo que estou a fazer uma recolha das intervenções do caro Victor no meu blog para breve publicação. Certamente não se importará que eu mostre ao Mundo a qualidade que transparece dos seus escritos, pois não?

Do amigalhaço jocaferro.

PS: Perdoa-me ter que lhe fazer uma pequena pergunta:
- Por acaso o caro Victor tem algum blog onde espelhe as suas reais capacidades técnicas!?
Penso que o mundo teria todo o interesse em conhecer tão magnífico personagem.

Anónimo disse...

"Tão elucidativo que estou a fazer uma recolha das intervenções do caro Victor no meu blog para breve publicação. Certamente não se importará que eu mostre ao Mundo a qualidade que transparece dos seus escritos, pois não?"

Oh meu amigo, sabe que eu assumo tudo o que digo, e por isso só posso incentivá-lo a avançar como o meu Best of. Como sabe respondo a TUDO e a TODOS, já o meu amigo só me responde com generalidades, equando responde. Aos desafios que lhe coloquei aqui, nada disse e seguramente nada dirá... só lhe fica bem assumir os erros com o silêncio é pelo menos sinal de alguma maturidade.

Victor

Anónimo disse...

A sua ideia de gritar e pedir ajuda, pelos vistos não teve o efeito que pretendia... e eu como lhe disse não me intimido com as suas ameaças ;o) se existe alguém que pelos vistos tem problemas em assumir o que diz, esse alguém não sou eu seguramente.

Força amigo.

Victor

jocaferro disse...

"A sua ideia de gritar e pedir ajuda, pelos vistos não teve o efeito que pretendia..."

Desculpe, não percebi.

"e eu como lhe disse não me intimido com as suas ameaças"

Continuo sem entender. Fiz-lhe alguma ameaça!?
E não se intimida!?
Porque se haveria de intimidar!?
Pode-me explicar o que quis dizer com isto!?
Não havia necessidade, pois não?

O caro Victor, por acaso, não acha que está a ser mal educado.

Deixe-me dizer-lhe que sou pacífico. Gritar tão pouco faz parte da minha natureza. Pedir ajuda peço, claro mas apenas a pessoas que tenho por amigas logo não é este o local próprio para que o possa fazer.
Não andará o caro Victor a ver fantasmas onde eles não existem?
Deixe-me dizer-lhe que isso pode ter cura.
A má educação não.

E já agora, foram precisas 24 horas para conseguir escrever isto!?

Melhoras, ok?

Do amigalhão jocaferro.

Anónimo disse...

Grande amigo Joca,

Este seu tom é completamente diferente do dos comentários anteriores, muito mais amistoso, bem sei que se sente magoado comigo, mas se o seu tom mudar acredite que serei muito mais afável.

"A sua ideia de gritar e pedir ajuda, pelos vistos não teve o efeito que pretendia..."

Desculpe, não percebi.

"e eu como lhe disse não me intimido com as suas ameaças"

Continuo sem entender. Fiz-lhe alguma ameaça!?"

"Tão elucidativo que estou a fazer uma recolha das intervenções do caro Victor no meu blog para breve publicação. Certamente não se importará que eu mostre ao Mundo a qualidade que transparece dos seus escritos, pois não?"

Este seu parágrafo é seguramente uma ameaça, mas como lhe disse pode fazer o tal best of, que não me incomoda nada, assumo sempre tudo aquilo que digo.

"Deixe-me dizer-lhe que sou pacífico. Gritar tão pouco faz parte da minha natureza. Pedir ajuda peço, claro mas apenas a pessoas que tenho por amigas logo não é este o local próprio para que o possa fazer.
Não andará o caro Victor a ver fantasmas onde eles não existem?
Deixe-me dizer-lhe que isso pode ter cura.

A má educação não."

Era uma figura de estilo se quiser, mas penso que percebeu.

"E já agora, foram precisas 24 horas para conseguir escrever isto!?"

É peço desculpa se o estou a decepcionar, mas também fiquei pelo facto de a nenhuma dos meus pedidos ter respondido.

"Melhoras, ok?"

ah obrigado.

"O caro Victor, por acaso, não acha que está a ser mal educado."

Fui de facto irónico (não mal educado), mas nada que o Joca não faça sempre que eu digo, olhe, o que quer que seja...

Anónimo disse...

Caramba, agora sim mal educado.

Do amigão Victor