segunda-feira, maio 12, 2008

UM DIA A CAÇA VOLTA-SE CONTRA O CAÇADOR

"Perda de um “Predador Chave”

A perda de um predador num ecossistema vai afectar o tamanho de uma determinada população de presas, embora a extensão e a forma como os efeitos se vão fazer sentir dependa de quanto esse predador limitava a população de que se alimentava.

O tamanho da população de presas pode ser controlado por outros factores para além da predação (é o chamado control-Donor, modelo que descreve as situações em que os predadores não afectam as populações de presas), e neste caso a perda do predador do ecossistema não será significativo para as espécies predadas. Os factores limitantes do efectivo populacional de uma presa poderão ser agentes como o alimento, o espaço, a competição intra ou inter-específica, entre outros, pelo que a ausência de predador poderá nunca vir a ser evidente.

Num sistema onde o número de presas é controlado pelos predadores (interacções positivas/negativas entre a presa e o predador, descrito no modelo de Lotka-Volterra), o impacto da perda da espécie predadora poderá ser significativo, especialmente se a posição desta na cadeia trófica for relativamente elevada."

in Naturlink

Engraçado notar como os conceitos aplicados no mundo animal rapidamente se podem adaptar à selva do nosso dia-a-dia.

Numa sociedade extremamente vidrada no dinheiro onde vale tudo desde que se seja rico, pouco importando a forma como é que esse alguém chegou onde chegou, alguns valores tendem a subverter-se de tal forma que hoje em dia é raro ouvir algumas expressões muito comuns num passado, principalmente no tocante à população portuguesa, não muito distante. Se ainda há pouco tempo alguém se afirmava através da honestidade, justeza, bondade sendo um pilar da sociedade admirado por todos quantos fazem parte desse "sistema" hoje em dia esses valores estão completamente ultrapassados e o que conta é o extracto bancário, carros topo de gama, escorts que os acompanham, roupa que usam, etc..

Definitivamente, ao predador económico/financeiro não se aplica o método control-Donor mas é estranho observar que apesar de afectarem, e de que modo, o universo das presas por outro lado a perda desse predador não afecta esse mesmo universo e de tal forma que quando se assiste a uma destas situações é notável a rapidez com que outro predador ocupa imediatamente esse lugar vago.

Existe a crença que alguns predadores de topo usam a técnica do hipnotismo, embora possa parecer estranho não é um fenómeno assim tão raro entre a "bicharada", em que conseguem, através de alguns passes de verdadeira magia, submeter a vítima ao seu total controlo(*). Na nossa "selva" quotidiana estes fenómenos não são raros porém com a grande e surpreendente diferença que é/deveria ser precisamente a capacidade de raciocinar o que nos poderia dar a vantagem de aprendermos a evitar os predadores que usam e abusam dessas técnicas. Incrivelmente, a nossa capacidade de raciocínio também tem o efeito adverso de, em certas e determinadas condições, nos arrastar para o abi$mo e se por lado algo nos diz para fugir por outro somos subjugados por um vórtice de vontades adversas que nos obrigam a dar um pa$$o em frente quando nos encontramos, justamente, no limiar que nos separa do abismo.

E esta arrazoada toda porquê?

Porque li esta notícia e lembrei-me logo do real e nefasto efeito que um predador de topo pode cometer a uma comunidade de presas.

A M$, mais uma vez, anda a tentar hipnotizar a presa para a devorar logo de seguida. Não, não é inédito e é justamente pela razão apontada, a do homem ter a capacidade de raciocinar, que as vítimas deveriam estar avisadas e preparadas para o assalto que virá imediatamente a seguir.

Ou seja, de uma forma simples, a M$ anda a tentar namorar a Blender para que esta lhe forneça "melhores" produtos e com toda a certeza mais cedo do que para a comunidade. Para que tal seja possível envidará todos os esforços físicos, humanos e financeiros e de tal forma que dentro de pouco tempo a equipa da M$ esteja capacitada de reproduzir um Blender a la M$ e engolir sem mastigar um dos melhores programas que existe no mundo livre.

Não, não é ficção mas sim a verdadeira natureza da M$ que a obriga a continuar com esta eliminação das presas e concorrentes. Procurem bem por essa net fora que com toda a certeza encontram muitas situações em que a M$ recorreu a este truque já para não falar sobre como começou ou como roubou as janelas...

Querem mais?

Então leiam mais esta.

No meio desta desgraça toda apraz-me reconhecer que a M$ anda de tal modo desesperada que é obrigada a cometer este tipo de actos num momento em já foi julgada culpada por diversas vezes precisamente pela prática de actos semelhantes. Ainda recentemente contestou uma acção da UE onde já foi duplamente julgada e considerada culpada e espero que seja uma terceira vez. Também espero que o relógio não pare de trabalhar, consequentemente a multa a aumentar já que é precisamente esse o sítio onde mais lhes dói. Não só a eles mas também aos investidores que começam a dar algumas indicações de quererem abandonar o barco principalmente a seguir à derrota de Steven Ballmer vs Yahoo. Neste momento existem muito poucas empresas que possam satisfazer a voracidade do pantanoso esquema piramidal em que a M$ sempre andou enterrada, com o beneplácito e benção do Tesouro dos EUA, pelo que poderemos assistir nos próximos tempos a uma reviravolta no negócio Yahoo sob pena da M$ ter a necessidade comprar empresas da treta a peso de ouro como por exemplo a totalidade do 'buraco' Facebook.

Cada vez tem mais gente a seguir o caminho da liberdade o que me apraz, fundamentalmente pelo indicador de haver cada vez mais gente a raciocinar...

Conclusão: Embora actualmente todos os dias sejam do predador, lá virá um dia em que a presa se virará contra o predador.

(*) - Na realidade não é verdade. A presa, apenas por instinto de defesa, fica imóvel/estática porque "sabe" que a cobra vê mal e ataca baseada no movimento.

Sem comentários: