segunda-feira, maio 19, 2008

VIVE LA FRANCE (EDIT)

A Lei francesa prevê que na compra de qualquer computador o software não faça parte integrante do preço.
Assim, para qualquer máquina equipada com qualquer SO e respectivos acompanhamentos o comprador pode pedir o resgate do custo da tralha com que vem equipado.

A França sempre esteve um passo à frente no que respeita à defesa do consumidor e com esta medida vem comprovar que ninguém é obrigado a pagar o imposto M$ nem tampouco os condimentos de anti-qualquer coisa que é usual acompanharem os SO da M$.

E por cá, quando veremos uma medida destas ser implementada!?
Só no dia em que um qualquer governo respeite o consumidor e não o veja apenas como "carne para canhão" votante.

Pode ser lido aqui mas apenas em francês.

Viva a liberdade de escolha.

(EDIT)
ASUS foi condenada a pagar:
- 100 € pela devolução do Windows XP Home;
- 30 € pela devolução das aplicações acompanhantes;
- 150 € por despesas com o processo. Estes 150 € foram as despesas que o autor conseguiu provar contra os, não comprovados, 1.000 € que pedia inicialmente.

Sublinhe-se que a ASUS apenas dava 25 € pela devolução do Windows. Atendendo à consideração deste Tribunal o imposto (não retornável) M$ é de 75

PS: Deve ser interessante comprar um eeePC Windows em França...

10 comentários:

Francisco Costa disse...

Isto é muito bem pensado. Em Portugal devia ser assim. Existem fornecedores que nem discriminam o material informático como deve ser.
Já tive nas minhas mãos facturas de equipamento informático em que vem uma descrição do equipamento e o preço global, ora voltei a pedir ao fornecedor uma factura discriminada porque aqui na empresa o computador tem uma ficha de imobilizado e o monitor tem outra, isto é o mínimo que exijo, mas se pudesse começar a saber o que se gasta em software certamente podia convencer o patrão a mudar de S.O.

Azathoth disse...

e vão vender Mac's sem o MAC OS X??? talvez assim fiquem mais baratinhos....

Francisco Costa disse...

A questão aqui penso que não é vender os PC sem o S.O. é fazer que o preço do S.O. seja discriminado no preçário. Já imaginaste entrar na Rádio Popular, Vobis ou Worten e no panfleto do preço dos computadores estar lá discriminado o valor do S.O.
Basta apenas esta seguir esta regra para que o consumidor perceba o custo que o software representa num equipamento informático.

jocaferro disse...

@Francisco Costa:
Será muito difícil os fabricantes colocarem o preço do SO mas deveria ser muito pedagógico.
Por exemplo:
- Marca portuguesa XPTO - 89,10 €;
- Marca "Taiwan" - 89,10 €;
- Acer - 29 €;
- Asus - 25 €;
- HP - (-) 10 €... (note-se o sinal de menos) ;-))

Agora a sério - penso que não deveria ser uma opção e tenho quase a certeza que é obrigatório por lei.

@azathoth:
Era bom não era? :-)
Porém, quem compra um Mac não quer mesmo outro SO. Pessoalmente seria essa a minha posição.

@braço.

@braço.

Tiago Gonçalves disse...

Jocaferro assim não vale. Quer dizer, as outras marcas são obrigadas a devolver o $, e a apple não devolve so porque já achas o SO bom? Não acho justo...

jocaferro disse...

Tiago:
Bom!?
Não foi isso que eu disse.
O que quis dizer é que eu, e penso que toda a gente, se comprasse um Mac seria pelo SO.
Senão, porque o faria?
Por ser mais bonito e dizer bem com os sofás de pele branca que (não) tenho lá em casa? :-))

Esclarecido?

Posso dizer que tenho uma caixa a imitar o G4 mas apenas porque gostei do desenho e aquelas pegas dão um grande jeito para movimentar o bicho.
Mas é só a caixa. Componentes e software só SL/A.

@braço.

jocaferro disse...

ooopppsss.

"Componentes (...)"

leia-se

"Componentes PC (...)"

Azathoth disse...

a maior parte das pessoas que compra um Mac é porque este é giro e porque lhe dá uma maior sensação de status e não por causa do SO.

jocaferro disse...

É tudo muito relativo. Todo o pessoal que conheço e que aderiu ao Mac foi, efectivamente devido ao SO quer o actual quanto o anterior.
Um dia, já há tanto tempo que mal me recordo, um amigo meu comprou um Apple Mac. Quando me convidou para ir ver a máquina passei-me completamente. Mais tarde comprou um já a cores e foi divertimento durante semanas e muitas noites sem dormir. Depois veio o Windows e fiquei tipo devoto - só via a M$ e mais nada.
Nos princípios dos anos 90 ainda vi uns raios de sol,leia-se UNIX, durante uns bons 4 anos mas depois perdia-me completamente para o dark-side.
Finalmente em 1998 vi a LUZ!

Mas, mesmo passados cerca de 25 anos após ter visto o primeiro Apple, continuo a afirmar que é o SO quem arrasta multidões. Claro que a embalagem e a publicidade, mesmo aquela que é sub-repticiamente introduzida nos filmes e séries, também ajudam.

@braço.

jocaferro disse...

By the way:
Belo blog.
Claro que é para quem gosta do género...
Não faz bem o meu mas isso não me impede de escutar e gostar.
Além do meu filhote, tenho um grupo de amigos que certamente irão ficar clientes do Nuclear Chaos.

@braço.