domingo, maio 04, 2008

ÚLTIMA HORA!

Apesar de Stevie Ballmer ter concordado em abrir os cordões à bolsa e de ter subido o preço para $33 por acção os accionistas de Yahoo! não estiveram com meias medidas e recusaram. Um rotundo virar de costas simbolizando o desprezo que começa a estar presente em todos quantos lidam com o monopólio.

Ballmer entretanto já emitiu uma M$ a dar conta da desistência.
Muitos analistas previram que caso a compra não se desse a importância de Ballmer ficava cada vez mais frágil e que tal poderia ser o começo do fim para este tão pacato e sereno cidadão. Sinceramente, eu não acredito lá muito nisso mas sim, uma nova dinâmica dentro da M$ que talvez passe pela tentativa de criar, como se tal fosse possível, um portal à la Google/Yahoo! e ir por ali fora sozinho. Um tiro no escuro e com toda a certeza um falhanço total a atentar nas anteriores experiências que rotundaram numa absoluta desgraça.

Por outro lado, vou tentar fazer aqui um pouco de futurologia e afirmar que iremos assistir nos próximos tempos a uma infinidade de compras pela parte da M$ que neste momento anda tão desesperada em colocar o piramidal esquema a funcionar e colocar as máquinas de fotocópias a trabalhar a toda a força. Portanto, prevejo várias compras da M$ até perfazerem um valor global próximo do valor de aquisição de Yahoo!, compras essas com uma grande parte em (fotocópias de) acções da própria M$, e já devem existir alguns candidatos a afiar o dente.

No meio disto tudo existe uma situação que vem à tona e que se refere com o poder que a M$ representava e aquilo em que está transformada neste momento ou seja, já ninguém liga nem treme perante o gigantesco monopólio e até o mandam dar uma curva com toda a facilidade. Já não há respeito!
Para a M$ a altura é de mudança e para os seus parceiros poderá vir a tornar-se de desespero uma vez que a solução para a crise que medra lá para os lados de Redmond poderá passar pelos $ das aplicações online e ao mesmo tempo pela venda directa, o que aliás nem é novidade nenhuma.

Sem comentários: